terça-feira, 20 de novembro de 2012

A SEMELHANÇA DA SUSTENTABILIDADE GLOBAL... AO UM NAUFRÁGIO... (SIMBOLICAMENTE FALANDO, É CLARO).






Fantástico Refaz Trajeto do Titanic Após 100 Anos do Naufrágio" - 720p HD




A SEMELHANÇA DA SUSTENTABILIDADE GLOBAL... AO UM NAUFRÁGIO...(SIMBOLICAMENTE FALANDO, É CLARO).


Neste mundo contemporâneo que vivemos da “Tecnologia de Ponta”, da Cibernética, da Física Quântica, entre outras tecnologias avançadas... O homem, já foi à lua...A NASA(Agência Espacial Norte - Americana)...Já gastou, ainda vem, gastando rios de dinheiro(dólares)...Pesquisando se existe Água no Planeta Marte...Afora, “Estudo Interestelar”.

Apesar de que,  vivemos  no “Planeta Terra”, que considero “Terra Planeta Água”...Pelo visto, o Planeta Terra, sempre foi rica em recursos naturais, principalmente, em recursos hídricos... Pois, 2/3(dois terço)do planeta terra, é composto de água... Entretanto, esta atual civilização, que é considerada  ultramoderna... Ainda não sabe, ou  não saberá(em curto prazo) sobreviver a iminente falta de água doce...Ainda dentro do Séc. XXI...Decorrente disto, a Água vai ter mais valor do que Petróleo...Que consequentemente, a “Falta de Água Doce”, num futuro próximo, supostamente, vai gerar a “Terceira Guerra Mundial”.

Partindo desses pressupostos abordados acima, considero o desenvolvimento da economia globalizada, tida como sustentável... Semelhante ao um naufrágio de um navio... Como por exemplo, o naufrágio do “Titanic”...

“Foi um navio transatlântico da Classe Olympic operado pela White Star Line e construído nos estaleiros da Harland and Wolffem Belfast, na Irlanda do Norte. Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico e afundou duas horas e quarenta minutos depois, já na madrugada do dia 15 de abril. Até o seu lançamento em 1912, ele fora o maior navio de passageiros do mundo.
Com 2.240 pessoas a bordo,[2] o naufrágio resultou na morte de 1.523 pessoas, hierarquizando-o como uma das piores catástrofes marítimas de todos os tempos. “O Titanic provinha de algumas das mais avançadas tecnologias disponíveis da época e foi popularmente referenciado como inafundável”
Fonte: Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


 Dentre as 1.523 mortas neste referido naufrágio do Titanic...certamente, dezenas ou talvez centenas, ironicamente, morreram de “Sede”...Mesmo,  estas pessoas vitimas de naufrágio do Titanic... Estando-as  sobre as águas do Mar das Irlanda do Norte...Logicamente, morreram de sede...Por que, não podiam beberem... “Água Salgada do Mar”!

Em suma, simbolicamente falando, pode acontecer com uma grande parte da humanidade atual...Apesar de estarmos(a humanidade), literalmente, arrodeado de águas...Pelos mares e oceanos...Entretanto, são águas salgadas...Neste caso, num futuro não muito longe...Serão salvas...As nações ricas...Detentoras da tecnologia de dessalinização da água do mar...Não só para “Água de Beber”...Sobretudo, Água para o “Desenvolvimento Sustentável Global”...


DO ESCRITOR DO LIVRO:
ÁGUA: A ESSÊNCIA DA VIDA.
PEDRO SEVERINO DE SOUSA
JOÃO PESSOA(PB), 19.11.2012


2 comentários:

Luz13 disse...

O seu artigo me fez lembrar de Aline, da Cidade das Pirâmides em seu programa De Olho No Mundo. Veja Planeta Terra e o ser Humano
http://www.youtube.com/watch?v=-SQ-HK4O4v8&feature=share&list=UUBvY_tI9xN0wVbBqJMxSr6g

Anônimo disse...

Que historia incrível foi essa do Titanic.
O filme capturou o acontecido no navio e ainda a tecnologia nao era como agora.
Um navio assim na atualidade até teria oftalmologia no rio de janeiro e todo tipo de lojas.