domingo, 20 de maio de 2012

PROPOSTA DE ESTUDO DO PORQUÊ SE CHOVE... MAIS NOS FINAIS DE SEMANA... E FASES DA LUA... DE MINGUANTE A NOVA...E ESPECIALMENTE NOS CARNAVAIS.






VÍDEO INTERESANTE:

PRESSÃO ATMOSFÉRICA BARÔMETROS E INFLUÊNCIA NO TEMPO




PROPOSTA DE ESTUDO DO POR QUE SE CHOVE...
MAIS NOS FINAIS DE SEMANA...
E FASES DA LUA... DE MINGUANTE A NOVA?


Acredito que todos os institutos de Meteorologia do Brasil (CPTEC/INPE, INMET, entre outros), e no Mundo (Organização Mundial de Meteorologia- OMM)... Possuem as “Séries Históricas de chuvas” do Século XX... Por Dia, Mês e Ano em todas as regiões do Brasil. E a OMM- Organização Mundial de Meteorologia... Em todos os países existentes no mundo... E mesmo assim, ainda não se tem o estudo de  correlação de chuvas em todos os ecossistemas terrestre... Dos finais de semana e fases da lua... De minguantes à nova?... Entretanto, o que é visto, e observado por muitos ( os meteorologista empíricos, homens do campo, entre outros)...É que chove mais nos finais de semana...E fases de lua minguante à nova...

Neste caso abordado acima (o que é visto, e observado por muitos( os meteorologista empíricos, homens do campo, entre outros)...Por que chove mais nos finais de semana...E fases de lua minguante à nova?

É bom citar como parâmetro...O dilúvio ocorrido no Nordeste do Brasil em janeiro de 2004...Todo este dilúvio abordado anterior, concentrou-se do dia de 17 de Janeiro à 26 de Janeiro(vide, Calendário/Lunar/2004 (http://kalender-365.de/calendario-lunar-pt.php?yy=2004 ). Coincidência ou não...Neste período  de 17 de Janeiro/2004 à 26 de Janeiro/2004...Que o município de Passagem no Estado da Paraíba em Janeiro de 2004 choveu 633,4mm, que possui uma média histórica anual de 799,7mm(http://site2.aesa.pb.gov.br/aesa/sort.do?layoutCollection=0&layoutCollectionProperty=&layoutCollectionState=6&pagerPage=2).

E este período foi de lua minguante à nova...E de (2)dois finais de semana(17,18,24,25/Janeiro de 2004)...Aonde todos os grandes, médios e pequenos barragens e açudes do semi-árido nordestino...Estavam secos...Entretanto, encheram e sangraram. Como por exemplo, o Castanhão no Ceará, que possui capacidade máxima de 6.700.000.000( seis bilhões de e setecentos milhões cúbicos de água.

Então diante destes pressupostos levantados acima... Proponho o estudo do porque, se chove mais nos finais de semana... E fases da lua...Minguante á nova? Então, sendo assim, vamos a este questionamento.


Então, considerando que, todos os países quer sejam desenvolvidos, emergentes e/ou subdesenvolvidos...Nos finais de semana, em “Tese”...Diminuem consideravelmente, as emissões de gases poluentes para atmosfera terrestre...


Tanto, na diminuição das poluição dos gases emitidos pelas as suas industrias... E , principalmente, vêm diminuir, sensivelmente, pelos os automóveis, além de diminuir os vôos de aviões...

Por ser final de semana...Diminuindo pelo visto,  a temperatura da atmosfera...Que, conseqüentemente, vêm diminuir a temperatura da Troposfera(camada de condensação dos vapores em ascensão, até se encontrar a troposfera, por em “Tese”, se encontrar fria)...Favorecendo a formação de chuvas.

Já concernente,  as fases da lua de minguante a nova...Favorecer a formação de chuvas em todos os ecossistemas do climatologia terrestre, em suas estações chuvosas...

Se ver, considerando, os princípios das “Astrofísicas”, que a força de atração gravitacional mutua da matéria...Nas fases da lua...De lua minguante a lua nova...Vêm diminuir a “Pressão Atmosférica”... Vide, o link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro09/livro09Documentos/ceu_terra.pdf(O Céu e a Terra)...Favorecendo, também, a formação de chuvas em todos os ecossistemas da climatologia terrestre, em suas estações chuvosas.

Então, diante de tudo isto abordado acima propõe- se:

ESTUDO DO POR QUE SE CHOVE...
MAIS NOS FINAIS DE SEMANA...
E FASES DA LUA... DE MINGUANTE A NOVA...E ESPECIALMENTE NOS CARNAVAIS.



DO ESCRITOR
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB), 20 DE MAIO DE 2012
  






Nenhum comentário: