domingo, 8 de março de 2009

A IMPREVISIBILIDADE DAS PREVISÕES METEOROLÓGICAS...





VÍDEO SOBRE...



Explicando o Tempo – Nuvem





Explicando o Tempo - Névoa e Nevoeiro








A IMPREVISIBILIDADE DAS PREVISÕES METEOROLÓGICAS...






Está mais do que evidenciado, que as ações antrópicas estão desnorteando o clima em todo os quadrantes da biosfera terrestre...Principalmente, no caso especifico do semi-árido do Nordeste do Brasil, aonde apresenta um quadro de estação chuvosa, permanentemente de irregularidade na distribuição espacial e temporal...Onde, inexoravelmente, dificulta ainda mais, previsibilidades destas previsões meteorológicas...Todavia, diante desta incerteza, mão custa fazermos uma reflexão... Não seria salutar, que os "Estudiosos" desta Ciência Meteorológica, ao invés só de estudar os fenômenos atmosféricos, deveriam estudar também, os fenômenos Magmáticos do interior da terra, como por exemplo, o vulcanismo, principalmente, as atividades dos vulcões submersos nos mares e nos oceanos...


Não será que o aquecimento das águas do Oceano Pacifico, no litoral Peruano, conhecido pelo fenômeno meteorológico de EL NINO:


Seja decorrentes de cadeias de atividades vulcânicas? E saber também, a mensuração dos gases expelidos, como por exemplos, dos vulcões existentes em toda costa do Oceano Pacifico, que vai deste do extremo sul da patagônia chilena até o estremo norte do Alasca... E vê, se esses gases expelidos por esses inúmeros vulcões referidos anteriormente, não influenciam o clima da terra?

Sabe-se, que o País da Indonésia, sofre o mesmo problema climatológico, como o semi-árido do Nordeste do Brasil, periodicamente e permanentemente, sofre com os seus períodos de estiagens...Não será por que, a Indonésia, é toda circundada por vulcões?

Partindo desses pressupostos, abordados acima, é oportuno(dentro do meu prisma de visão) de se fazer uma analogia, mais analógica desta questão.Ou seja, das influências das atividades vulcânicas submersas nos mares e oceanos e continentais no clima da terra... Onde estão enquadrados(grifo meu) os fenômenos climatológicos El Niño e La Niña...

Como é sabido por todos, determinantes do clima da terra...Pois, quando se fala de “Seca” no Nordeste , é devido ao El Niño...E quando se fala em estiagens nas regiões Sul e Sudeste, é devido ao La Niña...Entretanto, o mais inadmissível de tudo isto, é que ainda até hoje... A “Ciência Meteorológica” elaborada pelo os “Doutores” desta área meteorológica desconhecem suas “Causas”.

Todavia, penso eu, como se pode fazer “Previsões Meteorologias”, para anos subseqüentes...Se ainda, os “Estudos Meteorológicos” , não sabem as causas dos fenômenos climatológicos com EL Niño e/ou La Niña? Por isso, as Incertezas” dessas “Previsões Meteorológicas”( grifo meu).

Diante disto...Pergunta-se...Como ocorrerão os “índices de chuvas” na estação chuvosa (Janeiro a Junho ) de 2009....Se de maior intensidade, normal ou de menor intensidade?Se for pelo menos dentro de uma normalidade... Certamente, ocorrerão “Enchentes”, nos rincões dos sertões... Aparentemente, semelhantes às de Santa Catarina...Pois, a grande maioria (acima de 80%) dos açudes do Semi-Árido Nordestino Brasileiro (leia-se Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte)....se encontram “Cheios”....Ou seja, bem acima dos níveis de acumulação referentes a anos de décadas anteriores...






Donde se conclui:

“QUE SERÃO INEVITÁVEIS...
AS ENCHENTES...
A PARTIR DA SEGUNDA QUINZENA DE MARÇO/2009...
ATÉ FINAL DE ABRIL/2009...
NO NORDESTE SETENTRIONAL...
OU SEJA, NA PARAIBA, RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ...
AONDE SEUS GRANDES AÇUDES...
ESTEVÃO MARINHO-MÃE D’ÁGUA, ORÓS E ARMANDO RIBEIRIO CONÇALVES(AÇU), ENTRE OUTROS...
SANGRARÃO EM QUASE TODA SUA PLENITUDE...




PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB),
08.03.2009



Nenhum comentário: