segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

FELIZ 2008 PARA TODOS...

Entretanto, é preciso refletirmos que:

“A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias, o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que o novo ano que se inicia, possamos viver intensamente cada momento com muita paz e esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus.”
(Autor desconhecido).
E contemple:
FFELIZ ANO NOVO

segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

"EL NIÑO" E SUAS POSSÍVEIS "CAUSAS"...

"EL NIÑO" E SUAS POSSÍVEIS "CAUSAS"...
( Pois, não existem Efeitos... Sem Causas...)

"El Niño", fenômeno geofísico, localizado no litoral Peruano, que aquecem as águas do Oceano Pacifico, de moderado a severo, de tempo e tempo. Que considero ser um dos fatores climatológico mais relevante e determinante do comportamento do clima da terra, pois, quando se faz previsões de secas para o próximo ano,e/ou anos subseqüentes, para todas as regiões semi-áridas da biosfera terrestre, são devido, ao El Niño, ou seja, são causadas pelo o El Niño, e mesmo assim, a ciência Meteorológica, ainda desconhece a sua causa. E como se sabe, para todo efeito existe uma causa. Não se concebe que um fenômeno geofísico tão determinante da climatologia terrestre seja desconhecido sua causa. Entretanto, só se combate se previne ou pelo menos ameniza os efeitos, conhecendo-se as causas. Um exemplo bem prático disto é na medicina, em que, para se tratar e/ou curar uma determinada doença, será preciso, primeiro se conhecer as causas (diagnóstico) desta doença. Isto, no entanto, é o principio básico, a relação causa e efeito de todo conhecimento científico. Portanto, é inconcebível, desconhecer esta causa. Que, aliás, além disto, que é mais intrigante, é que com aquecimento dessas águas do Oceano Pacifico localizado no litoral Peruano, obviamente, suscitando intensa evaporação, pois, como por exemplo, em Lima sua capital,aumenta consideravelmente seus índices de chuvas. Enquanto que, apesar dessa já mencionada intensa evaporação, provocada em período de El Niño, e por que, no invés de levar "Umidades"(vapores de água) para as regiões semi-áridas(Nordeste do Brasil, Indonésia e Austrália Setentrional), leva aridez(clima seco) para essas citadas regiões? No caso especifico do Semi-Árido do Nordeste do Brasil, pergunto, são desconhecidas essas causas? No caso da Indonésia e Austrália Setentrional, ao meu vê, são devido à existência de inúmeros de vulcões continentais, neste mencionados países, que simultaneamente, nos períodos da ocorrência do El Niño, supõe(grifo meu), que seja devido à ocorrência de atividades de cadeias de vulcões neste já propalado litoral peruano, enquanto que, na Indonésia e Austrália Setentrional, nos seus referidos vulcões continentais, não ocorrem uma atividade plena de seus vulcões, aonde não são expelidos lavas, entretanto, devem ocorrem semi-atividades, aonde são expelidos gases hidrocarbonetos halogenados, altamente quentes, que são levados a aquecerem a suas troposfera(camada de condensação das chuvas), pelo visto, dificultando, suas formações de chuvas.

Deve-se ressaltar que a ciência geológica defende a tese de que El Niño é provocado devido ao deslocamento das placas tectônicas, que, por sua vez, através de suas fissuras, liberam gases altamente quentes do magma vindo do interior da Terra e/ou por atividades (erupções) de cadeias vulcânicas submersas no Oceano Pacífico ocidental, localizadas na costa do litoral peruano. É mais do que lógica esta tese, do contrário como se explicar o aquecimento dessas águas? Alguns meteorologistas atribuem o aquecimento dessas águas aos ciclos de manchas solares que ocorrem no intervalo de 12 em 12 anos. Para o melhor esclarecimento: manchas solares são grandes atividades de explosões nucleares e, em conseqüência disto, o Sol emite maior intensidade de calor para o seu sistema solar. Porém, não justifica que só aqueça o local do El Niño, pois as manchas solares, por pequenas que sejam, são bem maiores que o planeta Terra.
E afinal, o que significa o El Niño? Na terminologia da palavra, significa o Menino Jesus. Devido, na ocorrência deste fato, essas águas oceânicas do pacífico ficam tão aquecidas, que grandes quantidades de cardumes de peixe, vêm à tona. Em decorrência disto, facilita a sua pescaria, e que também provoca uma grande mortandade de peixes. Isto, no entanto, para os pescadores peruanos, é considerado como se fosse, uma Graça de Deus. Pois, neste período da ocorrência do El Niño, no Peru, país da América do Sul, aumenta substancialmente a produção do pescado em tonelada/peixe e que até mesmo chega a exportar... Pois, os plânctons, algas(flora marinha), vem a tona levando, simultaneamente grandes cardumes de peixes, decorrente do superaquecimento dessas águas na plataforma dorsal deste mencionado oceano. Então, com se vê, existe uma cultura do povo peruano, concernente ao El Niño, que a ciência meteorológica, usou-se deste termo El Niño, para classificar os períodos de estiagens nas diversas regiões da biosfera terrestre(Semi-árido Brasileiro, Indonésia, Austrália Setentrional, entre outras), como períodos de El Niño....Na ausência do El Niño, segundo, os meteorologistas, vem atuar o "La Nina", em toda sua plenitude, que são chuvas causadas por convergências de umidades intertropicais, decorrentes da intensidade do calor da estação do verão, onde atua o Vórtice (redemoinho) de convergência intertropical, somatizadas com incidências de frentes frias. Agora, que considero uma classificação descabida, de se classificar a estação chuvosa(dentro da normalidade) das regiões semi-áridas da biosfera terrestre, de "La Niña", em uma convenção, mal colocada, pois, não existe, em nenhuma parte do mundo, culturalmente falando, a cultura do La Niña, a Menina Jesus...

Deixando este fato e/ou outras conjeturas de lado, retornemos de fato(segundo, meu ponto de vista) para a essência do El Niño. Por ser a principal, causa na formação de secas, a todas as regiões semi-áridas da biosfera terrestre... Por outro lado, provoca enchentes no sul e sudeste do Brasil, e como também, fortes chuvas no Alasca e no Canadá... Será que essas fortes chuvas no Alasca e na Canadá, são decorrentes do El Niño? Ou é, devido, das atividades vulcânicas submersas no oceano pacífico, próximas a esses países?...Deixando as águas marítimas dessas localidades(Alasca e Canadá), susceptíveis a intensa evaporação, que por via de conseqüência, formando chuvas.

Em qualquer, quadrante da biosfera terrestre quer seja no Hemisfério Sul e no Norte, as chuvas são formadas, por convergências de umidades intertropicais e/ou por frentes frias. Naturalmente, as umidades intertropicais e as frentes frias, são formadas, basicamente, por estações de calor, principalmente, no verão, nos seus respectivos hemisférios. Entretanto, segundo, meu ponto de vista, as atividades vulcânicas submersas nos mares e oceanos, vem aquecer as águas marítimas e oceânicas. Corroborando em parte, na evaporação das umidades intertropicais e formação de frentes frias. Já as "semi-atividades vulcânicas,", pois, não expelem lavas, só gases(ar quente e seco), que circundam os continentes, dissipam as condições favoráveis à formação de chuvas... Pois, o ar quente e seco, oriundo do interior dos vulcões em atividades ou não, chegando ao meio ambiente das regiões semi-áridas, aquecem a camada fria da troposfera., que funcionaria, como camada de condensação das chuvas...Não é a toa, que no deserto de Atacama, no Chile, na vila de Calama, não chove a séculos... Pois, o deserto de Atacama, fica bem próximo de uma cadeia de vulcões no litoral chileno e como também, devido à Cordilheira dos Andes, obstruírem o avanço de umidades para o interior deste mencionado País.

Estudando o "Vulcanismo", se vê que existem inúmeros vulcões submersos nos mares, e principalmente, em todos os oceanos(Pacífico, Atlântico e Indico)da hidrosfera terrestre, afora os vulcões que circundam os continentes. Na América do Sul ocidental, desde seu extremo sul, na Patagônia Chilena até o seu extremo Norte, na Colômbia na divisa com a América Central no Panamá. Não é diferente também, desde o extremo sul da América Central Ocidental até extremo norte da América do Norte, divisa com circulo polar ártico.

Principalmente, na Indonésia, que é plenamente, circundada por vulcões. Por falar na Indonésia, na literatura da "Ciência Meteorológica, diz, que os períodos de estiagens(secas) na Indonésia e regiões circunvizinhas, como por exemplo, na Austrália setentrional, decorrem devido ao El Niño". Mas, entretanto, são, mais, decorrentes, das atividades dos vulcões, que circundam a Indonésia, Liberando gases quentes e secos para o clima da Indonésia, dissipando as possíveis formações de chuvas.

PEDRO SEVERINO DE SOUSA

LEIA www.google.com.br, " PEDRO SEVERINO DE SOUSA"
O HOMEM: FILHO PRÓDIGO...
MATANDO SUA MÃE NATUREZA...


Ultimamente o que se vê mais na mídia Internacional e Nacional, principalmente, na Rede Globo(Fantástico, Jornal Nacional, entre outros), é reportagem sobre aquecimento global... Aonde mostra com toda evidencia que o homem é o maior causador deste desequilíbrio socioambiental... Como por exemplo, secas em muitos rincões mundiais, e enchentes em muitos outros...

Que entre tantas coisas... Se não houver uma redução de pelos menos 20% das emissões de gases poluentes jogados na atmosfera pelas as ações antrópicas... Estará a humanidade ainda dentro deste Séc. XXI, a um Holoucasto Ambiental... Diante deste quadro dantesco... Faz-se necessário uma reflexão:

É sabido por todos, que somos a "Obra Prima", desta "Mãe Natureza"... Pois, isto se vê nitidamente, na jornada da evolução da vida...

No principio a vida era formada por seres primitivos unicelulares...

Depois uma série fantástica de interações, mutações e evoluções de inúmeras espécies vegetais e animais... Que decorrente disto culminou com a espécie animal racional, que é a espécie humana...

Paradoxalmente, a própria espécie humana , produto acabado desta natureza, está literalmente acabando o equilíbrio desta mesma natureza. Aliás, em poucos séculos, certamente levará a destruição da biosfera terrestre e a destruição da própria humanidade...

quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A QUESTÃO DA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASIL

A QUESTÃO DA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO BRASILA lei nº 9.433, de 8 de Janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos, criando o Sistema Nacional de Gerenciamento de Recursos Hídricos, regulamentando o inciso XIX do art.21 da Constituição Federal, que altera o art. 1º. da lei nº 8.001, de 13 de março de 1990, que modificou a lei nº 7.990, de 28 de dezembro de 1988... Seria uma lei quase perfeita no Gerenciamento dos Recursos Hídricos no Brasil, se não tivesse quase por completo de omitirem Títulos, Capítulos e Incisos nas gestões dos Recursos Hídricos Subterrâneos e Costeiros... Só não houve a omissão plena na gestão do dos recursos hídrico subterrâneos, devido terem disciplinado nos Art.12 (estão sujeitos a outorga pelo poder publico os direitos dos seguintes usos de recursos hídricos), no incisoII (a extração de água de aqüífero subterrâneo para consumo final ou insumo de processo produtivo) e no Título II, Das Infrações e Penalidades, no Art.49 (constitui infração das normas de recursos dos hídricos superficiais e subteraneos), no incisoV (perfurar poços para extração de água subterrânea ou operá-los sem a devida autorização)...
Que concerne aos recursos hídricos costeiros, o litoral e os mangues (regiões nas desembocaduras dos rios), talvez por se tratarem de águas salgadas e superficiais, não teve nenhum Titulo, capitulo e/ou artigo e inciso que tratasse deste assunto. Como as águas semi-salgadas dos mangues, não servissem para projetos de carciniculturas... Além da necessidade, em um futuro não muito longe, de se construírem usinas dessalinizadoras, de água do mar, para abastecimento humano, e até mesmo para irrigação de lavouras...Pois, já existem inúmeros exemplos disto no oriente médio e no país de Israel...Que aqui no Brasil, por incrível que pareça, na região sudeste, principalmente na Grande São Paulo e no Estado do Rio de Janeiro, devido aos periódicos e repetitivos (anos após anos) por apresentarem baixos níveis dos mananciais do sistema Cantareira e do Rio Paraíba do sul, mananciais estes que abastecem São Paulo e Rio de Janeiro, respectivamente, que num futuro bem próximo, é só questão de tempo, estes citados mananciais (Sistema Cantareira e do Rio Paraíba do sul), entrarão em colapso... Até porque é crescente a demanda de água nos grandes centros populacionais desta mencionada região sudeste, principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro... Ou se usa, a dessalinização de água do mar, ou se usa, em larga escala, a água do Aqüífero Guarani, corroborando (no mínimo), no uso racional na suplementação otimizada da demanda destes referidos mananciais.
O que se quis mostrar com isto, que a lei número 9.433, de 8 de Janeiro de 1997, que instituiu a Política Nacional dos recursos hídricos, só se preocupou em sua essência, com os recursos hídricos superficiais, esquecendo em parte os recursos hídricos subterrâneos e costeiros...Não viram, que temos um riquíssimo lençol freático, onde o aqüífero Guarani, que segundo, alguns especialistas estimam que este mencionado aqüífero tem um volume de mais de 50 (cinqüenta) quatrilhões de metros cúbicos de água... que corresponde a muitas baias da Guanabara.. Que este citado volume, daria para abastecer uma cidade no porte de São Paulo, por mil anos. que tem uma população aproximada de dez milhões de habitantes...só para si ter uma idéia da grandeza deste mencionado aqüífero, é fonte natural de toda Bacia Platina: Rio Paraná, Rio Guaíba, Rio da Prata, além das lagoas dos Patos e Mirim...
Temos também, nos limítrofes do Sul do Piauí, com o Norte de Tocantins e o Oeste da Bahia, um grande aqüífero, que alimenta três grandes Rios Brasileiros, que são: Rio são Francisco, Rio Tocantins e finalmente Rio Parnaíba, encravado no sertão do Piauí, e esse Rio só é perene, devido a este referido aqüífero... Pois, como se sabe, o clima do Piauí, é semi-árido, sujeito às secas periódicas.. E que uma grande parte da população brasileira não sabe, que o Recife, capital Pernambucana, estar encravado em cima de um Bolsão de água subterrânea, Apesar de já poluído, devido às poluições dos Rios Capibaribe e Beberibe, devido o Recife ser muito baixo em relação ao mar...Mas, para isto, existem as tecnologias das engenharias sanitária e ambiental... Para tratar e despoluir águas poluídas e contaminadas... Além de termos uma zona costeira de quase oito mil quilomentos de extensão, que vai do Oiapoque ao Arroio chui...E que pelo visto, o que não se dar para conceber, é que se crie uma lei para gerir os recursos hídricos brasileiros, e não se coloca pelo menos um artigo ou inciso que tratasse dos recursos hídricos costeiros...Provavelmente, talvez por não pensaram, que as águas litorâneas (do nosso Oceano atlântico), fossem possível de gerar energia elétrica, através da “força de suas ondas”
A gestão dos recursos hídricos, não é só gerir a “demanda”, é sobretudo, de aumentar a “oferta”, obviamente, se sabe, que gerenciando a demanda, intrinsecamente, aumenta a oferta...Mas, entretanto, se precisa institui uma Política de se aumentar propriamente dito, a oferta dos recursos hídricos brasileiro. Agora vão perguntar, como? Sabe-se, que a política de açudagem e/ou de barragem, estar obsoleta e ultrapassada, por ser impactante ao meio ambiente, ou melhor, a fauna e flora, aonde se constroem obras hídricas, gerando até mesmo, conflitos agrários...Pode-se, perfeitamente, se usar a política de cisternas de placas, barragens subterrâneas e uma Política de sinergia das águas superficiais para os aqüíferos existentes, até porque, irá minimizar na evaporação deste liquido tão precioso (a água)...Evitando desta forma, que as águas das chuvas, fiquem expostas em espelhos de água ao sol, sendo susceptíveis a intensas evaporações...Só para se ter uma idéia, a evaporação em média do semi-árido brasileiro, varia entre 2.000mm a 3.000mm ao ano...
Enfim, não é à toa que a CNBB (Confederação Nacional dos Bispos do Brasil), através da Campanha da Fraternidade de 2004, Água: Fonte de Vida, propôs ao Governo Federal, a reformulação da lei 9.433 de 8 de Janeiro de 1997, que institui a política dos recursos hídricos...Dando destaque também, aos recursos hídricos subterrâneos e costeiros...

PREVISÕES METEOROLÓGICAS PARA O NORDESTE DO BRASIL, PARA O ANO DE 2008

CONVERSAÇÃO ENTRE PEDRO SEVERINO(www.pedroseverino.xpg.com.br.)

E DANIEL PANOBIANCO(
www.deolhonotempo.blogspot.com/ ):


SOBRE PREVISÕES CLIMATOLOGICAS PARA O ANO/2008 NO NORDESTE DO BRASIL...DATA: NOVENBRO/2007.

Olá Daniel Panobianco,
Gostaria de saber...O comportamento do El Niño agora entre Out/Novembro/2007?
Abraços.

Oi meu caro PEDRO SEVERINO, Vi no boletim do Cptec que La Niña continua na ativa, com intensidade indo de moderada pra forte. Nas imagens, frações anômalas de até -3°C.Vejo que prossegue a afirmação, pois já estamos indo pra 4° onda polar que atinge latitudes menores no mês de novembro, inclusive esta das últimas 24 horas trouxe reflexo até em Rondõnia.Amanhã chega mais um pulso frio continental, com centro de 1030. Em anos de normalidade isso não foi presenciado. Ainda creio em supresas na fase fria do próximo ano, visto também que a atividade solar é a menor dos últimos anos. Estamos ai!Abraços

Tenho acompanhado a seca no norte de Minas e interior do Nordeste.Não seria uma anomalia "anormal" devido ao La Niña?Normalmente chove mais no Nordeste e a seca é marcada no Sul, mas já reparou que tem coisa invertida ai?Na verdade acho que o que nós levamos de praxe na tabela dos estudos da climatologia de 30 anos não confere mais com tanta transformação. Acompanho os noticiários de diversos meteorologistas, que dão entrevistas em jornais e tvs, e a maioria se perde ao confirmar tal evento extremo.Tenha um bom dia






Olá Daniel Panobianco,
Então sendo assim, com o La Niña atuando... Ao invés do El Niño...Certamente, aqui no semi-árido do Nordeste do Brasil...Teremos no ano/2008...Um bom inverno, ou seja, um ano com excelente índices pluviométricos...
Isto digo assim...Por que todos sabem, principalmente, os meteorologista através dos seus "Estudos Meteorológicos"...Em ano/2007... Aonde atua o La Niña...O ano/2008 subseqüente, é um ano acima de suas "Médias
Históricas Pluviométricas"...Para os Sertões do Nordeste do Brasil, Indonésia e Austrália setentrional...

Sendo assim,
Tomara que seja... Tirará os "Sertões do Nordeste do Brasil.. De mais um ano de seca...Aonde, certamente, salvará as nossas lavouras...E aumentará a disponibilidade dos nossos Recursos Hídricos...
Abraços.
PEDRO SEVERINO (
www.pedroseverino.xpg.com.br)

UMA REFLEXÃO SOBRE A TRANSPOSIÇÃO

SÃO FRANCISCO: O RIO DA POLÊMICA
http://jornal.onorteonline.com.br/domingo/
http://jornal.onorteonline.com.br/domingo/especial/
UMA REFLEXÃO SOBRE A TRANSPOSIÇÃO
www.pedroseverino.xpg.com.br
Minha estimada *Dorismar, ( http://www.orkut.com/Scrapbook.aspx )

Em reposta ao seu questionamento sobre a transposição... Como você sabe...Que não sou nenhum empresário do agronegocio...Nem tão pouco...Ativista de Org(s) ambientais...Nem sobretudo, Político, a favor ou contra a transposição...Aonde quase todos esses personagens citados anteriormente, com pouquíssimas exceções, ao meu vê, são os algozes do desenvolvimento do nordeste...Parece paradoxal...Mas, é verdade...Neste interino, vamos aos princípios fundamentados abordados anteriormente por mim... Diante do exposto, explico:

Nenhum desses três segmentos, ou seja, os empresários do agronegocio, ativista de org(s) ambientais, nem tão pouco, os Políticos de modo geral...Até mesmo muitos nordestinos, pois, muitos deles, sendo a favor ou contra, ficam fazendo do projeto da transposição, como palanque eleitoral... Alimentando como sempre... Como você mesmo falou: a "Indústria da Seca"...

Esmiuçando este pensamento meu, vamos a suas entrelinhas:
- Primeiro ponto:
Os empresários do agronegocio, nunca tiveram interesses de investirem aqui no nordeste... Pois, o que eles querem mesmo do nordeste... De fato, é só a mão-de-obra barata... Para serem usados como operários no centro-sul do País... Estimulando pelo visto, o êxodo rural...

- Segundo ponto:
Já os pseudos ativista de org(s) ambientais... Pricinpalmente, os nordestinos, como por exemplo, os do ASA(articulação do Semi-árido)... Aonde, congregam mais de duzentas org(s)... Tidas como org(s) socioambientais... Que só trazem "esmolas e conformismo"...Quando muito trazem...É só água de beber...através da difusão das cisternas de placas, mesmo assim , financiadas pelo Governo Federal... Entravando deste modo, o desenvolvimento econômico do nordeste Brasil...

- Terceiro ponto: Os Políticos... Pelo visto, dispensa comentários...

Diante do exposto, é salutar...
Refletirmos sobre esta questão tão problemática... Que é a Transposição...


"É público e notório que de fato existe um questionamento nacional sobre a viabilidade da Transposição (adução) das águas do "Velho Chico" para os Rios intermitentes do Semi-árido de Pernambuco, Paraíba, Ceará e Rio Grande do Norte...Logicamente, existem os que são a "favor" e outros "contra"...Obviamente, cada qual defendendo seus interesses...Agora o que não dar para se entender, e que ficamos todos nós (Políticos e Técnicos) se degladiando, e não resolvendo nada...Ao meu vê, devemos mudar o nosso paradigma de discussão, e concentrarmos esforços no sentido de se viabilizar Politicamente e Tecnicamente a Integração do São Francisco com as Bacias Hidrográficas Intermitentes Setentrionais do Nordeste do Brasil"...Fixando o homem nordestino do campo...No campo...

"Só assim, sairemos deste atraso: Político-Econômico - Cultural, que ainda reina no Nordeste do Brasil...Aonde, teremos, nós nordestinos: " Água para todos" e consequentemente, desenvolvimento sustentável"... (grifos meus)

Donde se conclui:

" Nós nordestinos setentrionais... Não podemos mais viver eternamente... Só com água de Beber...(através de cisternas de placas)...Precisamos de Água...Para o nosso Desenvolvimento sustentável...

Gentilmente,
Pedro Severino de Sousa(www.pedroseverino.xpg.com.br).