quinta-feira, 28 de agosto de 2008

A HISTÓRIA DO AÇUDE DE COREMAS

COORDENADAS GEOGRAFICAS
7°3'36"S 37°57'52"W



VÍDEOS SOBRE...


Coremas, um Oásis no Sertão
http://br.youtube.com/watch?v=jCxUax27zkQ



Coremas em uma Edição do 'MÍDIA VIVA PRODUÇÕES'

COREMAS: UM DOS MAIORES AÇUDES DO NORDESTE SANGRA
http://br.youtube.com/watch?v=bI3RmlWvbc4






A HISTÓRIA DO AÇUDE DE COREMAS



Introdução:


Em data de 03 de outubro de 1930 (sexta), o Brasil é sacudido pela eclosão da Revolução de 30:



Que terminou por colocar no poder o gaúcho Dr.Getúlio Dornelles Vargas(1882-1954):




Em 03 de novembro de 1930 (segunda). Foi um levante militar começado no Rio Grande do Sul, que contou com os apoios da Paraíba e Minas Gerais (Aliança Liberal) o movimento vitorioso governou, por durante longos 15 anos de 03 de novembro de 1930 até 29 de outubro de 1945 (segunda). Portanto toda obra gigantesca do açude de "Curema" (então vila de Piancó-PB), foi construída no período do Presidente Vargas... Fora marcante a presença do grande paraibano, Dr. José Américo de Almeida (1887-1980):


No cargo de Ministro da Viação e Obras Públicas, pois o governo Vargas havia estabelecido o "Plano de Ação", dentre os quais constavam os programas de construções de açudes no nordeste do país, com a finalidade de combater os efeitos dos flagelos das estiagens ( as secas):

Inicialmente o sertão paraibano não tinha sido contemplado; porém com o prolongamento da seca 1931/32 e a firme decisão do Ministro José Américo de Almeida (1887-1980), fora autorizada a inclusão da Paraíba, com determinação de logo iniciar a construção do açude de Curema, que tinha a grande finalidade de perenizar os rios Piancó e Piranhas, isto nos meados de 1932. O Ministro Paraibano chegou a exercer o cargo simbólico de Governador Provisório do Norte do país, considerado que foi, um dos líderes civil da vitoriosa Revolução de 30, nas regiões Norte/Nordeste. Antecedentes:

No começo do século XX ( durante a década de 10) ocorreu uma preocupação com os aproveitamentos dos acidentes geográficos tipo garganta, ou seja, um boqueirão entre duas serras, para que fosse repressada como açudes públicos, tendo-se manifestado favorávelmente dois ilustres escritores brasileiros, o Sr .Euclides da Cunha falando que é importante o aproveitamento dos boqueirões na obra preventiva contra as secas, notadamente no Nordeste, reafirmou isto depois que viu a face dramática do povo sertanejo, no famoso episódio da "Guerra de Canudos"(1893-1897).


O outro foi Sr. Irineu Ceciliano Pereira Jofilly(1843-1902), escritor paraibano) que dizia que o boqueirão é um local feito pela natureza para uma barragem. Enfim os primeiros estudos realizados em Coremas-PB, para viabilidade do grande açude foram autorizados pelo governo federal em data de 08 de agosto de 1911 (terça), tendo efetivamente iniciado 10 dias depois e com conclusão em data de 30 de novembro de 1912 (sábado), o órgão que era a "Inspetoria de Obras Contra as Secas" (atual DNOCS). Tendo a frente seu diretor, muito competente, o Engenheiro Miguel Arrojado Ribeiro Lisboa (1º Diretor Geral), sendo o Presidente da República, o Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca (1910-1914), depois fora os estudos arquivados até idos de 1932, quando o já citado ministro paraibano do Governo Vargas, tirou-os do mundo dos planos e dos projetos. Fazendo aparecer em pleno sertão da Paraíba uma obra admirável da engenharia brasileira.


A Barragem do Açude de Coremas:




Foram necessárias quatro barragens para assegurar o imenso volume de água que se pretendia acumular no local, uma barragem principal no boqueirão e outras três auxiliares, em gargantas vizinhas. A data exata do início da construção ocorreu em 08 de abril de 1937 (quinta) e teve a conclusão precisa em 08 de maio de 1942 (sexta). A Barragem principal é de terra zoneada e provida de uma cortina impermeabilizadora de concreto armado, com 0,10 m de espessura na crista e 0,80 m na base, sendo pintadas as suas faces com inertol. Justaposta à cortina vem uma camada de areia grossa de 0,80m da espessura disposta verticalmente ao longo de sua face de jusante. O sistema de drenagem é composto de areia e de um lastro deste mesmo material em que é assente o maciço de terra de jusante da barragem, cuja saia é protegida por "rock-fill" de seção trapezoidal. O maciço de terra é composto a montante da cortina de material selecionado e a jusante da mesma de material de segunda ordem. A extensão pelo coroamento (barragem) tem um espaço de 1550 metros com altura máxima calculada em 50 metros, além de sua largura no coroamento ser de exatos 10 metros. Observação:

Os estudos hidrológicos foram realizados pelo engenheiro Francisco Gonçalves de Aguiar com a precisão que os dados disponíveis na época puderam oferecer. Os dados de chuva foram obtidos por observação direta no período 1910-1940, em quatro postos no interior da bacia hidrográfica dos rios Piancó e Aguiar. As descargas máximas foram calculadas tendo em vista os níveis d'água máximos registrados e as precipitações observadas na bacia hidrográfica em função da maior altura da chuva ocorrida. De posse desses elementos foram calculadas as possibilidades das bacias hidrográficas dos citados rios, resultando para os dois açudes a capacidade total de 1.358.000.000 m³.

A barragem de Coremas, ficou assim por alguns anos conhecida até que por ordem do diretor geral do DNOCS, Dr. Elísio Carlos Dale Coutinho (1954-1955) ocorreu a mudança para o nome oficial atual homenageando o seu construtor, o engenheiro Estevam Marinho (na época já falecido) em data de 08/julho de 1955 (sexta).
Os Jovens Engenheiros Idealistas:

O açude de Coremas nasceu grande, imponente, considerado como um marco na engenharia nacional e portanto orgulho de toda uma geração de engenheiros brasileiros, muitos trabalharam nas diversas fases da construção, dentre eles destacamos, além do seu engenheiro-chefe Dr. Estevam Marinho (1896-1953)...


Os engenheiros Renê Becker, José Correia de Amorim, Júlio Maranhão Filho, Manoel Santos de Figueira, Vilibaldo Coelho Maia, Egberto Carneiro da Cunha, Ivanildo Marinho Cordeiro Campos, Luciano Reis, Sebastião de Abreu, Otacílio dos Santos Silveira e Mario Brandi Pereira (os dois últimos fundaram o primeiro laboratório de Mecânica dos Solos do Brasil, em Coremas-PB) e finalmente o engenheiro Vitoriano Gonzalez y Gonzalez (espanhol radicado na Bahia) a quem coube concluir a obra da barragem de Mãe D'agua (1957).

A Barragem do Açude Mãe D'água: É do tipo submersível em concreto ciclópico com perfil Creager. No pé da jusante apresenta um dissipador de energia do tipo salto de esqui, que funciona como vertedouro do sistema. A descarga de fundo é formada por dois tubos de aço com diâmetro de 2,10 m e comprimento de 193,83 m alojados numa galeria de concreto armado em forma de arco. Com a barragem principal chegando ao término, teve logo em seguida o início as locações em Mãe D'água, no local conhecido por Riacho Seco (no rio Aguiar), isto em meados de outubro de 1941. Porém as fundações tiveram seu começo em 1943, entretanto a sua definitiva instalação da concretagem foi em data de 10 de novembro de 1948 (quarta) quando ocorreram 72 horas de trabalho sem interrupções, e terminando a solene conclusão,com a última camada de concreto armado, elevada pelo guindaste principal, conduzido na ocasião pelo Sr. Edvaldo Brilhante da Silva (conhecido por "Boinho") em data exata de 21 de Dezembro de 1957 (sábado). Recentemente, a barragem de Mãe D'água, recebeu o nome do Engº Egberto Carneiro da Cunha, numa justa homenagem (porém poucos tomaram conhecimento até hoje). As bacias hidrográficas dos açudes Coremas e Mãe D'água são ligadas por um canal vertedor (sangradouro), formando então um conjunto ligado para efeito de sangria, ou seja, um lago único com uma superfície líquida de 9794 hectares, na cota de repleção máxima. Calculou-se a seção do canal de ligação de maneira a dar vazão nas condições mais desfavoráveis de ocorrência, a uma descarga máxima de reforço do Coremas para o Mãe D'água, ou seja, de 12 m³/s. Esta localidade chama-se, atualmente, "Sangradouro" nas próximidades do campo de aviação. Quando encontra-se cheio, todo o sistema Coremas-Mãe D'água durante os bons invernos, como os inesquecíveis anos de 1967 e 1985, a barragem de Mãe D'água vira um lindo ponto turístico da região, uma vez que a queda d'água proporciona um majestoso espetáculo visual, um fator de grande potencialidade turística a ser explorado pelo turismo local, lembrando ainda a existência do túnel ligando as duas serras do boqueirão, dentro da própria barragem que é oca.




O MAIOR AÇUDE DO BRASIL:

O AÇUDE DE COREMAS-PB




Foi considerado o maior do Brasil desde seu término em 1943 até a inauguração do açude de Orós-CE:





Em 1960, esta outra barragem gigante recebeu o nome do Pres. Juscelino Kubistchek de Oliveira(1902-1976), e a sua capacidade é de 1.900.000.000 m³.Porém em 1983, foi inaugurado o maior de todos, o açude de Açu-RN, que recebeu o nome do Engº Armando Ribeiro Gonçalves:






A sua capacidade é de 2.400.000.000 m³. As águas do sistema Coremas-Mãe Dágua, desaguam neste, tendo surgido um fato curioso para sua inauguração com a visita do presidente João Batista de Oliveira Figueirêdo (1979-1985), fez-se necessário esvaziar bastante o nosso açude,pois só assim foi possível acumular água no novo açude, que o Regime Militar (1964-1985)




construiu como o maior do Brasil, para suplantar o próprio presidente Juscelino (teve seus os direitos políticos cassados), que havia feito o de Orós-CE. O Açude de Coremas-PB, tem sua capacidade de acumulação somada num único sistema integrado em 1.358.000.000 m³, ficando hoje em terceiro lugar, tendo ocupado por longos 18 anos, o posto de maior do Brasil...

FONTE:
P.S ( PÓS ESCRITO )






VAMOS VOTAR NA PESQUISA ENQUETE:
PORTAL GOVERNO DA PARAÍBA
AS SETE MARAVILHAS DA PARAÍBA
http://www.paraiba.pb.gov.br/







GENTILMENTE,
PEDRO SEVERINO
www.pedroseverino.xpg.com.br
www.pedroseverinoonline.blogspot.com
www.riodaintegracaonacional.blogspot.com











sábado, 23 de agosto de 2008

COSMOLOGIA: TEORIAS E HIPÓTESES...




VÍDEOS SOBRE...



O universo visto pelo telescópio Hubble - Imperdível
http://br.youtube.com/watch?v=epOzDJvqWYY



TELESCÓPIO HUBBLE CAPTA IMAGENS INÉDITAS DO UNIVERSO
http://br.youtube.com/watch?v=A8sDkxCM8q4&feature=related





DENTRO DOS PLANETAS DO SISTEMA SOLAR... ENTRE ELES... SABER SE EXISTIRAM E/OU EXISTIRÃO O CICLO HIDROLÓGICO?...






Para se entender um pouco do comportamento astrofísico dos planetas do sistema solar... É preciso que se adentre ao conhecimento cosmológico... É interessante, fazer uma analogia da teoria (hipótese) do Big Bang – a teoria do nascimento do universo que é mais amplamente aceita. Declara que toda a matéria e energia do universo foram criadas numa única explosão colossal, ocorrida entre 15 à 20 bilhões de anos atrás...

Depois disso, a massa cósmica de matéria dispersa tornou-se não uniforme e começou a coalescer para formar estrelas e galáxias...Uma das evidências para a teoria do (Big Bang), é o, desvio para o “vermelho” das galáxias mais distantes, que mostra que o universo ainda está se expandindo...Os cientistas não sabem se esta expansão do universo vai continuar para sempre... A teoria do “Universo Oscilante”, afirma que a expansão vai parar por causa da atração gravitacional mútua de toda a matéria. Depois o universo vai contrair-se até atingir um volume infinitamente pequeno o ocorrerá, então um novo (Big Bang) e nascerá, um novo universo – possivelmente com diferentes leis de física...
Partindo, destes pressupostos, viajamos no túnel do tempo, para esta suposta formação (origem) do universo, referente a nossa galáxia (Via Láctea), especificamente nosso “Sistema Solar”...

Há, portanto 18 bilhões de anos atrás provavelmente, (segundo, alguns cientistas) era da formação do universo, o sol (astro rei) do nosso sistema solar, que compreende; os planetas: ex- Plutão(pois, perdeu a patente de planeta ) Netuno, Urano, Saturno, Júpiter, marte, terra, Vênus e mercúrio...

É evidente que o sol, que obtém hoje sua energia de reações de fusão nuclear, que ocorrem no núcleo, onde a temperatura atinge cerca de 15.000.000oC (Quinze milhões de graus Celsius), convertendo a cada segundo um valor estimado de 600 milhões de toneladas de hidrogênio em Helio. A face visível do SOL:


A fotosfera, com uma temperatura de cerca de 5.500oC (cinco mil e quinhentos graus Celsius), é um verdadeiro imenso caldeirão fervente que emite, através dos seus raios solares, luz, energia e calor para todo o sistema solar e seus respectivos planetas, mencionados acima.
Logicamente, há 18(dezoito Bilhões) de anos atrás, certamente, as atividades fusão nuclear do sol eram muito mais intensas, então emitia muito mais energia, luz e calor para o seu sistema solar... Donde se deduz, que o planeta terra, por ser o terceiro planeta em órbita na ordem de aproximação, nesta “ERA” mencionada acima, era uma “massa incandescente”, um verdadeiro, imenso caldeirão em ebulição, que até mesmo, as atividades vulcânicas, eram de uma magnitude plena, que fazia do nosso planeta Terra, um “Micro-Sol...” Corroborando com esta
hipótese, existe teoria, (tese cientifica), que defende a tese de que o planeta Terra e demais planetas do sistema solar, são massa (matéria), desgarradas do sol na época da grande explosão colossal do Big Bang...





Portanto, obviamente, logo posteriormente, a formação do nosso Sistema Solar Não havia condições de existirem vidas, quer vegetais, animais, e humanas em nosso planeta Terra, pois, os elementos químicos que compõem a atmosfera terrestre (hidrogênio, oxigênio, nitrogênio e outros), estavam numa verdadeira ebulição, não havendo, por exemplo, mínimas condições da composição da água(H2O)...Ou melhor, o seu ciclo hidrológico...



A partir dessas premissas e de que também, o elemento químico mais abundante no universo ser o hidrogênio, o principal, componente da composição da água (H2O)... Levanta-se a hipótese, que tese, todos os planetas do nosso, Sistema Solar, de Plutão até MARTE, ou seja, Plutão, Netuno, Urano, Saturno, Júpiter e Marte... Poderia ter existido o seu ciclo hidrológico...




Entretanto, para qualquer corpo celeste(os planetas mencionados acima, inclusive os planetas Venus e Mercúrio), neste caso, dentro do Sistema Solar da nossa “Galáxia Via Láctea”... Para que se tenha e já teve ou terá seu ciclo hidrológico...Como o ciclo hidrológico do Planeta terra... Seria e/ou será preciso... Que todos estes citados “Planetas”... Tivesse dimensão equivalente astrofísica...As dimensões astrofísicas, como ao do Planeta Terra...Aonde todos sabem...Que o planeta Terra... Possui o seu ciclo hidrológico...



Hoje na “Era Geológica atual...

O Planeta terra tem seu ciclo hidrológico... Devido possui a massa, ou melhor, o tamanho da Terra é de 5.9743 ×1024 kg...



Possuir o movimento de rotação de 23 horas 56 minutos 4 segundos e 9 centésimos. (23h56m04,09):





Ter o Eixo inclinado :




De aproxidamente 23 graus Angular



E Ter o Movimento de Translação de aproximadamete 365 dias








Donde se define as 4(quatro) Estações: Verão, Outuno, Inverno e Privavera...


E receber Energia e Calor do Sol:



Para se ter uma “Atmosfera”...






Adequada...Funcionando dentro de um “Efeito Estufa”:




Para se ter seu ciclo Hidrológico....E por consequência, o ciclo da vida...




Então, partindo dessas premisas abordadas acima, segundo, a literatura astronomica, só



“O Planeta Marte”...








Dentro do Sistema Solar:







Marte posssui dimensões astofisicas semelhates ao Planeta Terra...

Partindo destes pressuspostos...Então vamos vê em quais caracteristicas fisicas se assemelham Marte com a Terra:

Tamanho da grandeza da massa do Planeta Terra é ligeiramente maior do que o Planeta Marte. A massa de Marte é de 6,4185×1023 kg...E da Terra é de 5,9743 ×1024 kg...Pelo visto de tamanho quase equivalentes...
Concernente as suas inclinações aos seus planos de inclinação dos seus Eixos...
A Terra tem inclinação axial de

Já Marte de:
Inclinação axial:
25,19°




O movimento de Rotação da Terra: dura 23 horas, 56 minutos e 4,09 segundos, o que equivale a um
dia sideral... A duração do dia em Marte (sol) é pouco diferente do da Terra e é de 24 horas, 39 minutos e 35 segundos .


E finalmentre sobre o movimento de Translação da Terra e de Marte:


TERRA:












solares médios - o que equivale a um ano sideral. A Terra tem um satélite natural, a Lua, que completa uma volta em torno do planeta a cada 27,3 dias.





MARTE:




Marte tem estações do ano, mas estas duram o dobro das estações na Terra; o ano marciano é também o dobro do terrestre (cerca de 1 ano e 11 meses terrestres)...Devido o planeta Marte tem o dobro da distância da terra em relação ao sol...

Enquanto que os outros demais Planetas do Sistme Solar... Plutão, Netuno, Satuno, Jupiter, Venus e Mercúrio... Possuem dimensões “Astrofisicas”, completamente diferenciada do Planeta Terra...Ou é “Grande” demais(Jupiter, Saturno , Netuno e Urano)...Ou é pequeno de mais(Plutão e Mercúrio)...Excetuando o *Planeta Venus...Que tem“Dimensôes” parecida com a Terra...

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/planetas

Agora, entretanto, dentro de uma “Analogia”... Mais “Fundamentada”... Do “Ciclo Hidrologico” da Terra...Deve-se ressaltar, afora outros fatores determinantes do seu Ciclo Hidrológico...Como por exemplo, de receber “Energia e Calor” do “Sol”... E devido, essencialmente, da Terra...Hoje(Idade Geologica atual)...Possui uma “Atmosfera”... “Adequada” ...De “Efeito Estufa”...Que é a sua “Força Propulsora”... Para possuir seu ciclo hidrológico...

E o fator preponderante de tudo isto...Ou melhor, do ciclo hidrológico da Terra...Ao meu vê, não é nada mais...Ou nada menos...Do que a “ Força Gravitacional Mútua da Matéria”...Oriundo do “Sistema Cosmologico”...

Então, Como explicar isto?
Entretanto, mesmo não sendo um especialista no assunto sobre questões astronomicas... Porém, percebe-se que, dentro dos principios básicos das leis cosmológicas, sempre vai atuar a “Força Gravitacional Mútua da matéria” (
Isaac Newton )...Donde se conceitua:

A Gravitação universal é a
força de atração que age entre todos os objetos por causa da sua massa, isto é, a quantidade de matéria de que são constituídos. A gravitação mantém o universo unido. Por exemplo, ela mantém juntos os gases quentes no sol e faz os planetas permanecerem em suas órbitas. A gravidade da Lua causa as marés oceânicas na terra. Por causa da gravitação, os objetos sobre a terra são atraídos em sua direção. A atração física que um planeta exerce sobre os objetos próximos é denominada força da gravidade. A lei da gravitação universal foi formulada pelo físico inglês Sir Isaac Newton em sua obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica, publicada em 1687, que descreve a lei da gravitação universal e as Leis de Newton — as três leis dos corpos em movimento que assentaram-se como fundamento da mecânica clássica.
Fonte:
http://pt.wikipedia.org

Então, partindo destes preceitos cosmológicos...É deduzivel que o ciclo hidrológico da Terra...Decorre, essencialmente, devido a Terra se encontrar posicionada numa localização do sistema solar da via láctea...Aonde, certamente, “Existem”, uma “Interação”...Da “Lei” da “Gravitação Universal”... Donde, logicamente, impulsiona o ciclo hidrológico da Terra... Devido sua massa gravitacional, ser peculiar para tal...

Pormenorizando tudo isto... Se existem e/ou existirão...Ciclo hidrológico nos outros planetas do sistema solar...É salutar, se fazer algumas considraçãoes...
Considerando que um “Pingo D’Água” de chuva peesa 10gramas aqui na terra...O mesmo “PINGO D’ÁGUA... Como por exemplo, pesará no planeta Júpiter...Considerando que o planeta Júpiter é 1.300(hum mil e trezentos) vezes maior do que a Terra...Então, um pingo da água lá Júpiter pesaria 13 toneladas...Neste caso, incompativel para se possuir o seu ciclo hidrológico...Pois, sendo assim, inexiste evaporação...

Um caso inverso ao planeta Júpiter...É sobre as condições astrofisicas gravitacional da “Lua”...
Como quase todo mundo já sabe...Que a Lua é 4(quatro) vezes menor do a Terra...Neste caso, um pingo da água na lua de 10gramas...Só pesa 2(duas) gramas...E devido a força gravitacional na lua ser quase nula...Se dissipam as precipitações chuvosas na lua...Inocorrendo o seu ciclo hidrológico...

Diante de todos estes pressupostos, preceitos e leis cosmologicas...Abordados acima, em suma , conclue-se que entre os Planetas Sistema Solar(Plutão,Netuno, Urano, Saturno,Júpiter, Marte, Terra, Venus e Mercúrio)...Logicamente, exceto, a Terra...Só o planeta Marte...Em “Era”...Outrora há Bilhões de anos atras...Aonde o Sol...Emitia mais calor e energia para o seu sistema solar...Possivelmente , teve o seu ciclo hidrológico...Entretanto, hoje, certamente, devido o Sol ter diminuido emisão de calor e energia para o sistema solar... Se encontra com temperatura bem abaixo de zero graus Celsius...Incompativel com uma formação de um ciclo hidrológoco...

No entanto, o *Planeta Vênus, numa “Era” Geologica futura... Ou seja, milhões e milhões ou bilhões de anos para frente... Aonde o Sol, diminuirá a sua eimissão de calor e energia...O Planeta Venus, entrará numa evolução de uma atmosfera...Como se encontra o Planeta Terra hoje...

Apesar de que o planeta Vênus, posuir tamanho, ou seja massa( 95% )Em comparação com o tamanho da terra...E ter o movimento de translação de 224 dias... Por Ano...Porém, possui o movimento de rotação de 243 dias...Aonde na terra, só são 24 horas...Além de não quase não possuir inclinanação axial( 0,01% )...Aode se define as estações do ano...Tendo portanto, um eterno verão...Condições estas... Também, incompatíveis a possuir um ciclo hidrológico...

Todavia, o “Cosmo”, conhecido popularmente, como o “Universo” Aonde existem mias de cem bilhões de gálaxias, onde cada glaxia dessa possuir mihares e milhaes de sistema solares .. Deve, certamente, dentro dessa infinidade de planetas...Deste Mundo Galáctico... ”Existem “ , infinidades de “Planetas”...Na mesma condições da Terra de possuirem o seu ciclo Hidrológico...
Ainda não se sabe...Se tudo isto perdurará eternamente sendo assim, no universo...

Mas, provavelmente, o ciclo hidrológico, existe em outros sistemas solares, através de centenas de bilhões de galáxias existente no universo e até mesmo em outro sistema solares da nossa Via Láctea. Portanto, seria grande desperdício de espaço no universo, caso não existissem, vidas(leia ciclo hidrológico) fora da terra (Carl Sagan)..E como também o elemento químico mais abundante ser o hidrogênio o principal componente da composição da água (H2O)...
Então, basta que qualquer corpo celeste esteja em órbita de um sol e receba: luz, energia e calor para ter uma atmosfera suficientemente para suscitar o ciclo da água e conseqüentemente o ciclo da vida... E que, segundo, a astronomia se o universo for infinito, sua expansão se dará por toda a eternidade e que também seus números de galáxias são infinitamente incalculáveis... Decorrente disto a cada instante (considerando o tempo geológico), morrem velhas galáxias e nascem novas galáxias, isto é, a dinâmica do universo expansivo...

Mas, segundo, a teoria do universo oscilante, afirma que a expansão vai parar por causa da atração gravitacional mútua de toda matéria. Depois, o universo, vai contraísse até atingir um volume infinitamente pequeno, ocorrerá então, um novo (BIG BANG) e nascerá um novo universo, possivelmente com diferentes leis de física...


PEDRO SEVERINO DE SOUSA
ESCRITOR DO LIVRO:
ÁGUA: A ESSÊNCIA DA VIDA
www.aguapss.rg3.net
JOÃO PESSOA(PB), 23.08.2008
ACESSE E LEIA O BLOG RIODA INTEGRAÇÃO NACIONAL
www.riodaintegracaonacional.blogspot.com













sexta-feira, 15 de agosto de 2008

SERÁ QUE EXISTEM DISCOS VOADORES?








VÍDEOS SOBRE...

OVNIS EN LA ANTIGÜEDAD? - UFOS IN THE ANTIQUITY?
http://br.youtube.com/watch?v=OO-MS0Z5V4o&feature=related


Google Earths ovnis
http://br.youtube.com/watch?v=ObxphqWBySM&feature=related



OVNI
http://br.youtube.com/watch?v=a3jM76aL9e0&feature=related





SERÁ QUE EXISTEM DISCOS VOADORES?




Não é que eu esteja duvidando que não existam " Discos Voadores"...


Agora, entretanto, aonde há testemunho relatar que viu objeto cinza sobrevoando o píer por volta das 08:30 às 09:00 AM. Ele diz que a foto foi tirada na doca atrás do Píer de Redondo Beach na Califórnia EUA em 150W Torrance Blvd...

Ele diz que o objeto estava se movendo do Norte para o Sul em alta velocidade, como um jato. O objeto então parou e flutuou por aproximadamente 5 segundos. Foi nesse momento que a testemunha tirou a foto, 2 segundos depois o objeto disparou para o Sul e a testemunha o perdeu de vista...


Veja a ilógica de tudo isto:


- Um "Disco Voador" ficar sobrevoando os céus de Redondo Beach, na Califórnia(EUA) por aproximadamente meia hora de 08: 30 às 09h00min... E não aparecer nenhuma maquina filmadora para registrar o "Fato", com maior detalhe?...



- Dentro de uma visão mais genérica, o que não dar para se conceber, é que a "Astrofísica", já provou que dentro do nosso "Sistema Solar", ou seja, em nossa "Via Láctea", onde o "Planeta Terra" está contido... Só existe "Vida Inteligente" aqui na Terra... Entretanto, ainda não se sabe se em outras " Galáxias"(existem mais de cem bilhões delas)... Se existem vidas... Sobretudo, "Vidas Inteligentes"...
Mas, entretanto, mesmo existindo vidas "extraterrestres Inteligentes..."

Como explicar a vinda deles... Até o nosso Planeta Terra...



Se a Galáxia(Andrômeda) a mais próxima, estar há milhares de "Anos-Luz" de nós?...Aonde a velocidade da Luz é de 300.000km/s(trezentos mil) kilometros por segundo...

Se sabe através de Einstein:



Que deduziu a famosa relação entre a massa e a energia: E=mc²... Aonde toda Massa(matéria) submetida a uma velocidade da luz ao quadrado, se transforma em energia...Digamos que, mesmo os Extraterrestres, submetessem às suas "Naves Espaciais" (Discos Voadores) a velocidade da luz(mesmo sabendo, que toda matéria, na velocidade da luz, vira energia, desintegrando fisicamente)...Nunca jamais, segundo os pressupostos abordados acima, Extraterrestres...Dentro da existência da civilização Humana(aproximadamente de dez mil anos), chegaria aqui na terra...


- Agora sim, dentro de uma visão holística, só existe uma maneira de Extraterrestres chegarem aqui na terra... Só se alguns deles, já tiveram e/ou se tem a "Técnica" de saírem do "Espaço Tridimensional..." E entrarem num "Espaço" acima da "Terceira Dimensão..." Ou seja, num "Espaço Unidimensional", que rompa este Plano Tridimensional...


Só a título de ilustração, é bom abordar que dentro dos Estudos da "Matemática da Geometria Algébrica..." Abstratamente, teorizando, já se pode sai da Terceira Dimensão... E entrar numa Quarta Dimensão...



E assim, sucessivamente, até uma dimensão superior... Pois, segundo, * "A Teoria das cordas (ou teoria das supercordas) é um modelo físico cujos blocos fundamentais são objetos extensos unidimensionais, semelhantes a uma corda, contrariamente aos pontos de dimensão zero (partículas) que eram a base da física tradicional. Por essa razão, as teorias baseadas na teoria das cordas podem evitar os problemas associados à presença de partículas pontuais (entenda-se de dimensão zero) em uma teoria física, como uma densidade infinita de energia associada à utilização de pontos matemáticos. O estudo da teoria de cordas tem revelado a necessidade de outros objetos não propriamente cordas, incluindo pontos, membranas, e outros objetos de dimensões mais alta"...

PEDRO SEVERINO DE SOUSA.






sábado, 9 de agosto de 2008

COMO DIFERENCIAR A FORMAÇÃO GEOLOGICA DOS DELTAS E DOS ESTUÁRIOS?

ESTUÁRIO


DELTA






VÍDEOS SOBRE...



Piatam Oceano
http://www.youtube.com/watch?v=3-_ZklNT3Uo






COMO DIFERENCIAR A FORMAÇÃO GEOLOGICA DOS DELTAS E DOS ESTUÁRIOS?



Apesar do avanço tecnológico muito segmentos científicos, ainda conceituam e/ou definem paradigmas científicos pela visão cientifica do passado, não se levando em consideração a visão Cientifica atualizada... Pois, estamos na “Era” da Informática, da Tecnologia de Ponta, da Cibernética, da Física Quântica, entre outros avanços...


Um exemplo patético disto é sobre a Ciência Geológica (Apesar de estudar a formação geológica da terra), ainda teima em conceituar os “Fenômenos Naturais”, com paradigmas ultrapassados...Como por exemplo, a conceituação mais em voga, sobre a conceituação na formação geológica dos “Deltas” e “Estuários”, se toma como “Referencial Teórico”, as “Eras” de Aquecimento Global (“Transgressão, avanço das águas dos mares e os oceanos para os continentes...”) e as “Eras” Glaciais (“Regressão, recuo dos mares e oceanos, devido à formação das calotas polares”)...Tudo isto dar a entender, no Aquecimento Global (“Transgressão, avanço das águas dos mares e os oceanos para os continentes...”), se formou os “Estuários”, enquanto, nos “Períodos” Glaciais (“Regressão, recuo dos mares e oceanos, devido à formação das calotas polares”)...Formaram-se os “Deltas”...Esquecem alguns “estudiosos”, que no avanço dos mares e oceanos (*aquecimento global) e/ou no recuo (**períodos glaciais), todas as bacias hidrográficas existentes no mundo nas suas desembocaduras sofreram simultaneamente os mesmos processos de transgressão e/ou de regressão, não se definido, portanto, pelo visto, se formou um estuário ou delta...


Se fossemos estudar esta questão dentro de uma analogia mais profunda, fundamentados em paradigmas mecanicistas ou sistêmicos, possivelmente encantaríamos respostas mais adequadas na conceituação da formação geológica dos deltas e/ou dos estuários, se levássemos em consideração, como por exemplo, a “Topografia” (se é plana ou acidentada) pelo menos da região costeira aonde o “rio” desemboca, e, sobretudo, a “Composição Mineralógica do Solo” (se é arenoso, ou se é argiloso/siltoso), desta a nascente até a sua foz...Obviamente, são estes citados parâmetros (topografia e a composição mineralógica dos solos de cada região em estudo), dentro de uma visão de um paradigma cientifico, se terá um “Modelo correto” se é uma formação geológica de um delta ou de um estuário!...


Diante destes pressupostos, irão perguntar, como assim? Quando a topografia de uma bacia hidrográfica é plana, principalmente na sua região costeira, e tem predominantemente na composição mineralógica dos seus solos, ser substancialmente de formação rochosa arenosa, por ser mais densa do que a argila e silte, e obviamente, por ter um coeficiente de sedimentação elevado, tendencior a formar um delta... Um exemplo desta situação se vê nitidamente, na formação do delta do Rio Parnaíba no Estado do Piauí...Ou então, na formação dos lençóis Maranhenses, pela junção em uma “Era Geológica Remota”, nas desembocaduras dos rios Parnaíba e Piriá, onde ocorre a transição de duas áreas distintas: a oeste predominam as rias e, a leste, as formações arenosas que formam os chamados lençóis do litoral maranhense... As rias são costas de recortes profundos, onde o mar é raso e as praias lodosas, com manguezais, dunas, restingas e pequenas falésias, enquanto os lençóis maranhenses correspondentes a uma série de dunas que se prolongam desde o Golfo Maranhense até a foz do Rio Parnaíba...


Já outra situação contrária, onde uma bacia hidrográfica, estar localizada em uma região acidentada, com formação geológica de predominância de “Serras e/ou Montanhas”(regiões estas, tendem aumentar substancialmente a velocidade no curso de suas águas, suscitando, obviamente, um “Menor” aporte de sedimentos), e ter na sua formação geológica de seus solos, a predominância de argila e/ou silte(de massa especifica bem menor do que o solo arenoso, possuindo, portanto, um baixíssimo poder de sedimentação...), obviamente, se formou Estuário...Um exemplo patético desta situação é sobre os diversos estuários existentes no Litoral Norte do Estado de São Paulo, entre Ilha Bela e o Ubatuba, principalmente, próximo das mediações da bifurcação da Serra do Mar e da Serra da Mantiqueira..


Outro exemplo típico de formação de estuário dentro do litoral do Estado de São Paulo é sobre o estuário do Porto de Santos- SP...Dentro desta visão estuarina, não precisa, irmos muito longe, temos o porto de Cabedelo-PB, que fica localizado dentro do estuário do rio Paraíba:




Que nasce nas serras do planalto da Borborema, nas fronteiras dos Estados da Paraíba e de Pernambuco (divisor da água entre estes citados Estados), precisamente, na divisa dos municípios de Monteiro(PB) e Sertânea(PE) e deságua na proximidade(a poucos quilômetros) da “Ponta do Cabo”(Ponta do Seixas), o Ponto mais Oriental das Américas, tendo uma topografia ligeiramente acidentada...




Entretanto, existe situação, que “Bacia Hidrográfica”, possui em sua desembocadura, uma “Seção Mista”, ou seja, existe em sua “Foz” uma formação de um delta/estuário...Decorrente da junção (combinação) das situações relatadas anteriormente, onde sua topografia é um misto de Planície e Planalto, e sua composição mineralógica dos seus solos, é um misto de caracterização de argila/areia e areia/argila...Um exemplo clássico desta situação é o Rio Amazonas:


Que tem em sua foz uma formação delta/estuário... Aonde dispensa uma explanação mais detalhada, pois é sabido por todo mundo, que o Rio Amazonas nasce nos Andes Peruano, depois de percorrer (com a junção de seus afluentes) em torno de 7.000(sete mil) quilômetros, passando por planaltos e planícies... Carreando em seu colossal volume de água(o maior rio do mundo, em volume de água e extensão), enorme volume de sedimentos, formando ao mesmo tempo(simultaneamente), o estuário do porto de Belém do Pará, e o seu delta principal, a Ilha de Marajó....


Ensejando, só a título de ilustração, merece destacar aqui e agora, a “Problemática Ambiental da Ponta do Seixas”, o Ponto mais Oriental das Américas, localizado na praia do Cabo Branco em João Pessoa(PB), aonde vem desde de 40(quarenta ) anos atrás, apresentando problemas de erosões(deslizamentos de suas barreiras), sem que os poderes púbicos Municipal, Estadual e Federal(não importa a competência), tomassem as devidas providências, que o caso lhe cabia...Devido, que os detentores do poder durante este interino de quarenta anos transcorridos, alegavam que ainda não tinha nenhum “Projeto Hidroambiental”, condizente a solucionar esta tão abordada e questionada(pela mídia local), da abra de recuperação da barreira do cabo branco...Neste interino, diversos projetos foram apresentados, pelo visto, sem entrar no mérito desta questão, não encontraram viabilidade de respaldo hidroambiental para execução dos mesmos...Entretanto, tudo isto mostra até então, a falta de consistência cientifica desses referidos projetos...Todavia, não quer dizer que também, faltou vontade Política...

É lembrar que diversos questionamentos foram levantados pelos os “Estudiosos”(Gestores Ambientais, Geógrafos, entre outros profissionais de áreas afins)...Segundo, meu ponto de vista, alguns argumentos coerentes...Outros, totalmente equivocados... Como por exemplo, existem “Estudos ou Teses”, que defendem que a principal causa dos deslizamentos das barreiras do cabo branco, é a falta de sedimentos (assoreamentos), não formando desde modo a linha de quebra mar das praias (Manaira, Tambau, Cabo branco, Seixas, Penha, entre outras..) em seu entorno.... Isto no decorrer do dia a dia , através da maré alta , ou melhor, da deriva das correntes marítimas, faz com que, o mar avance, e vai ensolapando o sopé da falésia do cabo branco, e provocando deste modo o deslizamento desta referida barreira do cabo branco...No entanto, vejo discrepância nesta afirmação, se não vejamos: Só para tem uma idéia, digamos se fossemos fazer artificialmente uma “Engorda”(sedimentação, ou um assoreamento, como queira chamar) de uma camada de 1(um) metro, nas citadas praias entorno do ponta do seixas, na intenção de se barrar o avanço do mar, impedindo desta forma o processo de abrasão da falésia do cabo branco...No entanto, esquecem esses estudos, que por ocasião das “Grandes Marés”, que acontecem periodicamente(de seis e em seis meses), período de transição das “Estações”, no mês Fevereiro, no Hemisfério sul( o nosso hemisfério) inicia-se a mudança do Verão para o Outono(Equinócio), onde neste período, acontecem referente o Brasil, principalmente no Nordeste, as grandes marés desta referida “Transição”de mudança desta estação...Já no mês de Agosto, período de transição do Inverno para a Primavera (Solstício) acontecem a mesma “Onda”(serie) de ocorrência das grandes marés... Agora recentemente, mais precisamente entre os dias: 18 e 20 de agosto de 2005 aconteceram as grandes marés deste citado período, que atingiram ao um patamar de 2.80m...Que, segundo a imprensa local, na praia do seixas, o mar avançou tanto, que destruiu vários barracos(bares) desta referida praia do seixas....Contraponto a isto imagine só de fato, repito, se tivesse esta hipotética engorda de 1(um) metro nestas citadas praias entorno do Ponta do Cabo Branco, toda orla(avenida) de Tambau a Cabo Branco seria invadida pela mar...





Contra-argumentando a tudo isto, gosto de conjecturar ou imaginar se o Rio Gramame e Rio do Cabelo na praia de nossa senhora da Penha(os rios mais próximos ) da ponta do cabo branco, juntos tivessem pelo menos, a dimensão do Rio Paraíba, provavelmente não existiria a “Ponta do Cabo Branco”, tão pouco, a orla urbanística de Cabo Branco e Tambau...


(*, **): Aquecimentos globais e períodos glaciais, foram períodos cosmológicos e geofísicos, que ocorreram distintamente e/ou simultaneamente períodos de grandes atividades vulcânicas, gerando uma espécie de efeito estufa(aquecimento Global) e/ou por colisão de asteróides (cometas e/ou meteoros) com a superfície da Terra, que, de uma forma ou de outra, formava camadas de névoas que impediam a penetração dos raios solares para a superfície do planeta, gerando, assim, os períodos glaciais... Isto, no entanto, foram fenômenos geofísicos e cosmológicos determinantes, portanto, do equilíbrio da natureza, que definiu a série fantástica de interações, mutações e evoluções de inúmeras espécies vegetais e animais, desde os primeiros seres primitivos unicelulares até chegar à espécie animal racional, que é a espécie humana.



DO ESCRITOR DO LIVRO: ÁGUA: A ESSÊNCIA DA VIDA
(www.aguapss.rg3.net)
PEDRO SEVERINO DE SOUSA

JOÃO PESSOA(PB), 28.08.2005









sábado, 2 de agosto de 2008

O SEMI-ÁRIDO E SUA FORMAÇÃO CLIMATOLOGICA


VÍDEOS SOBRE...



INSA - Instituto Nacional do Semi-árido (Paraíba, Brasil)
http://www.youtube.com/watch?v=PYZX2pyLhmE


Policultura no Semi-Árido
http://www.youtube.com/watch?v=jXshUkOXJIo&feature=related








O SEMI-ÁRIDO E SUA FORMAÇÃO CLIMATOLOGICA:


De fato, na realidade, os ciclos de estiagens no Nordeste do Brasil, e de possuir um clima sem-árido, não advêm das Mudanças climáticas... Vem talvez, ainda desde da formação do ciclo Hidrológico da biosfera terrestre, numa Idade geológica remota, que o Semi-árido do Brasil, tem este comportamento climatológico adverso... Ao meu vê, devido sua localização geográfica, por estar "Distante" das Frentes Frias, advindas do Pólo Antártico.. E como também, do clima úmido da Amazônia... Além de ter uma topografia acidentada, cheia de altos e baixos(serras e várzeas)...


Aonde as serras, funcionam como barreiramento das massas úmidas das convergências intertropicais, afora também, que sua formação de seu relevo superficial, em grande parte(Cariri e Curimataú Paraibano, Agreste Pernambuco, Cariri Cearense e na Chapada do Apodi e Seridó Norte Rio Grandense), apresenta na sua formação, solos de "Formação Cristalinos...", ou seja, solos com altos teores de salinidades, inadequados para germinação de vegetação...

Neste caso, não existindo a vegetação, diminui sensivelmente, a evapotranspiração nestas citadas regiões...Que por via de conseqüência, vem diminuir seus índices pluviométricos...Outro fator preponderante de tudo isto, é que estas regiões de solos de rochas cristalinas aflorantes, durante o dia, a insolação destas microrregiões nestes solos cristalizados, aquecem, inexoravelmente, as suas troposferas, dissipando deste modo, a formação de chuvas...Um exemplo disto, são os baixíssimos índices pluviométricos da cidade de Cabaceiras na Paraíba, que tem em média 250mm de chuvas anual, conhecida como a cidade mais seca do Brasil...

E das Várzeas, aonde possuem relativas altas pressões atmosféricas, que em parte dissipam as formações de chuvas, devido à troposfera(camada responsável pela condensação das chuvas), estarem numa altitude mais elevada... Ou em tão, devido aos ventos alísios quentes e secos, vindos de alguma semi-atividade de "vulcões", localizados na América do Sul Ocidental, para ser mais preciso, do extremo sul Chileno, na Patagônia, até ao extremo norte do Equador... Entretanto, as "Mudanças Climáticas"... Causadas pelo Aquecimento Global e/ou Efeito Estufa, decorrem das Grandes emissões de gases poluentes, jogados na atmosfera terrestre, pelas ações antrópicas... Indubitavelmente, vem também, acelerando e acentuando este quadro de semi-áridez, em todos os ecossistemas da biosfera terrestre, especificamente, o semi-árido do Nordeste do Brasil... Quase, como efeito "Dominó"... Até por que, as Mudanças Climáticas, tem seus "Efeitos e Causas" dentro de uma escala planetária... Todavia, ao meu vê, o Efeito Estufa, tem seu lado "Positivo"... Apesar de todos os efeitos maléficos causados por este efeito estufa ao meio ambiente e à humanidade, provocado pelo próprio homem, existe uma luz no final do túnel... Com o aquecimento global, haverá degelo das calotas polares, que, por via de conseqüência, aumentará a liquefação das suas massas polares (frentes frias) diminuindo suas densidades, devido aumentarem suas gasosidades, decorrentes dos aquecimentos dessas referidas massas polares, dinamizando sua fluidez no deslocamento periódico dessas referidas frentes frias, para os seus continentes adjacentes. Portanto, são essas já conhecidas frentes frias que levam chuvas para muitos ecossistemas do nosso planeta. E das Várzeas, aonde possuem relativas altas pressões atmosféricas, que em parte dissipam as formações de chuvas, devido à troposfera(camada responsável pela condensação das chuvas), estarem numa altitude mais elevada... Ou em tão, devido aos ventos alísios quentes e secos, vindos de alguma semi-atividade de "vulcões", localizados na América do Sul , para ser mais preciso, do extremo sul Chileno, na Patagônia, até ao extremo norte do Equador...



Entretanto, as "Mudanças Climáticas"... Causadas pelo Aquecimento Global e/ou Efeito Estufa, decorrem das Grandes emissões de gases poluentes, jogados na atmosfera terrestre, pelas ações antrópicas... Indubitavelmente, vem também, acelerando e acentuando este quadro de semi-áridez, em todos os ecossistemas da biosfera terrestre, especificamente, o semi-árido do Nordeste do Brasil... Quase, como efeito "Dominó"... Até por que, as Mudanças Climáticas, tem seus "Efeitos e Causas" dentro de uma escala planetária... Todavia, ao meu vê, o Efeito Estufa, tem seu lado "Positivo"... Apesar de todos os efeitos maléficos causados por este efeito estufa ao meio ambiente e à humanidade, provocado pelo próprio homem, existe uma luz no final do túnel... Com o aquecimento global, haverá degelo das calotas polares, que, por via de conseqüência, aumentará a liquefação das suas massas polares (frentes frias) diminuindo suas densidades, devido aumentarem suas gasosidades, decorrentes dos aquecimentos dessas referidas massas polares, dinamizando sua fluidez no deslocamento periódico dessas referidas frentes frias, para os seus continentes adjacentes. Portanto, são essas já conhecidas frentes frias que levam chuvas para muitos ecossistemas do nosso planeta.

É interessante observar, também, que o aquecimento global estar causando degelo das geleiras continentais e geleiras de montanhas...
Então, os degelos dessas mencionadas geleiras, drenarão (irrigarão) suas respectivas regiões, tornando-os, seus microclimas mais úmidos. Por conseqüência, criando um clima, favorável à formação de chuvas... Um exemplo, mais palpável de tudo isto, mencionado anteriormente(degelo das calotas polares, degelos de geleiras continentais e de montanhas)... Vem, desde 2002, aumentando consideravelmente, em muitos ecossistemas da biosfera terrestre, os seus índices pluviométricos... Aonde, como por exemplo, só em Jan/2004 no semi-árido do Nordeste do Brasil, choveu em torno de 500 mm, 10(dez) vezes sua média histórica, que é de somente 50mm...

Pelo visto, dando a este sofrido semi-árido nordestino brasileiro, um certo conforto, concernente aos seus recursos hídricos...Se assim, não tivesse sido ocorrido, certamente, estariam os recursos hídricos nordestinos, à beira de um colapso...









PEDRO SEVERINO DE SOUSA
(www.pedroseverino.xpg.com.br)

ESCRITOR DO LIVRO:
ÁGUA : A ESSÊNCIA DA VIDA
(
www.aguapss.rg3.net)

ACESSE O BLOG RIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
www.riodaintegracaonacional.blogspot.com