sábado, 28 de março de 2009

HORA DO PLANETA







Hora do Planeta 2009












HORA DO PLANETA
Milhares de pessoas apagarão as luzes por um mundo melhor.
Participe!

Por
Isabella Monteiro
• 27/03/2009


No dia 28 de março, milhares de casas em todo o mundo ficarão às escuras - voluntariamente - por 60 minutos. O movimento Hora do Planeta, promovido pelo WWF - Worldwide Fund for Nature -, ONG ambientalista de relevância mundial, convida governos, empresas e civis a protestarem contra os efeitos das mudanças climáticas na Terra. Para ajudar a campanha basta apagar as luzes da sua casa durante uma hora. O Brasil participa pela primeira vez do ato simbólico que terá início às 20:30h do próximo sábado. "A Hora do Planeta é um gesto de engajamento, no qual cada um deve fazer a sua parte para um futuro melhor. Será uma demonstração da nossa paixão pelas pessoas, pela solução, pela conservação do
planeta e, principalmente, pela vida", afirma o presidente do Conselho Diretor do WWF-Brasil, Álvaro de Souza.
Mais informações no site da WWF.

Estima-se que 16,1% de toda a eletricidade gerada no país sejam desperdiçadas.
Em dezembro deste ano, vários países assinarão um
acordo internacional na tentativa de manter o aquecimento global abaixo dos 2ºC. A 15ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, na Dinamarca, pretende alertar os governos e, com isso, reduzir drasticamente as emissões de gases causadores do efeito estufa.


Energia no BrasilNo Brasil, o desmatamento da Amazônia e do Cerrado é responsável por 75% das emissões de gás carbônico, o principal responsável pelo aquecimento global. Essa estatística já colocou o Brasil em 6º lugar no ranking dos países que mais poluem, segundo dados da ONU de 2004. Mas não é só o desmatamento florestal que contribui para o aquecimento do planeta. As fontes de energia também são altamente poluentes. Com 87% da sua matriz energética provenientes de hidroelétricas, o Brasil está à beira de um colapso, devido ao baixo nível dos reservatórios nas usinas do Sudeste. Para atender a demanda por energia, o governo prevê triplicar a emissão de CO2 com a criação de 82 novas unidades termelétricas movidas por combustível fóssil. Os dados coletados pela Empresa de Planejamento Energético, vinculada ao Ministério de Minas e Energia, indicam que a expansão energética no país caminha na contramão dos esforços para minimizar os efeitos do aquecimento global. O pré-sal e a exploração do petróleo também significam um retrocesso, já que muita gasolina será produzida.As hidroelétricas, usinas que menos poluem, continuam sendo a melhor opção. Investir em fontes alternativas, como a energia eólica, e aumentar a eficiência da produção são cruciais. Estima-se que 16,1% de toda a eletricidade gerada no país sejam desperdiçadas.

Preocupação com o futuroNo mundo, os maiores consumidores de energia são os Estados Unidos, China e Índia. Segundo dados divulgados no ano passado pela consultoria Ernst Young em parceria com a FGV Projetos, da Fundação Getúlio Vargas, as imensas reservas de carvão do país asiático deverão colocá-lo em primeiro lugar no ranking de países emissores de CO2 em 2015. As previsões também indicam que a China será o maior consumidor de energia em 2010. O Brasil passará da 11ª posição a 7ª nos próximos 22 anos, de acordo com o estudo.Os norte-americanos continuam, no entanto, em primeiro lugar quando o assunto é poluição por habitante. As emissões por indivíduo dos Estados Unidos são quatro vezes maiores do que as da China, mesmo com uma população muito menor. As formas de energia mais utilizadas por lá são o petróleo, o gás natural e o carvão, fontes altamente poluentes. Uma das metas do novo presidente norte-americano Barack Obama é optar por matrizes energéticas mais limpas e, assim, diminuir a emissão de CO2.


FONTE:
MSN



sábado, 21 de março de 2009

A ÁGUA É A ESSÊNCIA DA VIDA





VÍDEOS SOBRE...

PLANETA ÁGUA - GUILHERME ARANTES
























CICLO DA ÁGUA


A ÁGUA É A ESSÊNCIA DA VIDA


A origem da vida em nosso planeta surgiu na água .Ao longo de milhões de anos de evolução, os organismos vivos se diversificaram e se espalharam pela Terra , sendo que a sobrevivência de todas as espécies animais e vegetais continua ligada á água.



O ser humano durante a gestação se desenvolve dentro do ventre da mãe , envolto em água.Após o nascimento, abre os olhos para a existência chorando e os fecha pela morte, sob a unção das lágrimas.A lágrima é menor que uma gota d’água, mas se comporta como um meio de comunicação universal , sendo a mensageira da dor e da alegria.

A importância deste precioso líquido se manifesta de forma física , devido a dependência do nosso corpo , que é constituído de 75% de água e também pela espiritualidade.Na tradição cristã , ela esta ligada ao batismo, a purificação e a regeneração.

A ablução com água é fundamental em todas as religiões do Islã ao Taíonismo.Para Lao Tse , no livro Tao Te Ching, a água simboliza a suprema virtude.Para os hindus banhar-se ritualmente no rio Ganges, é uma experiência transcendente.

O “Rig Veda” dos hindus exalta a água como elemento que traz vida, força e pureza: “Vocês, água que reconfortam : tragam-me a força , a grandeza, a alegria e a visão”, diz um hino dos Vedas, pouco antes de definir a água como regente dos povos.

Para o alcorão, a água benta que cai do céu é um dos símbolos divinos.Os jardins do paraíso islâmico tem riachos e fonte de água límpida.


A maior parte da superfície terrestre é coberta de água, mas um volume pouco maior que 2% é doce, e mais de 90% dela esta congelada nas regiões polares ou armazenada em depósitos subterrâneos muito profundos. As águas doces superficiais correspondem a sómente 0,001% deste potencial.Mais de 2/3 da água doce é usada na irrigação, sendo contaminada pelo agrotóxicos ou ad


Nas cidades, o esgoto das casas e industrias é quase todo jogado nos rios e no mar, sem tratamento.A água fica infectada , inclusive com germes que causam doenças transmissíveis, como a cólera. No mundo 2,6 bilhões de pessoas não têm acesso a saneamento básico, ou seja, mais de dois sextos de todos os habitantes do planeta. Outras, 1,8 milhão de pessoas morrem diariamente de desidratação, diarréia e outros problemas decorrentes da falta d’água, das quais 90% são crianças de até cinco anos.Doenças transmitidas por água contaminada matam uma criança a cada 15 segundos no mundo

O garimpo polue os rios com mercúrio , um metal pesado que causa o mal de minamata.Outro problema é a poluição térmica .Ela ocorre quando uma fábrica ou usina, aquece água no processo industrial e despeja quente no rio ou no mar.O líquido quente afeta o metabolismo de plantas e animais, que podem morrer ou deixar de reproduzir.

O Brasil é a maior reserva hidrológica do mundo. Da água doce disponível no país : 70% estão na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.Há pelo menos , em tese, 34 milhões de litro de água para cada brasileiro, embora 20% da população urbana não dispõe de rede de água e esgoto e 65% das internações pediátricas são causadas pela poluição da água.

A irrigação de um hectare no nordeste brasileiro consome 18 mil metros cúbicos de água por ano, em Israel fica em torno de 600 metros cúbicos.Enquanto um habitante do oásis no Saara usa cerca de 3 litros de água por dia. Um habitante do Rio de Janeiro gasta 450 , em Moscou 600 e Nova York , 1045.A quantidade média diária para satisfazer todos os usos de uma pessoa é de 40 litros no máximo.

O Aqüífero Guarani, contem mais de 40 mil km³ de água , volume superior a toda a água contida nos rios e lagos do planeta , e estende-se pelo Brasil (Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com 840.000 km²), Paraguai (58.500 km²), Uruguai (58.500 km²) e Argentina (255.000 km²).

A água do Guarani já abastece muitas comunidades nos estados do Sul-Sudeste do país. Estima-se que o aqüífero receba por ano 160 km³ de água adicionais vindos da superfície. O desafio é impedir que estas águas estejam poluídas, para que ele não corra riscos de contaminação.Assim, poderiamos garantir que o abastecimento de água para o Brasil estaria garantido, sem reciclagem e reaproveitamento por milhares e milhares de anos.Imagine então se fizermos uma reciclagem, tratamento e reaproveitamento eficientes. Teremos água para sempre !

No Brasil, o consumo de água per capita multiplicou-se por mais de dez ao longo do século 20. Mesmo assim, existem milhões de cidadãos sem acesso a água de qualidade. É necessário um investimento significativo por parte das autoridades, que se não for efetuado poderá levar ao caos social derivado da falta dágua. Já nos outros países, onde além do problema de gerenciamento existe a falta de reservas de água, o problema poderá ser realmente gravíssimo no futuro próximo .O consumo mundial de água multiplicou por sete no século XX, mais do que o dobro da taxa de crescimento da população.Em alguns países da África e o Oriente Médio, a água já esta escassa e por isto há racionamento.

O ex-presidente do Egito, Anuar Sadat (1918-1981) considerou o papel estratégico da água, a denominando como o ouro azul no Oriente Médio, onde um copo d’água vale mais do que um barril de petróleo. Fica claro, portanto, que neste canto do mundo, para não citar outros, a água pode vir a matar, por razões óbvias, não somente a sede.

A escassez também é a principal causa da degradação da qualidade de vida para um bilhão de pessoas, sem acesso à quantidade diária ideal estimada pela Organização das Nações Unidas (ONU). No continente africano, cerca de 62% da população só tem acesso a algo em torno dos 4 m3/habitante/dia, sendo que, em algumas regiões, o índice é inferior a 3 m3/habitante/dia. Em média, o continente com maior disponibilidade de água é a Oceania, seguido da América do Sul, América do Norte, África, Europa e Ásia.

Em Nairobi, no Quênia, algumas famílias vivem com o equivalente a um copo de água por dia, durante os meses de seca. E o preço da água mineral, nos supermercados, é superior ao dos derivados de petróleo. O desafio urbano da água está assumindo proporções inomináveis,em especial, em vastas áreas da África.

A taxa de urbanização da África é de 5%, em média, a mais rápida do mundo. Dos 138 milhões de pessoas que viviam em cidades africanas, em 1990, espera-se passar para 500 milhões, até 2020. A extrema escassez no abastecimento de água vivida por 8 países sub-saharianos, em 1990, pode então alcançar 20 países, de um total de 29 países desta região.

Como no Brasil, o maior desafio na África é a redução do desperdício.Evaporação nos grandes reservatórios, vazamentos nos sistemas de captação e distribuição, ligações clandestinas, uso irracional são os maiores inimigos dos programas de educação ambiental. Mesmo nos programas internacionais, com o "Água para Cidades Africanas", os progressos são lentos e localizados. Ainda assim, a cidade de Lusaka, na Zâmbia, conseguiu reduzir as perdas de 80 para 45%, no sistema de distribuição.

Dacar melhorou o manejo dos recursos hídricos e criou um sistema preventivo contra a poluição no Lago de Guiers, seu principal reservatório. E em Accra, um plano feito pela comunidade local está reduzindo a poluição no rio Densu. Outro grave problema é o aumento nos níveis de água dos oceanos, supondo uma grave ameaça para as pequenas nações insulares, os países que se encontram a baixa altitude, como Bangladesh e Holanda, e grandes cidades como Nova York, Tóquio, Buenos Aires e Lagos, na Nigéria. Os cientistas calculam que os níveis dos oceanos subirão 48 centímetros entre 1990 e 2100.

“ A falta de acesso à água - para beber, para a higiene e para a segurança alimentar - causa enormes dificuldades a mais de um bilhão de membros da família humana" disse o Secretário-Geral da ONU, Kofi Annan no evento de lançamento do Ano Internacional para Água Potável - 2003, em dezembro de 2002.

O objetivo deste Ano foi chamar a atenção da comunidade internacional para os problemas - inclusive de sobrevivência da espécie - que o mundo enfrenta em decorrência da perspectiva da falta deste recurso precioso e finito, a água. "É provável que a água se torne cada vez mais uma fonte de tensão e de uma feroz competição entre as nações, se a atual tendência se mantiver; contudo, ela pode ser também um catalizador da cooperação.
O Ano Internacional de Água Potável pode desempenhar um papel essencial no que se refere a gerar a ação necessária, tanto da parte dos governos como da sociedade civil, das comunidades, do setor empresarial e dos próprios indivíduos para este fim", declarou Kofi Annan.

Em setembro de 2000, na Cúpula do Milênio das Nações Unidas foi acordado, pelos líderes mundiais, reduzir pela metade até 2015, a percentagem de pessoas que não tem acesso à água e na Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002, foi aprovada a meta correspondente para as pessoas sem acesso a serviços de saneamento básico que hoje somam cerca de 2 bilhões e meio. Destes, três milhões de pessoas morrem por ano devido a doenças ligadas à insalubridade.

Um fato inédito marcou o Dia Mundial da Água no ano de 2003.Pela primeira vez, 23 agências e secretarias de convenções das Nações Unidas uniram esforços e especialidades para produzir o World Water Development Report. Com quase 600 páginas, diversos mapas mundiais, gráficos e estatísticas nacionais, o relatório é o mais abrangente e atualizado documento sobre o estado dos recursos de água doce do mundo.


Coordenado pelo Programa Mundial de Avaliação da Água (World Water Assessment Programme - WWAP), o relatório foi apresentado à imprensa no dia 5 de março em Tóquio e foi lançado oficialmente por ocasião do Dia Mundial da Água, 22 de março, durante o III Fórum Mundial da Água que aconteceu no Annex Hall, Kyoto International Conference Hall. O relatório é um dos principais resultados do Ano Internacional da Água Doce.

Devemos nos conscientizar, que as águas não vão acabar no planeta , e nem mesmo estão diminuindo em seu volume de moléculas de H2O, porque este ciclo é fechado e estável.A falta de cuidados adequados na captação de chuvas e, conseqüentemente a poluição dos rios e dos lagos, é que acabará reduzindo o volume de águas doces superficiais, exigindo soluções de alto custo, como a busca de águas subterrâneas profundas ou a dessanilização de águas oceânicas.

Procure lembrar de todo o significado cultural , simbólico e sócio-economico da água na próxima vez em que você for saciar sua sede.O copo de água que você segura nas mãos hoje, contém mais de 10 milhões de moléculas que estiveram em contato com os nossos ancestrais. Precisamos revitalizar a água, pois ela representa um elo com o passado e um compromisso com o futuro das próximas gerações.


FONTE:
ECOVIAGEM
www.ecoviagem.com.br

domingo, 8 de março de 2009

A IMPREVISIBILIDADE DAS PREVISÕES METEOROLÓGICAS...





VÍDEO SOBRE...



Explicando o Tempo – Nuvem





Explicando o Tempo - Névoa e Nevoeiro








A IMPREVISIBILIDADE DAS PREVISÕES METEOROLÓGICAS...






Está mais do que evidenciado, que as ações antrópicas estão desnorteando o clima em todo os quadrantes da biosfera terrestre...Principalmente, no caso especifico do semi-árido do Nordeste do Brasil, aonde apresenta um quadro de estação chuvosa, permanentemente de irregularidade na distribuição espacial e temporal...Onde, inexoravelmente, dificulta ainda mais, previsibilidades destas previsões meteorológicas...Todavia, diante desta incerteza, mão custa fazermos uma reflexão... Não seria salutar, que os "Estudiosos" desta Ciência Meteorológica, ao invés só de estudar os fenômenos atmosféricos, deveriam estudar também, os fenômenos Magmáticos do interior da terra, como por exemplo, o vulcanismo, principalmente, as atividades dos vulcões submersos nos mares e nos oceanos...


Não será que o aquecimento das águas do Oceano Pacifico, no litoral Peruano, conhecido pelo fenômeno meteorológico de EL NINO:


Seja decorrentes de cadeias de atividades vulcânicas? E saber também, a mensuração dos gases expelidos, como por exemplos, dos vulcões existentes em toda costa do Oceano Pacifico, que vai deste do extremo sul da patagônia chilena até o estremo norte do Alasca... E vê, se esses gases expelidos por esses inúmeros vulcões referidos anteriormente, não influenciam o clima da terra?

Sabe-se, que o País da Indonésia, sofre o mesmo problema climatológico, como o semi-árido do Nordeste do Brasil, periodicamente e permanentemente, sofre com os seus períodos de estiagens...Não será por que, a Indonésia, é toda circundada por vulcões?

Partindo desses pressupostos, abordados acima, é oportuno(dentro do meu prisma de visão) de se fazer uma analogia, mais analógica desta questão.Ou seja, das influências das atividades vulcânicas submersas nos mares e oceanos e continentais no clima da terra... Onde estão enquadrados(grifo meu) os fenômenos climatológicos El Niño e La Niña...

Como é sabido por todos, determinantes do clima da terra...Pois, quando se fala de “Seca” no Nordeste , é devido ao El Niño...E quando se fala em estiagens nas regiões Sul e Sudeste, é devido ao La Niña...Entretanto, o mais inadmissível de tudo isto, é que ainda até hoje... A “Ciência Meteorológica” elaborada pelo os “Doutores” desta área meteorológica desconhecem suas “Causas”.

Todavia, penso eu, como se pode fazer “Previsões Meteorologias”, para anos subseqüentes...Se ainda, os “Estudos Meteorológicos” , não sabem as causas dos fenômenos climatológicos com EL Niño e/ou La Niña? Por isso, as Incertezas” dessas “Previsões Meteorológicas”( grifo meu).

Diante disto...Pergunta-se...Como ocorrerão os “índices de chuvas” na estação chuvosa (Janeiro a Junho ) de 2009....Se de maior intensidade, normal ou de menor intensidade?Se for pelo menos dentro de uma normalidade... Certamente, ocorrerão “Enchentes”, nos rincões dos sertões... Aparentemente, semelhantes às de Santa Catarina...Pois, a grande maioria (acima de 80%) dos açudes do Semi-Árido Nordestino Brasileiro (leia-se Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte)....se encontram “Cheios”....Ou seja, bem acima dos níveis de acumulação referentes a anos de décadas anteriores...






Donde se conclui:

“QUE SERÃO INEVITÁVEIS...
AS ENCHENTES...
A PARTIR DA SEGUNDA QUINZENA DE MARÇO/2009...
ATÉ FINAL DE ABRIL/2009...
NO NORDESTE SETENTRIONAL...
OU SEJA, NA PARAIBA, RIO GRANDE DO NORTE E CEARÁ...
AONDE SEUS GRANDES AÇUDES...
ESTEVÃO MARINHO-MÃE D’ÁGUA, ORÓS E ARMANDO RIBEIRIO CONÇALVES(AÇU), ENTRE OUTROS...
SANGRARÃO EM QUASE TODA SUA PLENITUDE...




PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB),
08.03.2009



segunda-feira, 2 de março de 2009

PADRE DJACY BRASILEIRO, RECLAMA DE “SILÊNCIO” DE AUTORIDADES SOBRE TRANSPOSIÇÃO.





VÍDEO SOBRE...

Projeto Transposição do Rio São Francisco INPE/SP












PADRE DJACY BRASILEIRO, RECLAMA DE “SILÊNCIO” DE AUTORIDADES SOBRE TRANSPOSIÇÃO.



O projeto de transposição do Rio São Francisco volta a ser tema de discurso do padre Djacy Brasileiro, idealizador do protesto intitulado “cruz de latas”, que cobra atenção das autoridades na conclusão das obras. Segundo ele, está havendo um ‘silêncio’ e o projeto está sendo deixado de lado.

Djacy cobra dos paraibanos empenho na cobrança pela atenção constante para que as obras não sejam paralisadas. Ele também critica o Congresso Nacional por não priorizar o projeto, alegando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece ser o único interessado em Brasília.


Ele sinaliza ainda a possibilidade de levar sua cruz de latas novamente à capital federal, com a intenção de pressionar os governante a acelerar a conclusão das obras e inauguração dos eixos leste e norte, que integra as bacias em quatro estados nordestinos.

Veja a integra do discurso do Padre Djacy Brasileiro:

“Desde há algum tempo, venho, através da imprensa, externando minha grande preocupação no que diz respeito à luta pela transposição. Percebo um silêncio total. De tudo se comenta, se debate, menos sobre esse projeto, tido como nossa grande redenção.

Algo estranho está acontecendo, não tenho dúvida. Todos estão mudos, pois, em Brasília, tenho a impressão que a transposição não é tida como prioridade pelo poder central, a não ser pela pessoa do Presidente Lula, talvez, o único interessado. Aqui na Paraíba, parece que o assunto morreu. Virou coisa do passado. Sinto que não existe mais aquela empolgação, aquele entusiasmo de antes. Sinto falta das mobilizações, a exemplo das que aconteceram em Santa Cruz, Sousa, Monteiro...

E agora, o que vai acontecer daqui para frente? Vamos ou não vamos continuar nesta luta tão humana, tão cristã, tão pertinente? Quanto a mim, nunca vou desistir de lutar, de empolgar-me por essa santa causa. Sabem por quê? Porque quero ver minha querida Paraíba recebendo água do “velho Chico”, para a felicidade dos meus conterrâneos, que tanto sofrem no período de longas estiagens. Ah, quem me dera ver o Lula inaugurar, pelo menos, o eixo leste no ano de 2010, no município de Monteiro. Como ficaria feliz o povo deste querido Estado, vendo as águas benditas do “Chico” entrando na sua terrinha paraibana.Acordemo-nos e demos continuidade à luta. Não nos esqueçamos da extensão e profundidade desta obra. Nosso povo sofredor clama pungentemente por essas águas. Então, vamos dar uma sacudida, mais uma vez, com garra, determinação e ousadia. Quero ver todos os segmentos representativos envolvidos nesta luta renhida. A vitória tem que ser nossa.


Estou disposto, repito contundentemente, a ir a Brasília, mais uma vez, e lá, em frente ao Palácio da redenção, erguer a famosa e histórica cruz de latas, para através desse gesto simbólico, dizer para o governo e o povo brasileiro, que milhões de nordestinos passam sede e esperam que as águas do rio São Francisco sejam sua redenção, não só saciando sua sede, mas também trazendo desenvolvimento sócio-econômico para esta região,o nordeste, tão sofrida,esquecida,marginalizada e muitas vezes, tratada com desdém, pelo poder público.

Só descansarei, quando vir este sonho concretizado. Por essa causa, vou até as últimas conseqüências. Não abandonarei esta bandeira”.


FONTE:
da Redação
WSCOM Online