quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

LIVRO REVELA HISTÓRIA, PERSONALIDADES E POTENCIALIDADES DO RIO PIANCÓ NA PARAÍBA



VÍDEOS SOBRE...


Sangrador do açude Coremas








Coremas, Um Oásis no Sertão







Livro revela história, personalidades e potencialidades do Rio Piancó na Paraíba



São 490 quilômetros de extensão, cruzando 130 municípios na Paraíba e Rio Grande do Norte, 8.000.000.000 m³ de água sem aproveitamento algum: esse é o rio Piancó, tema central do livro do advogado Francisco Teotônio de Souza, que será lançado na próxima sexta-feira, 12, na sede da FAEPA( Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba ) em João Pessoa.


O livro “Piancó - O Pequeno Grande Rio” revela a fascinante e importante historia do rio que nasce na Paraíba e deságua em Macau (RN) e por onde passa plantou desenvolvimento econômico graças a seus recursos naturais. O Piancó banha boa parte do sertão do estado da Paraíba. Nasce no município de Conceição, e dá origem ao Vale do Piancó, onde se encontra Coremas, uma das maiores barragens brasileiras.






O foco do livro são os personagens que marcaram época, bem como os mais variados aspectos do rio, tornando-se inclusive fonte de consulta. O livro também critica o grande número de projetos de aproveitamento da bacia que nunca saíram do papel, e com exceção de algumas áreas de irrigação no Rio Grande do Norte, o rio deságua impune no mar desperdiçando um enorme potencial hídrico, que se aproveitado resolveria muitos dos problemas advindos da seca sem a necessidade de obras como a transposição do São Francisco.

O livro cita dados, estudos, traz números, referencias e personagens importantes. Entre eles podemos citar Domingos Jorge Velho, trouxeram para o sertão da Paraíba escravos negros derrotados e aprisionados em Palmares, utilizados contra os indígenas que resistiam por tempos, depois os negros fugiram do cativeiro e deram origem aos primeiros quilombos sertanejos.

O lançamento do livro está marcado para às 17h30 na sede da FAEPA (Federação de Agricultura e Pecuária da Paraíba ) que fica na rua Engenheiro Leonardo Arcoverde, 320, no bairro de Jaguaribe em João Pessoa. Confirmar presença pelo número 3222-2713.

FONTE: WSCOM


Nenhum comentário: