terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Janeiro de 2015 está entre os mais secos de BH

Janeiro de 2015 está entre os mais secos de Belo Horizonte

seca que afeta o Sudeste do Brasil se agrava a cada dia em Minas Gerais, que já tem 50 cidades em racionamento oficial. Os problemas começaram há um ano, no verão de 2013/2014 que deveria ser de chuva, mas foi de seca. Na Região Sudeste, o trimestre dezembro-janeiro-fevereiro é o mais chuvoso do ano. Os volumes de chuva históricos mensais são muito elevados, especialmente em janeiro, muitas vezes se aproximando ou até superando os 300 mm.
A região de Belo Horizonte também vive o drama da seca. O ano de 2014 ficou entre os cinco mais secos já observados na capital mineira, em mais de 100 anos de medições do Instituto Nacional de Meteorologia.
O bloqueio atmosférico provocado pela ASAS – alta pressão subtropical do Atlântico Sul – atuou fortemente sobre Minas Gerais até o dia 21 de janeiro, deixando grande parte do Estado com pouca ou nenhuma chuva. O bloqueio foi quebrado com uma frente fria que chegou ao litoral de São Paulo no dia 21 de janeiro.

Por causa deste bloqueio, até o dia 21 de janeiro não havia chovido em Belo Horizonte. As pancadas de chuva voltaram com o enfraquecimento do bloqueio e já choveu 53,0 mm entre os dias 22 e 26. Mas é muito pouco para uma média de quase 300 mm. Apesar da previsão de mais chuva até o fim do mês, janeiro deve terminar com chuva muito abaixo da média em Belo Horizonte. Não será o janeiro mais seco, mas tem uma grande chance de ficar entre os 10 janeiros mais secos desde 1910.
Reservatórios

Sem a chuva do verão, que é volumosa e recompõe as reservas de água das represas, os reservatórios que abastecem a Grande Belo Horizonte também estão secando. O Sistema Paraobeba tinha apenas 30% de armazenamento, segundo a Copasa, em 26 de janeiro. As pancadas de chuva devem ocorrer nos próximos dias, mas de forma irregular. Além de nem sempre caírem dentro dos reservatórios, o que seria ideal, õ volume de chuva acumulado até o fim do mês ficará muito abaixo da média. A perda por causa do calor é grande.

UMA REFLEXÃO CRITICA:
NA QUESTÃO AMBIENTAL...O HOMEM E SEUS "EFEITOS DESTRUIDORES"...
A ação destrutiva do Homem, ao 'Meio Ambiente'...
Através do desmatamento(Matas e Florestas)...
Vem indubitavelmente afetando( diminuindo os índices de chuvas) do 'Ciclo Hidrológico...Apesar de estarmos entrando numa 'Nova Era Glacial
Entretanto, o que estar se vendo na Região Sudeste...É o aumento exacerbado do "Calor"...

Tudo isto...Só vem ocorrendo ao meu vê...Devido a trocar das Matas e Florestas...Pelas as "Selvas de Pedras"...Através da Edificações...E principalmente, das construções de logradouros de Avenidas e Ruas...Com asfaltamentos...E com 'Meios Fios'...E Calçamentos...Tornando os 'Solos'...Impermeáveis, para das Águas de chuvas...Para os Lençóis Freáticos...Como Também, para 'Evapotranspiração desses já mencionados Lençóis Freáticos...Constituídos de forma...O aumento da 'Semi-Aridez... Não só Na Região Sudeste do Brasil.. Para não dizer em todos os "Quadrantes da Biosfera Terrestre...Afora em suma, no caso especifico do Brasil...
A EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL
No resto, são especulações 'Conjecturadas"...Pelo os "Doutores da Meteorologia.

Entretanto, é meu ponto de vista.

Leste do EUA se prepara para nevasca histórica

Leste do EUA se prepara para nevasca histórica
O inverno 2014/2015 está bastante rigoroso sobre os Estados Unidos. As temperaturas seguem abaixo dos 0°C em diversas áreas e as ondas de frio estão constantes. O serviço meteorológico nacional dos Estados Unidos alerta para o risco da pior nevasca já registrada sobre o leste. São esperados de 30 a 90 cm de neve e a prefeitura de Nova Iorque alerta para que a população fique em casa.
Na imagem do satélite meteorológico é possível verificar nos tons em amarelo e azul a formação de muitas nuvens. Os tons em azul indicam a nebulosidade que é capaz de provocar nevascas.
Ainda segundo informações das agências internacionais de notícias, a população já se prepara para a indo aos supermercados e estocando comida.
A formação de um sistema de baixa pressão atmosférica na costa leste americana, próxima à Nova Iorque organiza a chegada de muita umidade. Além disso o jato polar se encontra exatamente sobre a faixa leste norte americana incentivando o transporte de mais ar polar. Para termos uma ideia, em Nova Iorque a temperatura já chegou aos -9°C na segunda-feira (26), com sensação de -15°C. Em áreas do leste canadense, os termômetros chegaram aos -30°C.
Ainda há o risco de neve na terça-feira
A baixa pressão atmosférica se intensifica sobre a costa leste americana na terça-feira (27). Ainda há o risco de novos episódios de neve inclusive sobre Nova Iorque. Com o afastamento do sistema de baixa pressão atmosférica e da umidade, o risco de neve diminui na quarta-feira (28). No entanto, o transporte de ar polar ainda vai deixar os termômetros baixos e a sensação de frio, mesmo com o sol aparecendo.
Comentários: 


Leonardo Zoppi: 

Com essas ondas de calor poderosas aqui no Sudeste, com ASAS atuando constantemente, fica difícil acreditar nesse resfriamento global.


Pedro Severino Sousa:
Olá Leonardo Zoppi...Essas ondas de calor poderosas aí no Sudeste, com ASAS atuando constantemente...É mais devido as grandes 'Ilhas de Calor"(leia-se São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizontes, entre muitas outras)...Aonde as florestas e Matas...Foram trocadas pelas as Selvas de Pedras...Pois estamos em Plena Estação de Verão...

E se não existe "Umidade"(vapor de Água em suspensão no Ar), ou seja , ausência de "Matéria ...A Tendencia é de que os Raios ultravioleta do sol...Penetrar com maior intensidade nesta região Sudeste...E conseguintemente, provocar as ASAS...E esse intenso calor...Que vocês do Sudeste...Estão Sofrendo...No resto, são 'Especulações de alguns Doutores da Meteorologia..




NOVA ERA DO GELO COMEÇARÁ EM 2014

Os cientistas russos apresentam a sua versão do fim do mundo. Segundo a sua opinião, daqui a dois anos a Terra começará a esfriar bruscamente. A nova era glacial durará ao menos dois séculos e literalmente congelará o mundo.
Os cientistas russos apresentam a sua versão do fim do mundo. Segundo a sua opinião, daqui a dois anos a Terra começará a esfriar bruscamente. A nova era glacial durará ao menos dois séculos e literalmente congelará o mundo.

Instituto diz que chuva em Santos foi a maior desde o início dos registros

Instituto diz que chuva em Santos foi a maior desde o início dos registros

Em apenas um dia, choveu quase o triplo de todo dezembro de 2013.

Chuva bateu todos os recordes e foi a mais intensa dos últimos 36 anos.
Por que choveu tanto no litoral de SP?


Temporais voltaram a ocorrer em várias cidades do litoral de São Paulo entre a noite do dia 22 e a madrugada de 23 de janeiro de 2015. A meteorologista Josélia Pegorim explica o que causou a formação de nuvens tão carregadas.
UM MOMENTO DE REFLEXÃO:
Acredito que, esse excesso de chuva... Que atingiu a cidade de Santos, no litoral de São Paulo, nas últimas 24 horas, já é considerada a maior da história, desde que os dados começaram a ser medidos, em 1978.
De acordo com o climatologista Rodolfo Bonafim, que há mais de 20 anos acompanha o índice pluviométrico na Baixada Santista, choveu cerca de 240 milímetros entre às 16h15 de segunda-feira (22) e às 16h15 desta terça-feira (23). O recorde anterior, de janeiro de 1978, era de 194 milímetros... Essas chuvas que ocorreram...Agora em Santos...Foi igualmente, que ocorreu no distrito de Guaraná, no município de Aracruz, registrou um total de 359mm de chuva no período entre 17 horas do dia 13 e 14 horas do dia 14 de novembro..
Tudo ao meu vê... Foi mais devido ao excesso de exploração do Pré-sal...Tanto, no Campo petrolífero de Tupi1 , está localizado na bacia de Santos... E CAMPO GOLFINHO...Localizado em Aracruz-ES...
Então diante disto...leia:
OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE...

http://pedroseverinoonline.blogspot.com.br/2011/01/os-provaveis-imp...
Pedro Severino Faustino commented on a link.
Segundo informações do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (INCAPER) o distrito de Guaraná, no município de Aracruz, registrou um total de 359mm de chuva no período entre 17 horas do dia 13 e 14 horas do dia 14 de novembro.
http://www.climatempo.com.br/…/chuva-coloca-espirito-santo…/
Área do pré-sal produz mais água que óleo


Petrobras descobre acumulação no Espírito Santo.


OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE...(http://pedroseverinoonline.blogspot.com.br/2011/01/os-provaveis-imp...)

UM MOMENTO DE REFLEXÃO:

Acredito que, esse excesso de chuva...No distrito de Guaraná, no município de Aracruz, registrou um total de 359mm de chuva no período entre 17 horas do dia 13 e 14 horas do dia 14 de novembro...Ao meu vê foi mais devido ao excesso de exploração do Pré-sal no CAMPO GOLFINHO...Localizado em Aracruz-ES...

Pelo visto, em suma, este "Diluvio...Que no o distrito de Guaraná, no município de Aracruz, registrou um total de 359mm de chuva no período entre 17 horas do dia 13 e 14 horas do dia 14 de novembro...Entretanto, só choveu 42,8 mm sobre Linhares-ES...Enquanto em Vítória, Capital do Espirito Santo...Segundo sites de 'Meteorologia'...Ocorreram 'Chuvas Fracas'...

Se sabe que no o "Campo de Golfinho"...

( Área do pré-sal produz mais água que óleo



Existe um 'Aquífero"...
Abaixo do 'Óleo Leve'...
E Gás Natural...Deste campo 'Petrolífero do Campo...Do Pré-sal no CAMPO GOLFINHO...

Tudo isto...Ao meu vê...Veio provocar esse "Diluvio em Aracruz-ES...


Entretanto, é meu ponto de vista.

O valor da Seca e o esteriótipo a partir de São Paulo.

O valor da Seca e o esteriótipo a partir de São Paulo.

A HIDROMETEOROLOGIA NO NORDESTE E SUA CULTURA DE ESCASSEZ DECORRENTE DOS CICLOS DAS SECAS.

http://www.tratamentodeagua.com.br/…/Biblioteca_Detalhe.asp…
Desde quando Pedro Álvares Cabral aportou em solo brasileiro, lá na Bahia, em pleno Porto Seguro, que o País convive com os efeitos de um fator climático permanente denominado de estiagem - falta d´água mesmo, como dizem os meninos do bairro da Torre. Somente 515 anos depois do Descobrimento é que São Paulo, a maior cidade da América do Sul, passou a sentir na pele a força deste grave problema, cuja solução Israel, Estados Unidos, etc resolveram no Século passado.

A grave realidade de São Paulo toma contornos mais expressivos porque, a partir desta experiência danosa, é que certamente os Paulistanos devem rever seus conceitos sobre os efeitos da Seca tão mal interpretados ao longo destes 515 anos de Brasil quando se tratava exclusivamente de estiagem no Nordeste brasileiro.
É certo que a realidade desta fase contemporânea em São Paulo é fruto muito mais de incompetência dos gestores públicos na administração dos recursos hidricos, em especial os últimos anos sequenciados entre José Serra, Geraldo Alckmin, etc, do que qualquer outra coisa, embora por ser abordagem política a mera citação dos Lideres Políticos deve ensejar interpretação partidária, o que em absoluto existe neste exame de triste contexto social.


Seca no Nordeste: problema secular a exigir solução.

Repetimos: no caso do Nordeste, ao longo dos 515 anos nossa elite política manteve sem dar as devidas soluções para atenuar e/ou resolver o problema. Desde os tempos de Coroa, Império, Monarquia, etc, que já se falava desta grave situação mas sem efetiva política solucionadora.

Na realidade de agora de São Paulo, é indispensável atestar que todo o drama é efeito exclusivamente da má gestão dos recursos hidricos, pois há anos que instituições previam e alertavam os vários Governos do Estado, mas estes fizeram de rogados, por isso deu no que deu. Por miopia e arrogância política, sobretudo depois da fase do Governo do PT, as gestões tucanas não quiseram diálogo e partilha de responsabilidades com o Governo Federal - algo que somente agora se dá, daí as causas e efeitos conhecidos.
SECA NO NORDESTE: REALIDADE E ESTERIÓTIPOS

Em todo litoral do NE, com Salvador, a pujança
Desde que o Brasil é Brasil há um sentimento distorcido sobre a Seca no Nordeste, responsável que foi pela dizimação de milhares de pessoas em face dos efeitos de longas estiagens no semi-árido da região caricaturando a figura heróica do sertanejo de forma jocosa - até gerando no Centro - Sul o esteriótipo do Nordestino a partir deste bravo personagem de cabeça chata, chapéu de couro, rostos cheios de rugas e o chão esturricado com restos de gado morto pelo sol e a falta d´água.

É daí, da falta de informação sobre o significado da faixa litorânea do Maranhão à Bahia, onde em 100 Km da Beira-mar à Zona da Mata estão verdadeiras metrópoles formando gerações de intelectuais e gente de valor na Economia, Política, Cultura, Ciência, etc, que o Centro - Sul ignora a potencialidade do Nordeste, pois só se fixa na imagem do Semi-árido castigado pela Seca. O Nordeste é muito mais do que isso.

Nordeste: 

várias regiões, incluindo Litoral
Trocando em miúdos, o rico Nordeste brasileiro sempre foi taxado como responsável pelas crises econômicas em face de "ajudas" assistencialistas, e não estruturantes, à estiagem e aos sertanejos afetados pelas Secas, mas certamente que a partir da realidade atual de São Paulo é muito provável que nossos irmãos Sudestinos compreendam a importância de se investir em recursos hidricos para evitar êxodos, inchaços metropolitanos,e assim logo passem a entender melhor a diferença entre Seca e Litoral pujante - dois fatores reais na vida dos Nordestinos.

Por fim, como é incontestável a necessidade urgente de se adotar obras estruturantes para a gestão dos recursos hidricos em São Paulo, há de se registrar o fato de que até o próximo ano, o Nordeste passará a conviver com os efeitos da fenomenal Transposição do Rio São Francisco, na verdade a revitalização, com dois Eixos que hão de resolver boa parte do drama da seca em 4 dos 9 Estados nordestinos, fruto de antiga luta pensada por Aluizio Alves, encaminhada por Ciro Gomes, implementada por Lula e em fase de conclusão com Dilma.

Transposição do São Francisco: solução real

Muito do que se diz sobre o Sertanejo e o Nordeste deve mudar de figura quando a água do São Francisco estiver irrigando terras e mentes formando novo esteriótipo do sertanejo Nordestino, posto que o Nordestino da faixa litorânea já convive com modelos de Urbes top, igual ao de Países avançados no Mundo.

Tudo, enfim, passa a ser diferente a partir da dura e má experiência vivida por São Paulo com a estiagem e falta de água em suas torneiras.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO “GRANJA SANTANA”... CONECTANDO COM A PROPOSTA DA CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO CÂNION VERDE.

NO ENTORNO DOS BAIRROS: JARDIM CIDADE UNIVERSITÁRIA( PROXIMO MANGABIRA SHOPPING) BANCÁRIOS, UFPB, CASTELO BRANCO, MIRAMAR E ALTIPLANO.
(http://parqueecologicocanionverde.blogspot.com.br/2013_09_01_archive.html )

JOÃO PESSOA, Paraíba, Brasil - Video Institucional - SETURJP

João Pessoa - PB. Paraíso no Nordeste


Parahyba mulher macho.



PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO “GRANJA SANTANA”...
CONECTANDO COM A PROPOSTA DA CRIAÇÃO  DO PARQUE ECOLÓGICO CÂNION VERDE.


Sabe-se que a Granja Santana, por muitas décadas, é moradia oficial do Governo da Paraíba...Entretanto, ultimamente, algumas autoridades vem propondo, a transformar a ‘Granja Santana’...Num Parque Público, Museu e/ou um Parque ecológico...Como já propuseram  Senador Cássio Cunha Lima e Fabiano Lucena,  Secretario Executiva do Meio Ambiente.  Já que o ‘Planeta Terra, precisa conviver dentro de uma premissa de ‘Sustentabilidade’...É oportuno ao meu vê...Se ‘Criar’ ‘Parque Ecológico’... Dentro dos Perímetros Urbanos... Aonde as ‘Matas e Florestas’...Foram trocadas por ‘Selvas de Pedras’...

Em suma, partindo destes ‘Pressupostos’ abordados acima...Enseja, se a  CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLOGICO “GRANJA SANTANA”...CONECTANDO COM A PROPOSTA DA CRIAÇÃO  DO PARQUE ECOLÓGICO CÂNION VERDE.



Do Escritor
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 06 de Janeiro de 2015.















quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

PROPOSTA DE BINÁRIO INTERLIGANDO O SHOPPING MANGABEIRA COM O SHOPPING MANAÍRA (ENCURTANDO DISTÂNCIAS)




Inauguração Mangabeira Shopping (29/11/2014) - Portal Mangabeira



Manaira Shopping Center - João Pessoa - janeiro de 2009



PROPOSTA DE BINÁRIO INTERLIGANDO O SHOPPING MANGABEIRA COM O SHOPPING MANAÍRA
(ENCURTANDO DISTÂNCIAS)






SAINDO DA RUA LATERAL À MANGABEIRA SHOPPING, PERCORRENDO A AVENIDA SANTA BÁRBARA CONTINUANDO NA RUA MAURICIO A. GUERRA FILHO... A RUA EST. FLÁVIO DIAS BRANDÃO JÚNIOR...


SEGUINDO PELA RUA EST. FLÁVIO DIAS BRANDÃO JÚNIOR DE ENCONTRO COM RUA EUGÊNIO CARNEIRO MONTEIRO (RUA LATERAL DO CONDOMÍNIO ALTIPLANO)... ENCONTRA-SE COM A AVENIDA PANORÂMICA (RUA JOÃO CYRILLO)....



SEGUE PELA AVENIDA PANORÂMICA (RUA JOÃO CYRILLO) DE ENCONTRO COM A AVENIDA MINISTRO JOSÉ AMERICO DE ALMEIDA (AV. BEIRA RIO)...


CONTINUANDO PELA AVENIDA MINISTRO JOSÉ AMERICO DE ALMEIDA (AV. BEIRA RIO) ENTRANDO NA RUA DO CAPIM... BENEFICIADO PELA CONSTRUÇÃO DO NOVO VIADUTO DE ENCONTRO NA MESMA RUA DO CAPIM...


CONTINUANDO NA RUA DO CAPIM... SEGUE PELA AVENIDA PAULINO PINTO... COM A CONSTRUÇÃO DE UM RETORNO... SEGUINDO PELA AVENIDA PAULINO PINTO ENTRA NA AVENIDA MARIA ROSA...


CONTINUANDO NA AVENIDA MARIA ROSA ENTRA NA RUA SANTOS COELHO NETO E LOGO APÓS NA RUA MANOEL ARRUDA CAVALCANTE E EM SEGUIDA O DESTINO FINAL...


NA RUA MANOEL ARRUDA CAVALCANTE VOCÊ ENCONTRARÁ O DESTINO FINAL, O MANAÍRA SHOPPING... SE BENEFICIANDO COM ESTE BINÁRIO E PARA MELHORAMENTO DO TRÂNSITO LOCAL E PARA A PRÓPRIA EMPRESA... NA LIGAÇÃO ENTRE OS DOIS EMPREENDIMENTOS...




EM SUMA, COM ESTA INTERLIGAÇÃO ENTRE SHOPPING MANGABEIRA COM O SHOPPING MANAÍRA - VIA POR ESTE BINÁRIO PROPOSTO... CONTRIBUIRÁ COM A DIMINUIÇÃO DO TRAFEGO EM MUITAS AVENIDAS DE JOÃO PESSOA... COMO POR EXEMPLOS, NAS AVENIDAS EPITACIO PESSOA, RUI CARNEIRO. BEIRA RIO... ENTRE OUTRAS...

SÓ ASSIM, VEM ENCURTAR DISTANCIAS... OBJETIVANDO A MELHORAR A TRAFEGABILIDADE... ENTRE A REGIÃO NORTE (BESSA, MANAIRA, TAMBAÚ)... ENTRE OUTROS BAIRROS... COM A REGIÃO SUL (BANCARIOS, JARDIM CIDADE UNIVERSITÁRIA, MANGABEIRA, ENTRE OUTROS BAIRROS)... SENDO ASSIM, MELHORARÁ SIGNIFICAMENTE, A MOBILIDADE URBANA DE JOÃO PESSOA.



PROPOSTA ESSA IDEALIZADA E ELABORADA POR:
PEDRO SEVERINO DE SOUSA...
E CLAUDEMIR LOPES DA SILVA.


JOÃO PESSOA (PB), 07 DE JANEIRO DE 2015

sábado, 3 de janeiro de 2015

PROPOSTA PARA PROTEÇÃO DA FALÉSIA DO CABO BRANCO... CONVERGINDO COM A CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS.



    JOÃO PESSOA, Paraíba, Brasil - Video Institucional - SETURJP

                                   


JOÃO PESSOA – ONTEM E HOJE


CONHEÇA A PARAÍBA AO SOM DE RENATA ARRUDA


Estação Ciência Cabo Branco




PROPOSTA PARA PROTEÇÃO DA FALÉSIA DO CABO BRANCO...
CONVERGINDO COM A CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS.


A imprensa Paraibana de modo geral, vem noticiando, que a Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Seman (Secretaria do Meio Ambiente), estar fazendo estudo de um Projeto de Engenharia Oceânica, aonde irá estudarem a deriva das correntes marítimas, estudo batimétrico oceânico deste especifico ponto, entre outros estudos da Engenharia oceânica, para que se viabilizem construções de arrecifes artificiais Para proteção da falésia do Cabo Branco( o ponto mais oriental das Américas) Do desgaste de abrasão, que o ponto dos Seixas, vem sofrendo, ao longo dos tempos.


Segundo especulação jornalística, este mencionado estudo, balizará o projeto adequado, ou melhor, a construções de arrecifes, que impeçam o avanço das correntes marítimas das marés altas...Impedindo desta forma, o deslizamento secular, permanente e constante da barreira do farol do Cabo Branco...Que se continuar no ritmo que vai, em poucos anos ou décadas, o Cabo Branco da Ponta do Seixas, se tornará, simplesmente, num Cabedelo afogado pelas ondas do mar.

Agora, entretanto, este referido “Estudo”, entre inúmeros outros, ao meu vê, não encontrarão respaldo cientifico, dentro da Engenharia hidráulica marítima, que se coadune com os parâmetros da engenharia de obras marítimas para conter o avanço do mar...Sem “Efeito Colateral”...


Pois, este suposto “Arrecife”, será mais um “Corpo Estranho”, construído em cima de uma barragem submersa, suporte rochoso, que outrora, a ponta do Cabo Branco, se sustentava em cima dela... Antes, da erosão desta falésia do Cabo Branco, aonde outrora era mais avançada.


Certamente, o estudo batimétrico, identificará esta barragem submersa, que nas “Grandes Marés”(Fev/Mar e Ago/Set), influenciam as “Ressacas” nas praias do Cabo Branco E da praia do Seixas...

Obviamente, com a construção deste propalado “Arrecife” potencializará mais ainda, as ressacas das marés altas, nestes citadas praias e meses...Além do mais, se vendo, pelo lado Político, será uma “obra Afogada”. Não trazendo dividendo Político. Para quem o construir.

Diante disto, em suma, que invés de se construir um “Arrecife”... Se devia construir um “ Muro de Contenção”

Da Barreira da Falésia do Cabo Branco, recompondo sua parte já perdida, com material (solo) idêntico ou similar, isto é, com índices físicos(granulométrica e plasticidade), que se assemelham com o já existente, com seu devido reflorestamento.


Por outro lado, este suposto “Muro de Contenção”, ou seja, na sua parte frontal, se abriria, um grande “Painel Artístico”, que possibilitasse aos “Artista Plásticos”, Paraibanos e Brasileiros, a desenvolverem os seus trabalhos artísticos...Vocacionando, o Cabo Branco, de fato, com gloria e honra, “ O Ponto mais Oriental das Américas”. “ Aonde o Sol nasce Primeiro”...

Em suma, com a execução da Obra de “PROTEÇÃO DA FALÉSIA DO CABO BRANCO”...Se execute simultaneamente, “A CRIAÇÃO DO PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS”...Tanto a Obra de Engenharia em si...Como na essência a regulamentação deste...PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS”...Dentro dos preceitos do CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente...

Enquadrando este PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS...A uma “Reserva Florestal”...No entanto, com visitação pública...Tornando este já referido... PARQUE ECOLÓGICO PONTO DO SEIXAS –  “O Bosque dos Sonhos”...O Ponto mais Oriental das Américas”...  “Aonde o Sol nasce Primeiro”. Certamente, levando João Pessoa - Capital da Paraíba...”A Nova Capital”...Do ‘Turismo do Nordeste do Brasil”.


Prefeito fala em túnel ligando Estação Ciência e Estação das Artes no Cabo Branco; ‘a questão é ter recursos’



http://www.paraiba.com.br/2015/01/01/45281-prefeito-fala-em-tunel-ligando-estacao-ciencia-e-estacao-das-artes-no-cabo-branco-a-questao-e-ter-recursos

Um momento de Reflexão:


Pura "invencionice"...Do Prefeito Luciano Cartaxo...Em Fazer um túnel ligando a Estação Ciência...Com Estação das Artes..."Se" em algum dia isto for executado... Este túnel ligando a Estação Ciência...Com Estação das Artes..Certamente, com a "Dinamitação(dinamitar o subsolo) entre as duas Estações(Estação Ciência...Com Estação das Artes... Para execução deste referido "Túnel"...

Ao meu ver, provocará mais uma "Degradação...Sem precedentes"...Desta já 'Fragilíssima "Falésia do Cabo Branco"...Aonde já estão construídas...As Estação Ciência...E a Estação das Artes...Por não dizer também, do Ponto do Seixas...“ O Ponto mais Oriental das Américas”. “ Aonde o Sol nasce Primeiro”.

Então, Prefeito Luciano Cartaxo, Partindo deste 'Pressuposto', abordado acima, Pense Nisso"...Antes de tomar qualquer "Decisão"...Entretanto, é o meu ponto de vista. (Pedro Severino Sousa).



Em tempo: Para ligar a Estação Ciência e Estação das Artes no Cabo Branco...Em caráter de sugestão: Bastaria simplesmente construir...Uma 'PASSARELA". 
Entretanto, é meu ponto de vista.


Do Escritor
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 03 de Janeiro de 2015.