quarta-feira, 25 de junho de 2014

O SISTEMA CANTAREIRA...A CADA DIA PIORA...



O SISTEMA CANTAREIRA...A CADA DIA PIORA...



 E o pior, entretanto, resta saber se a  ANA - Agência Nacional de Águas, Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. SABESP... E o COMITÊ ANTICRISE DO SISTEMA CANTAREIRA...  “Não” estão considerando o “Assoreamento” deste Sistema Cantareira...Que existe desde do inicio da década de 70.

Diante disto, sabe-se que segundo estudo da Organização das Nações Unidas (ONU)...Considerando que a partir de estudo realizado pela Eletrobrás/IPH (1994) pode-se concluir que a perda anual de capacidade  de armazenamento dos reservatórios do nosso país é de aproximadamente 0,5% ou um pouco mais nestes anos: 
Carvalho, 1994).

Então considerado 0,5% por ano...Para o Sistema Cantareira...Por ter sido construído no inicio da década de 70... Assim sendo, considerado que o Sistema cantareira, já existe há 40 anos...
sendo assim, multiplica-se 40 x 0,5% = 21.5%......Ou seja, o sistema cantareira, possui dentro de um cenário otimista... Hoje(Junho de 2014), possui um assoreamento de 20%...

Se o Sistema Cantareira hoje(25.06.2014, Quarta Feira), o seu volume útil com o volume morto...Só contabiliza 21.5%...Imagine quando subtrair 20% de assoreamento...Restará somente...  (21.5% x 20%) = 4.3%...

Então 21.5% (-) = 4.3% %) = 17.2 %...Na  verdade o Sistema Cantareira hoje(25.06.2014, Quarta Feira...Só detêm somente 17.2 %...De sua capacidade máxima...Contabilizando com seu volume morto.

Em suma, entretanto,  considerando uma “Perda Diária” de somente 0.2%...Dentro de uma hipótese otimista...”O Sistema Cantareira”...Só restará com somente 6(seis) meses de “Vida Útil”.

Sabe-se que a “Estação Chuvosa na Região Sudeste(onde o Estado de São Paulo está contido) começa em Outubro...Entretanto, a demanda(vazão) para atender uma população de entorno de 9(nove) milhões...Que corresponde a 47% da capital de São Paulo...Repito esta demanda(vazão) é de 34(trinta e quatro) metros cúbicos por segundo.

Então diante disto...Pergunta-se...Será que com a estação chuvosa, que só começa em Outubro...Recuperar “Simultaneamente” na “Recarga” deste citado sistema Cantareira...E no suprimento do abastecimento humano, comercial , industrial.. Entre outras demanda desta colossal população?  


Entretanto, é meu ponto de vista (considerando essas ‘variáveis’ abordadas acima)...No resto, são “Meras Especulações”...Todavia, com uma ‘Visão Cientifica’...Vejo assim...E ‘Ponto final’.


Do Escritor
Pedro Severino de Sousa
João Pessoa(PB), 25 de Junho de 2014









Um comentário:

Anônimo disse...

Boa tarde,gostaria e dizer que gostei muito do seu blog,na verdade levei um susto quando estava fazendo uma pesquisa na net,e o achei,pois em 2010 eu fiz um blog e por incrível que pareça ele tem o mesmo nome do seu,bom gostaria de saber se o senhor poderia me ajudar com algumas postagens assim poderias expandir nossos contatos e transmitir nossas mensagens de preservação do meio ambiente a mais pessoas,fico no aguardo,des de já obrigado.