sábado, 20 de abril de 2013

OBRAS DA TRANSPOSIÇÃO EM MONTEIRO-PB... COMEÇARÃO EM JUNHO-2013





Obras da Transposição em Monteiro começarão em Junho-2013


PT03 COREMAS...TERRA DAS ÁGUAS.


Senador ainda se une e luta de Hugo Motta pela inclusão da adutora Pajeú que atenderá Maturéia e Texeira


Presidente da Comissão Externa para acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do
 Rio São Francisco (CTERIOSFR), o senador Vital do Rêgo (PMDB-PB), teve confirmado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, para junho a assinatura da ordem de serviço autorizando o início das obras da Transposição das Águas do Rio São Francisco no trecho que passa pela cidade de Monteiro, Cariri do Estado.


Segundo Vital, o ministro garantiu aos membros da comissão que realizaram audiência publica ontem (19) em Monteiro de que na cidade será construído o último trecho do Eixo Leste da Transposição, que vai trazer as águas do rio São Francisco para a bacia do rio Paraíba. De acordo com o projeto, esta etapa da obra vai beneficiar 72 municípios paraibanos das regiões do Cariri, Agreste, Brejo e
 Litoral. Entre as cidades beneficiadas, segundo o governo federal, estão João Pessoa, Campina Grande, Itabaiana, Cabaceiras, Bayeux e Santa Rita.



Ao todo, 127 cidades do Estado devem ser beneficiadas pela transposição. Além do eixo leste, via Monteiro, a Paraíba também vai receber os canais do Eixo Norte da Transposição, que vai beneficiar mais 55 cidades do Sertão paraibano. De acordo com o Ministério da Integração, as
 obras estão em andamento no município de São José de Piranhas, com trabalhos noturnos.


Outro anúncio de Bezerra foi que o Ministério da Integração está estudando a viabilidade técnica e financeira de abrir um eixo da obra no rio Piancó, no Sertão da Paraíba, para atender os municípios da região.


 

Livro Rio Piancó - O Pequeno Grande Rio (Lançamento em Coremas)


Livro Rio Piancó - O Pequeno Grande Rio (Lançamento em Coremas) 


Livro Rio Piancó - O Pequeno Grande Rio (Lançamento em Coremas



O deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) anunciou ainda que conseguiu com o apoio do senador junto ao Ministério da Integração Nacional a inclusão do município de Maturéia entre os beneficiados com a adutora. “Foi uma grande conquista, pois conseguiremos atingir um número maior de beneficiados. A seca é uma característica climática, mas os efeitos dela, através da garantia de abastecimento pela adutora, estarão sanados”,
 comemorou.


Apesar da conquista, Hugo Motta afirmou que ainda vai lutar para garantir a inclusão da cidade de Mãe D’água. “Não podemos nos acomodar. Se houver viabilidade técnica e disponibilidade de recursos, vamos brigar para que Mãe D’água seja incluída. Os paraibanos, o povo nordestino como um todo, não podem continuar esquecidos e recebendo benefícios aos poucos”, pontuou.



O Sistema Adutor do Pajeú vai contemplar mais de 500 mil pessoas, habitantes das cidades de 20 municípios de Pernambuco (Floresta, Betânia, Carnaubeira da Penha, Serra Talhada, Calumbi, Triunfo, Santa Cruz da Baixa Verde, Flores, Carnaíba, Quixaba, Afogados da Ingazeira, Iguaraci, Ingazeira, Solidão, Tabira, Tuparetama, Santa Terezinha, São José do Egito, Itapetim e Brejinho). Além destes, ainda três distritos (Canaã, em Triunfo; Tupanaci, em Mirandiba; e Riacho do Meio, em São José do Egito) – e o povoado de Nazaré do Pico, em Floresta. Todos eles inseridos na bacia do rio Pajeú. A Paraíba tem também outros oito municípios beneficiados pela Adutora do Pajeú (Princesa Isabel, Imaculada, Desterro, Livramento, São José dos Cordeiros, Taperoá, Teixeira, Cacimbas e, agora, Maturéia).


Para Vital trata-se da maior obra hídrica do país que quando estiver pronta vai mudar a face rural da região e trazendo esperança para os nordestinos que sofrem com os efeitos da seca. “Foi Nos garantido que até a próxima semana também será concluída a licitação para a construção do túnel da serra de Jabitacá, chamado de Meta III, pelo qual a água da transposição entrará em Monteiro, no eixo Leste. Esta fase a obra seguirá o sentido inverso, de Monteiro para o estado de Pernambuco.”



PT01 COREMAS...TERRA DAS ÁGUAS.



PT02 COREMAS...TERRA DAS ÁGUAS.




PT03 COREMAS...TERRA DAS ÁGUAS.



A comitiva presidida por Vital do Rêgo visitou os municípios de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba. A agenda inclui visita a etapas já concluídas do empreendimento, a exemplo de canais, aquedutos e da estação de bombeamento, além de outras em construção. O grupo que visita às obras da Transposição do São Francisco também é formado pelos senadores Vital do Rêgo, Cícero Lucena (PSDB/PB), Inácio Arruda (PCdoB/CE), Cássio Cunha Lima (PSDB/PB), Benedito de Lira (PP/AL) e Ciro Nogueira (PP/PI), a senadora Lidice da Mata, os deputados Hugo Mota (PMDB-PB) e Carlos Brandão, o Ministro Fernando Bezerra, além das equipes técnicas do MI e de órgãos de controle. Esta é a segunda visita dos parlamentares ao empreendimento, tendo sido a primeira realizada no Eixo Norte em março deste ano.

Assessoria( Portal PBAGORA  )

Nenhum comentário: