sexta-feira, 8 de agosto de 2014

COMO RECARREGAR OS AQUÍFEROS (ÁGUAS SUBTERRÂNEAS)... DE TODOS OS ECOSSISTEMAS DA HIDROGEOLOGIA TERRESTRE?... (DENTRO DE UMA DIMENSÃO DE UMA ESCALA HIDROGEOLÓGICA GLOBAL).





VÍDEOS:

Água Subterrânea: Aquíferos





O Magnífico Aqüífero Guarani



COMO RECARREGAR OS AQUÍFEROS (ÁGUAS SUBTERRÂNEAS)... DE TODOS OS ECOSSISTEMAS DA HIDROGEOLOGIA TERRESTRE?... (DENTRO DE UMA DIMENSÃO DE UMA ESCALA HIDROGEOLÓGICA  GLOBAL).


Desde por volta de 6.000 a.C., alguns grupos humanos descobriram a técnica de produção de cerâmica pelo aquecimento da argila...Com a diversidade na produção, a especialização do trabalho e as novas funções na sociedade contribuíram para que algumas comunidades de agricultores se transformassem em vilas e cidades, constituindo o que alguns historiadores chamaram de Revolução Urbana.

E com o advento da Revolução Industrial que teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias...E finalmente, com a chegada da Tecnologia de Ponta, na atual... ‘Idade Contemporânea’, vem ainda mais, aumentando substancialmente, aglomeração ‘Urbanizacional  Mundial”.

Como se vê, com o contínuo crescimento da urbanização, ou seja, as matas, florestas e vegetação sendo substituída sucessivamente pelas “selvas de pedras”, isto provocam vulnerabilidade ao equilíbrio da natureza. Pois, diminui consideravelmente a evapotranspiração, a evaporação dos solos umedecidos, que são cobertos pelas construções civis. Decorrente disto diminui a umidade relativa do ar destes ecossistemas e, no decorrer do tempo, cria-se uma climatologia, tendenciando a ter um clima semelhante ao clima deserto, quente e árido.

É nitidamente percebível que as grandes metrópoles como São Paulo e Rio de Janeiro (Brasil), México (capital do México), Nova York (Estados Unidos), Londres (Inglaterra),Moscou(Rússia) e Tóquio (Japão) são verdadeiras “florestas de concreto armado”. E que estas referidas “selvas de pedra” vêm gradativamente degradando seus meios ambientes que, por vias de conseqüência, vêm cada vez mais ceifando sua biodiversidade. 

É óbvio que esta desenfreada urbanização acelera a desertificação destes ecossistemas onde estas metrópoles estão situadas e suas áreas circunvizinhas. Como efeito imediato deste quadro e desmatamento das matas e florestas para construção de cidades e seu crescimento, na sua grande maioria geram-se verdadeiros cortiços urbanos (inchamento urbanos), principalmente nos países subdesenvolvidos, decorrentes do êxodo rural. Esse êxodo rural motivado pela ilusão cultural da Revolução Industrial e basicamente por não existir uma política agrícola/fundiária para o homem do campo. Muitas metrópoles regionais, como Rio de Janeiro e São Paulo (Brasil) e México (capital do México) sofrem nas suas estações de chuvas com inundações e desabamentos e muitas vezes com mortes de inúmeras pessoas. Mais recentemente (dezembro, 1999) no país da Venezuela, mais precisamente em sua capital, Caracas,  ocorreram enchentes nunca vistas neste país, matando centenas de pessoas e desabrigando outras de milhares.

Portanto, estas enchentes e inundações nas grandes cidades são uma prova incontestável dessas ocupações territoriais inadequadas, ou seja, pela ausência de um planejamento Urbanizacional na ocupação do espaço geográfico e principalmente pela falta de uma política de ocupação obedecendo a critérios ecológicos.

Além,  destas megalópoles mundiais, que são verdadeiras “Selvas de Pedras”...Que, vem progressivamente,  “Impermeabilizando”, tanto para a ‘Infiltração’, como para a ‘Evapotranspiração’,   através de ‘Asfaltos e Pavimentos’... Todos  os solos de todos os ecossistemas do clima terrestre...Que obviamente, vem diminuir a infiltração para todos os aqüíferos(águas subterrâneas)...Que conseqüentemente, vem substancialmente, diminuir a ‘Evapotranspiração’ desses ecossistemas...Ocorrendo pelo visto, o aumento da Semi-áridez de todos os ecossistemas terrestre...Ocasionando dentro de um futuro próximo, uma diminuição acentuada, na formação de chuvas...De todos  os climas chuvosos...Quer seja ‘Tropical ou/e Subtropical...Não excedente, até mesmo, o clima amazônico...Pois, já existem ‘Estudos Hidrológicos...Que diz, que a “Amazônia”...Se tornará um grande Cerrado”.

Um exemplo patético de tudo isto... Ou seja, o aumento da Semi-áridez de todos os ecossistemas terrestre...É sobre a diminuição dos índices de chuvas na região sudeste do Brasil(Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro), principalmente no Estado de São Paulo, aonde o “Sistema Cantareira”, onde abastece 45% da grande Capital de São Paulo, em torno de 9(nove) milhões de pessoas...Que hoje(07.08.2014, Quinta feira)..Se encontra com somente 14,6% de seu volume morto...Se no decorrer desses meses subseqüente(Agosto, setembro e Outubro/2014)...Não houver uma recarga de chuvas suficiente... Certamente, entrará num provável  ‘Colapso Hídrico...

Então, diante do exposto acima, ‘Urge’ em caráter de urgência/urgentíssima que a “Geopolítica Nacional e Internacional”, através da ONU(Organização das Nações Unidas)...Elaborem, como por exemplo, que recarreguem os aqüíferos(águas subterrâneas)...De todos os ecossistemas da hidrogeologia terrestre(dentro de uma dimensão de uma escala hidrogeologia global).

Sendo assim, como assim?

Como por exemplo,  o “Brasil” de dimensão continental, maior detentor de água doce do planeta, através das bacias hidrográficas (bacia amazônica, bacia do S. Francisco, bacia do Tocantins Araguaia e bacia Platina), aonde são despejados milhares de metros ou talvez milhões de metros cilíndricos por segundo (m³/s) nos mares (oceano atlântico) das respectivas regiões, quase sem nenhum aproveitamento ao longo dos cursos de suas bacias hidrográficas pelos poderes públicos constituídos (Federal, Estadual e Municipais).

Como se sabe que o problema crucial para a humanidade no atual milênio, vai ser a falta (escassez) d'água e o Brasil ser o maior detentor deste liquido preciosos (ouro liquido) e que num futuro próximo a água vai ter mais valor que o petróleo...

Então, portanto, cabe ao governo brasileiro, traçar uma política de armazenamento desses recursos hídricos. Que estão sendo despejados, diuturnamente nos mares de suas respectivas regiões no intuito de termos a maior reserva de água doce do planeta, para quando formos procurados por outros países e com certeza vai ser... E certamente, seremos o maior exportador d'água doce do decorrer desse novo milênio...

Sendo assim, como fazer isto? No caso, especifico do Brasil...Dentro de uma premissa hidrológica...Sugere-se que, no período chuvoso...Nas principais bacias hidrográficas brasileira (bacia amazônica, bacia do S. Francisco, bacia do Tocantins Araguaia, bacia Rio Grande/Tietê/Paraná  e bacia Platina...Em seus respectivos período de enchentes...Nos seus ‘Pontos localizados’ de “Alagamentos”...Drenem as Águas dessas “Enchentes”...Para os seus respectivos ‘Lençóis freáticos’, ou melhor, as suas águas subterrâneas...Só assim, além de  se combater as enchentes nestas regiões... certamente, também,  melhorarão os níveis estáticos e dinâmicos dessas bacias hidrográficas brasileira, concernentes as suas águas...De seus aqüíferos,  mencionados acima...

Agora, entretanto, ao meu vê, “Se”, realmente, os movimentos magmáticos do interior da terra, decorrente do aumento( El Niño ) e/ou diminuição(La Niña) da intensidade do calor oriundo do seu magma…Aonde ocasiona as colisões das placas tectônicas, terremotos, maremotos, tsunamis, atividades vulcânicas submersas nos mares/oceanos e as atividades vulcânicas continentais…Vem intensificar a evaporação das águas dos mares e oceanos...E principalmente, a evapotranspiração das águas subterrâneas...E ‘Se’ essas águas subterrâneas “Estão” com os níveis estáticos e dinâmicos ‘Baixos’...Vem inexoravelmente, diminuírem  os níveis de chuvas...Em todos quadrantes da ‘Biosfera terrestre...

Em suma,  ‘Se” em algum dia no futuro próximo...Os poderes públicos constituídos (Federal, Estadual e Municipais)...No caso do Brasil...E os poderes da “Geopolítica Internacional”, através da ONU- Organização das Nações Unidas...Implementarem “Políticas Publicas”...De “Se” construírem “Obras Hídricas” , para recarregarem os aqüíferos(águas subterrâneas)...De todos os ecossistemas da hidrogeologia terrestre(dentro de uma dimensão de uma escala hidrogeologia global)...Só assim, ao meu vê, retomará a “Sustentabilidade da Geopolítica Mundial...E certamente, evitará um Holocausto Ambiental...Na “Sobrevivência da Humanidade”...Dentro do “Planeta Terra”...No resto, são conjecturas dos interesses  do “Capitalismo Selvagem...Ou seja, “Ávidos por Lucros Fácies”...Em detrimento da sobrevivência da própria “Humanidade”...

Entretanto, é meu ponto de vista.

Do Escrito ( Pedro Severino de Sousa  )do Livro:
Água: A Essência da Vida...
E suas Perspectivas para o Futuro.
João Pessoa (PB), 08 de Agosto de 2014.

         
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Revolução urbana

Revolução Industrial

Alta tecnologia

URBANIZAÇÃO E SUAS CCONSEQÜÊNCIAS
( livro : Água a Essência da vida)

Área e população dos continentes (modelo de seis continentes)

Ranking 2014: Demografia das maiores áreas urbanas do mundo, segundo Demographia.



Um Mundo Urbano.

Quase dez hectares são desmatados por minuto no mundo, avalia FAO

Aquífero Guarani

 

MPF QUER QUE ALCKMIN INICIE RACIONAMENTO DE ÁGUA JÁ

Os cerrados da Amazônia

DOMÍNIO DA BACIA DO AQUIFERO BEBERIBE  PERNAMBUCO-PARAÍBA


A GESTÃO DOS AQÜÍFEROS COSTEIROS DE PERNAMBUCO

Revista Água e Meio ambiente Subterrâneo

CAPA, CONTRA-CAPA E ORELHAS DO LIVRO: ÁGUA A ESSÊNCIA DA VIDA.


Aquífero do Recife corre risco de salinização

Perfuração indiscriminada ameaça aquíferos de PE

POTENCIALIDADES HÍDRICAS DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS DA REGIÃO SETENTRIONAL DO NORDESTE DO BRASIL

OS PROVÁVEIS IMPACTOS DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL NO MEIO AMBIENTE.

PROPOSTA DE ESTUDO DA METEOROLOGIA... PELA SISMOLOGIA.



Nenhum comentário: