domingo, 25 de outubro de 2009

PROPOSTA DE ESTUDO DE OUTRO TRAÇADO ALTERNATIVO DO EIXO NORTE DA TRANSPOSIÇÃO(PISF)...



PROJETO DE INTEGRAÇÃO SÃO FRANCISCO(PISF)



PROPOSTA DE ESTUDO DE OUTRO TRAÇADO ALTERNATIVO DO EIXO NORTE DA TRANSPOSIÇÃO(PISF)...

Como já se sabe, o Eixo Norte, a partir da captação no rio São Francisco próximo à cidade de Cabrobó – PE, percorrerá cerca de 400 km, conduzindo água aos rios Salgado e Jaguaribe, no Ceará; Apodi, no Rio Grande do Norte; e Piranhas-Açu, na Paraíba e Rio Grande do Norte. Ao cruzar o Estado de Pernambuco este eixo disponibilizará água para atender as demandas de municípios inseridos em 3 sub-bacias do rio São Francisco: Brígida, Terra Nova e Pajeú. Para atender a região do Brígida, no oeste de Pernambuco, foi concebido um ramal de 110km de comprimento que derivará parte da vazão do Eixo Norte para os açudes Entre Montes e Chapéu.

Projetado para uma capacidade máxima de 99 m³/s, o Eixo Norte operará com uma vazão contínua de 16,4 m³/s, destinados ao consumo humano. Em períodos recorrentes de escassez de água nas bacias receptoras e de abundância na bacia do São Francisco (Sobradinho vertendo), as vazões transferidas poderão atingir a capacidade máxima estabelecida. Os volumes excedentes transferidos serão armazenados em reservatórios estratégicos existentes nas bacias receptoras: Atalho e Castanhão, no Ceará; Armando Ribeiro Gonçalves, Santa Cruz e Pau dos Ferros, no Rio Grande do Norte; Engenheiro Ávidos e São Gonçalo, na Paraíba; e Chapéu e Entre Montes, em Pernambuco
FONTE:
Ministério da Integração Nacional.

Entretanto, dentro do Projeto Executivo do Eixo Norte da Transposição, é oportuno e salutar... Que se faça “Estudos” de “OUTRO TRAÇADO ALTERNATIVO DO EIXO NORTE DA TRANSPOSIÇÃO(PISF)”...


Já que as obras de captação deste referido Eixo Norte, executadas pelo Exercito Brasileiro, e pelo que se sabe, já estão bem adiantadas...E seus respectivos lotes executivos, todos já licitados...O invés de seguir seu curso Projetado, ou seja, de Cabrobó-PE, passando por Jati-PE... Ate desaguar no açude de Eng. Ávidos no Município e Cajazeiras – PB...

Seguiria outro traçado(caminho)...Ou seja, a partir de Salgueiro-PE... Tomaria outro rumo... Que desaguaria na barragem de SERRINHA II com capacidade Máxima de 311.000(trezentos e onze milhões) de metros cúbicos de água. Localizada no município de Serra Talhada-PE...Que atenderia a uma das entradas alternativa do Projeto São Francisco(PISF) pela na Serra da Baixa Verde,que deságua no vale do Piancó, através do Riacho Piancozinho... Chegando até o “Complexo Coremas-Mãe D´Água”, com capacidade máxima de 1.358.000(hum bilhão trezentos e cinqüenta e oito milhões) de metros cúbicos de água...

Segundo, “Estudos Científicos”, é o manancial de maior eficiência hidráulica... Por possui 21,5m³/m² de eficiência hidraulica, uma das maiores do semi-árido nordestino...Pelo visto, com excelente "Poder Sinergetico"...E melhor distribuição de suas água para o Nordeste Setentrional, ou seja, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte...Por se encontrar localizado dentro de coordenadas geográficas, com latitude 7°3'36"S ; longitude 37°57'52"W e altitude de 245 metros de altura, que lhe dar estas condições naturais, privilegiadíssimas de ser açude distribuidor, por excelência, dos sertões nordestino brasileiro...

Pois, o açude de Coremas, fica literalmente no “Meio” ou seja, “Equidistante”, entre os dois Eixos Norte e Leste... Diante do exposto, dentro do contexto da valorização socioambiental e de uma valorização custo-benefício, esta outra alternativa ora apresentada trariam beneficios sócio-econômico-ambiental entre Salgueiro-PE, Serra Talhada-PE e Santa Cruz da Baixa Verde–PE, se não para o projeto de integração São Francisco(PISF)...

Todavia, certamente, serviria de exemplos, para outros projetos de interligação de bacia Hidrográficas, ou então, na equação no equivoco, ao meu vê, do atual Projeto de integração São Francisco(PISF), concernente ao Eixo Norte...E/ou então, servirá de Proposta para num futuro próximo do Estado de Pernambuco interligar suas bacias hidrográficas do Pajéu, Brígida e Terra Nova...Só assim, atendendo ao Estado de Pernambuco de sua demanda de água, que é crescente, em todos os seus usos, nas suas regiões acima citadas... Em suma, teria uma maior difusão do “Projeto de Integração do São Francisco”(PISF)...Ou seja, distribuiria as águas do “Velho Chico”, com uma melhor “Eqüidade”, Sócio-Econômico-Ambiental...


DO ESCRITOR
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
DO LIVRO: ÀGUA: A ESSÊNCIA DA VIDA
JOÃO PESSOA(PB), 23.10.2009

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

"TRANSPOSIÇÃO DAS ÁGUAS DO RIO SÃO FRANCISCO É TEMA DE DISCURSO DE MARCONDES GADELHA NA CÂMARA DOS DEPUTADOS




“Transposição do Rio São Francisco é tema de discurso de Gadelha na Câmara dos Deputados”

Parabéns, Deputado Marcondes Gadelha, pela sua paixão por essa causa tão cristã, tão humanitária. O senhor merece, de pé, os aplausos de todos os paraibanos pela sua luta em defesa desse abençoado projeto de transposição.

O deputado Marcondes Gadelha é, indubitavelmente, um verdadeiro baluarte na luta em defesa da transposição. Por isso, afirmo com muita propriedade, que o pai da transposição, na Paraíba, chama-se: Deputado Marcondes Gadelha.

Peço ao nobre parlamentar, que viabilize uma visita às obras e se possível, convide-me para ver com meus olhos, o sonho de 12 milhões de nordestinos tornando-se uma realidade concreta e existencial.

Caro Deputado, com as bênçãos de Deus e a determinação política do governo Lula, nosso sonho secular tornar-se-á uma realidade concreta e existencial e assim, haveremos de celebrar a festa da libertação. Pois, milhões de irmãos nossos libertar-se-ão das tristes conseqüências da seca.
Valeu deputado!

Padre Djacy Brasileiro,

apaixonado pela luta em defesa transposição.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

COMITÊ PRÓ-TRANSPOSIÇÃO VISITA WSCOM E COBRA MAIOR MOBILIZAÇÃO DOS ESTADOS.

DA ESQUERDA PARA DIREITA: WALTER SANTOS(WSCOM), CHICO LOPES(COMITÊ), PEDRO SEVERINO(COMITÊ), DOM ALDO PAGOTTO(COMIÊ) E EDMILSON FONSÊCA(COMITÊ).



Comitê pró-Transposição visita WSCOM e cobra maior mobilização dos Estados
O Comitê pró-São Francisco visitou as dependências do Grupo WSCOM de Comunicação na tarde desta quarta, 14, para discutir fórmulas de contribuição para a transposição do rio. Eles foram recebidos pelo diretor-presidente da empresa, jornalista e empresário Walter Santos.

Um dos temas abordados no encontro foi sobre a parceria entre Interpa e Incra, responsáveis pela reforma agrária de toda a área que será afetada com a transposição. Durante o encontro, surgiu a informação de que esta parceria teria sido desfeita, o que foi negado pelo presidente da Interpa, Álvaro Dantas, por telefone:

“Pelo contrário. Serão mais 15 municípios atendidos dentro dessa área”, garantiu Álvaro.

O Arcebispo da Paraíba e presidente do comitê, Dom Aldo Pagotto, ressaltou a importância do encontro:

“É preciso que haja uma mobilização de forças em prol da obra. Não se discute mais o mérito da obra, até porque é comprovadamente necessária. Não é uma transposição do rio, mas das águas, e ainda assim, uma quantidade muito pequena”, explicou.

Walter Santos propôs a realização de um encontro no mês de dezembro deste ano ainda sem data definida. Na oportunidade, seriam convidados jornalistas dos principais veículos de comunicação do Nordeste, destacando a necessidade de um comprometimento de toda a sociedade:

“Algumas pessoas podem até pensar que não tem compromisso, pois estão no litoral e a transposição vai atingir diretamente o interior dos Estados. Mas é umas questão de cidadania”, afirmou.

O diretor-presidente do Grupo WSCOM cobrou ainda uma maior proximidade entre os Estados envolvidos com a transposição:

“Podemos constatar uma desarticulação dos quatro Estados beneficiados, Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, no sentido de desenvolver ações que atraiam o envolvimento de toda a sociedade. Queremos uma maior mobilização entre eles”, falou.

Eduardo Henrique
WSCOM Online

domingo, 11 de outubro de 2009

COREMAS(PB) TEM FUTURO... SÓ DEPENDE DE VOCÊ...





VÍDEO SOBRE ...






COREMAS-PB, TEM FUTURO... SÓ DEPENDE DE VOCÊ...

Os sertões do Nordeste do Brasil são regiões de climas semi-áridos já em pleno processo de desertificação. Devido a sua localização geográfica, encravado no Polígono das Secas, decorrentes do embarreiramento do Planalto da Borborema, que impede o avanço à umidade vinda para essa região. Como se vê, o problema é climático, e, obviamente, o homem, o poder público, tinha e tem como solucionar ou na pior das hipóteses amenizarem esta situação.


Um descaso e digo mais, até mesmo um "crime de responsabilidade". É, a respeito do município de Coremas – PB, este referido município é detentor de um dos maiores complexos hídricos da região Nordeste, cuja capacidade máxima chega a mais de 1.350.000,000 m³ (um bilhão e trezentos e cinqüenta milhões de metros cúbicos de água), além de dispor de uma hidrelétrica que, na década de 1970, abastecia quase toda região sertaneja como fonte geradora de energia elétrica. Atualmente a mesma hidrelétrica conta com uma subestação que está interligada ao sistema CHESF, com Paulo Afonso, no estado da Bahia.

Esse grandioso complexo, construído nas décadas de 1940 e 1950, tem como meta mais ambiciosa e importante a implantação de um pólo de desenvolvimento, denominado Meridiano 38, cujo projeto se encontra atualmente no Ministério da Integração Regional da Presidência da República do Brasil.

Caso seja implantado o projeto Meridiano 38 em nosso estado, vai trazer redenção de todo Sertão Paraibano, prevendo inclusive a criação de uma faculdade de agronomia, uma escola técnica agrícola, um centro administrativo de política agrícola, visando à irrigação de milhares de hectares de terras, tendo como epicentro deste pólo de desenvolvimento justamente a cidade de Coremas.

Havendo decisão política de implantar esse projeto, poder-se-ia afirmar que o "Sertão vai virar Mar", propiciando o desenvolvimento regional do semi-árido estadual, tornando-o economicamente forte gerando emprego e renda para milhares de paraibanos.

O complexo hídrico Coremas Mãe d’água já foi responsável, durante décadas, pela produção de peixes para a alimentação, chegando até mesmo a ultrapassar a produção de todo o Litoral do estado, nas décadas de 70 e 80. Decorrente disso, os pescadores de Coremas e a sociedade como um todo estão solicitando aos poderes públicos federal, estadual e municipal a elaboração de uma política de piscicultura para o município, com o intuito de recuperar a produção perdida. O desejo principal do povo coremense seria que ocorresse a industrialização da produção do pescado, gerando emprego e renda para centenas de pessoas.

Além da necessidade da recuperação do setor pesqueiro, os habitantes locais alegam que poderá haver ainda investimentos no setor turístico, com melhorias na infra-estrutura do acervo histórico da cidade, pertencente ao Dnocs. Entre os pontos a serem recuperados, estariam a "Pracinha do Dnocs", o cinema, o Balneário de Mãe D’Água, além de urbanizar o Balneário do Rio da Turbina, buscando junto à PBTur a sua inclusão no Guia do Turístico da Paraíba.

É inadmissível um município como Coremas – PB ser detentor de uma considerável infra-estrutura (água e energia) para um desenvolvimento sustentável, no entanto sua população é uma das mais pobres, em termo relativo, do Estado da Paraíba. Isto é um absurdo!

Diante disto, urge pelo menos se acabar essa cultura, essa mentalidade dos seus agricultores, que só plantarem depois que chove. Quando na maioria dos casos muitos têm água, às vezes até corrente, e energia dentro de suas propriedades. Aliás, isto é uma prática costumeira em todo o Nordeste do Brasil. Um exemplo disto é que as margens do Rio São Francisco existem verdadeiros bolsões de misérias.

Então diante disto, se juntem a nós... Pois, vamos lutar pelo futuro de Coremas... Como foi abordado acima, Pois, Coremas possui um potencial enorme... Maior Açude da Paraíba, Hidroelétrica, Subestação da CHESF, o acervo do acampamento do DNOCS, para instalação do Campus Universitário, entre outros...Que a Transposição passe por Coremas:




Projeto de Piscicultura, Projeto Meridiano 38(que está arquivado no Ministério da integração Nacional), o asfalto de Coremas...Coremas- São José de Lagoa Tapada e Restauração de Coremas - São Bentinho... Além de projeto para o desenvolvimento do turismo... Como por exemplo, esporte náutico, passeios de catamarã, entre outros... Então, cabe, a todo (a)s nós Coremenses, lutarmos por esses "Pleitos"... Se não... Seremos "Omisso (a)s"...Como Cidadão(ã)s Coremenses...

Pense nisso... Reflita e faça sua parte...

Caso você, More fora do Estado da Paraíba... Fica isento desta participação (mais imediata)...Entretanto, não "Custa"...Estimular, seus amigo(a)s de Coremas e nossos Familiares...Mesmo pelo Orkut e/ou MSN...Conscientizando(a)s na participação de questionamentos desses mencionados "Pleitos"...De Desenvolvimento para Coremas...Junto aos seus grupos de amizades e familiares...Desta forma... Cobrando dos nossos representantes Políticos... O cumprimento dos seus ofícios... Caso contrário... Mude seu voto...

Em suma, não se podes conceber... Coremas, ser detentora de um potencial enorme, Pois, possuímos... Água e Energia, em abundância... E ser um dos Municípios, mais atrasado do Sertão Nordestino Brasileiro...


DO ESCRITOR DO LIVRO:
ÁGUA : A ESSÊNCIA DA VIDA
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB),
12 DE OUTUBRO DE 2009