sábado, 22 de agosto de 2009

PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO(PISF): (EIXO NORTE E EIXO LESTE)


Fonte: Ministério da Integração Nacional


VÍDEO SOBRE...


Projeto Transposição do Rio São Francisco INPE/SP



PROJETO DE INTEGRAÇÃO DO SÃO FRANCISCO(PISF):
(EIXO NORTE E EIXO LESTE)



“O Projeto de Integração do Rio São Francisco com as Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional prevê a construção de dois canais: o Eixo Norte que levará água para os sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte e o Eixo Leste que beneficiará parte do sertão e as regiões agreste de Pernambuco e da Paraíba.

O Eixo Norte, a partir da captação no rio São Francisco próximo à cidade de Cabrobó – PE, percorrerá cerca de 400 km, conduzindo água aos rios Salgado e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; e Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte. Ao cruzar o estado de Pernambuco este eixo disponibilizará água para atender as demandas de municípios inseridos em 3 sub-bacias do rio São Francisco: Brígida, Terra Nova e Pajeú. Para atender a região do Brígida, no oeste de Pernambuco, foi concebido um ramal de 110km de comprimento que derivará parte da vazão do Eixo Norte para os açudes Entre Montes e Chapéu.

Projetado para uma capacidade máxima de 99 m³/s, o Eixo Norte operará com uma vazão contínua de 16,4 m³/s, destinados ao consumo humano. Em períodos recorrentes de escassez de água nas bacias receptoras e de abundância na bacia do São Francisco (Sobradinho vertendo), as vazões transferidas poderão atingir a capacidade máxima estabelecida. Os volumes excedentes transferidos serão armazenados em reservatórios estratégicos existentes nas bacias receptoras: Atalho e Castanhão, no Ceará; Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte; Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba; e Chapéu e Entre Montes, em Pernambuco.

O Eixo Leste que terá sua captação no lago da barragem de Itaparica, no município de Floresta – PE, se desenvolverá por um caminhamento de 220 km até o rio Paraíba – PB, após deixar parte da vazão transferida nas bacias do Pajeú, do Moxotó e da região agreste de Pernambuco. Para o atendimento das demandas da região agreste de Pernambuco, o projeto prevê a construção de um ramal de 70 km que interligará o Eixo Leste à bacia do rio Ipojuca.

Previsto para uma capacidade máxima de 28 m³/s, o Eixo Leste funcionará com uma vazão contínua de 10 m³/s, disponibilizados para consumo humano. Periodicamente, em caso de sobras de água em Sobradinho e de necessidade nas regiões beneficiadas, o canal poderá funcionar com a vazão máxima, transferindo este excedente hídrico para reservatórios existentes nas bacias receptoras: Poço da Cruz, em Pernambuco, e Epitácio Pessoa (Boqueirão), na Paraíba.

Os eixos de integração foram concebidos na forma de canais de terra, com seção trapezoidal, revestidos internamente por membrana plástica impermeável, com recobrimento de concreto. Nos trechos de travessia de rios e riachos serão construídos aquedutos, sendo previstos túneis para a ultrapassagem de áreas com altitude mais elevada. Para vencer o desnível do terreno entre os pontos mais altos do relevo, ao longo dos percursos dos canais, e os locais de captação no rio São Francisco, serão implantadas 9 estações de bombeamento: 3 no Eixo Norte, com elevação total de 180m, e 6 no Eixo Leste, elevando a uma altura total de 300m. Ao longo dos eixos principais e de seus ramais, serão construídas 30 barragens para desempenharem a função de reservatórios de compensação, permitindo o fluxo de água nos canais mesmo durante as horas do dia em que as estações de bombeamento estejam desligadas (as bombas ficarão de 3 a 4 horas por dia desligadas para reduzir os custos com energia).”

FONTE:
MINISTÉRIO DA INTEGRAÇAO NACIONAL




PROPOSTAS DE TRAÇADOS ALTERNATIVOS PARA O PROJETO SÃO FRANCISCO(PISF):
EIXO NORTE... E EIXO LESTE...





“SERRA DA BAIXA VERDE, SERIA UMA DAS ALTERNATIVAS PARA OS EIXOS NORTE E LESTE DO PROJETO SÃO FRANCISCO (PISF), VISANDO A MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS E IMPACTOS SÓCIO-AMBIENTAIS”.

Entre outras alternativas, para o Projeto de Integração São Franscico(PISF), conhecido popularmente, com “Transposição” existem outros possíveis traçados, entre eles: O de Floresta-PE, Serra Talhada-PE e Santa Cruz da Baixa Verde–PE(localizada na Serra da Baixa verde),que deságua no vale do Piancó, através do Riacho Piancozinho...
Ou através do próprio Eixo Leste, aproveitando em toda a sua essência, a totalidade da concepção de todo seu “Projeto de Engenharia”, que já estar sendo executado, com previsão de conclusão para o final do ano de 2010...Entretanto, sugeria que no “Divisor de Água”, entre os Estados de Pernambuco e da Paraíba...Entre a Serra do mundo novo e a serra do cariri velho...
"Que se faça uma derivação para uma das nascentes do Rio Pajéu...Inserida no município de São José do Egito-PE...Que por gravidade vai bater no São Francisco... Antes desaguando na barragem de SERRINHA II com capacidade Máxima de 311.000(trezentos e onze milhões) de metros cúbicos de água. Localizada no município de Serra Talhada-PE..."
Que atenderia a uma das entradas alternativa do Projeto São Francisco(PISF) pela na Serra da Baixa Verde,que deságua no vale do Piancó, através do Riacho Piancozinho...Chegando até o “Complexo Coremas-Mãe D´Água”, com capacidade máxima de 1.358.000(hum bilhão trezentos e cinqüenta e oito milhões) de metros cúbicos de água.
Que, segundo, “Estudos Científicos”, é o manancial de maior eficiência hidráulica... Por possui 21,5m³/m² de eficiência hidraulica, uma das maiores do semi-árido nordestino...Pelo visto, com excelente "Poder Sinergetico"...E melhor distribuição de suas água para o Nordeste Setentrional, ou seja, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte...Por se encontrar localizado dentro de coordenadas geográficas, com latitude 7°3'36"S ; longitude 37°57'52"W e altitude de 245 metros de altura, que lhe dar estas condições naturais, privilegiadíssimas de ser açude distribuidor, por excelência, dos sertões nordestino brasileiro...
Pois, o açude de Coremas, fica literalmente no “Meio” ou seja, “Equidistante”, entre os dois Eixos Norte e Leste...Diante do exposto, dentro do contexto da valorização socioambiental e de uma valorização custo-benefício, estas alternativas ora apresentadas trariam beneficios sócio-econômico-ambiental entre Floresta-PE, Serra Talhada-PE e Santa Cruz da Baixa Verde–PE, se não para o projeto de integração São Francisco(PISF).E do Eixo Leste... Por já estarem em plena execução.
Todavia, certamente, serviria de exemplos, para outros projetos de interligação de bacia Hidrográficas, ou então, na equação no equivoco, ao meu vê, do atual Projeto de integração São Francisco(PISF), concernente ao Eixo Norte...E/ou então, servirá de Proposta para num futuro próximo do Estado de Pernambuco interligar suas bacias hidrográficas do Pajéu, Brígida e Moxotó...Só assim, atendendo ao Estado de Pernambuco de sua demanda de água, que é crescente, em todos os seus usos, nas suas regiões acima citadas.
E que em suma, teria uma maior difusão do “Projeto de Integração do São Francisco”(PISF)...Ou seja, distribuiria as águas do “Velho Chico”, com uma melhor “Eqüidade”, Sócio-Econômico-Ambiental...


DO ESCRITOR:
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB), 22.08.2009


RESPOSTA DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

Prezado Senhor Pedro Severino,

Em atenção à sua manifestação, a Ouvidoria-Geral do Ministério da Integração Nacional esclarece que cumpre-nos primeiramente, registrar o seu pleito e também agradecer seu valioso interesse em contribuir. Complementarmente, informamos que os termos de sua mensagem foram encaminhados à Secretaria de Infra-Estrutura Hídrica - SIH, para conhecimento, análise e providências cabíveis. Por fim, esperamos poder contar sempre com colaborações, como as apresentadas pelo senhor, eis que, atitudes assim, refletem a postura ética que todo cidadão deve adotar, visando à melhoria dos serviços públicos e ao bem comum. A Ouvidoria-Geral do Ministério da Integração Nacional permanece sempre à sua disposição. Atenciosamente, OUVIDORIA-GERAL Ministério da Integração Nacional 0800 61 0021 www.mi.gov.br/ouvidoria - Fax (61) 3414 4227 Novo traçado do projeto São Francisco (Transposição).JPG Ministério da Integração Nacional Ouvidoria Geral Esplanada dos Ministérios - Bloco \"E\" - 8º andar Brasília/DF - 70067-901 Tel.: 0800-610021, Fax: (61) 3414-4227