quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

UMA AVALIAÇÃO DAS CHUVAS NO ESTADO DA PARAIBA... ATÉ 17.01.2017(TERÇA FEIRA)




UMA AVALIAÇÃO DAS CHUVAS NO ESTADO DA PARAIBA...

ATÉ 17.01.2017(TERÇA FEIRA)

Agora em Janeiro-2017...Patos/EMBRAPA 82,5


Entretanto, os demais Municípios do Estado da Paraíba....Bem abaixo da média...
Veja....Chuvas Acumuladas no ano: De 01/01/2017 a 17/01/2017

Certamente, outros municípios... Atingirão suas médias... Como Teixeira 119,0....São José de Piranhas 127,2...Serra Grande 105,3...Cajazeiras/Aç. Eng. Ávidos 88,6...Sousa 122,5...Portanto, só esses 6(seis) municípios...Jamais, vai...Representar a “Média Histórica do Estado da Paraíba...Em Janeiro de 2017...Que é acima de 50mm.

Pelo Andar da Carruagem....Esse Janeiro de 2017...Vai ser um dos anos...Menos Chuvoso do Estado da Paraíba...Em toda sua História...Da 'Serie Histórica de Chuvas para o Mês de Janeiro.

Pois, segundo Cálculos... Até ontem(17.01.2017, terça Feira)...A media Histórica de Chuvas no Estado da Paraíba...No Mês de Janeiro de 2017... Ainda... Não atingiu os 10%...Pense nisso.

Diante disto...Vem só confirmar:


REOCUPANTE: 
Pouca chuva no Nordeste deve durar até 2019, afirma climatologista
Para a produção agrícola esse cenário, se confirmado, poderá causar prejuízos à safra de verão.

Falta de chuva deve se estender até 2019.
O fenômeno climático começará a se intensificar entre os meses de setembro e outubro, permanecendo até 2019, é a afirmação do climatologista, Luis Carlos Molion.
Utilizando o sistema de previsão por similaridade, Molion explica que o La Niña deve seguir o padrão próximo ao ocorrido entre os anos 1999 a 2001 quando o fenômeno se estabeleceu após um forte El Niño de 1997 a 1998.

Segundo ele, com o esfriamento das águas do Pacifico um sistema de alta pressão permanece sobre o Brasil, sendo característico por ar seco que dificulta a formação de nuvens. Além disso, é comum por “altas temperaturas durante o dia e tempo mais frio durante a noite”, explica.
Dessa forma, o climatologista afirma que até 2017 o clima deve ser caracterizado por chuvas abaixo da média em todo o Brasil Central, com exceção da região Sul que tende a receber um volume maior de precipitações. Além disso, em anos de La Niña é comum o avanço de massas de ar polar que favorece a formação de geadas e alongamento de períodos de baixa temperatura.
Para a produção agrícola esse cenário, se confirmado, poderá causar prejuízos à safra de verão, especialmente para culturas como soja, milho e algodão. ” Há uma tendência de que as chuvas fiquem firmes somente a partir de novembro e, em geral os produtores querem plantar em setembro ou inicio de outubro”, ressalta Molion.

Além disso, há a possibilidade da ocorrência de veranico severo em janeiro, com a volta das chuvas em março, abril e maio, favorecendo então a segunda safra de milho.
Já no Sul, o estabelecimento da zona de alta pressão sobre o Brasil Central “tende a desviar as frentes frias que em geral passam sobre o Rio Grande do Sul, então há uma tendência de até 2017 à região tenha grande ocorrência de chuvas”, pondera o climatologista.

De acordo com Molion, o La Niña também favorece a formação de geadas e a manutenção de temperaturas até 2°C abaixo da média com o alongamento do inverno. Fator que pode ser prejudicial para a cultura do milho safrinha.

Para uma previsão de similaridade mais alongada, entre 2018 e 2019, o padrão climático deverá sofrer alteração, deixando o Sudeste, Centro-oeste, Norte e Nordeste mais chuvoso, e o Sul com menos presença de chuvas.

Portal Notícias agrícolas

Data: quarta-feira, Agosto 3, 2016


Resumo da Ópera:

Que essa Situação de Escassez de Chuvas (De Chuvas abaixo de Média)...Agora em Janeiro de 2017...Não é somente, no Estado da Paraíba...Está ocorrendo em todo Nordeste...Ou seja, desde do Piauí...Até a Bahia...No resto, são ‘Especulações de alguns ‘Meteorologistas”...

Em Tempo...

Certamente, outros municípios... Atingirão suas médias... Como Teixeira 119,0....São José de Piranhas 127,2...Serra Grande 105,3...Cajazeiras/Aç. Eng. Ávidos 88,6...Sousa 122,5...Portanto, só esses 6(seis) municípios...devido serem municípios localizados...Em cima...Ou abaixo de “Serras”...Como Teixeiras-PB, Patos-PB...Serra Grande-PB, São José de Piranhas-PB...Que fica abaixo da Serra de Monte Horebe-PB...

Essas ocorrências de Chuvas nessas localidades,...Vem ocorrerem, devido esses municípios citados acima, serem beneficiados...Por “Causa’, decorrente de “Pequenos Abalos Sísmicos’...Que Ocorrem nesse Período(Dezembro a Janeiro)...Nessas localidades respectivas...Aonde vem, aumentar a evapotranspiração dessas  já mencionadas localidades...Devido ao ‘Intenso Calor’...Dessas Pequeníssimas Placas Tectônicas...Existentes dentro dessa Bacia Hidrográfica Piancó-Piranhas-Peixe...

Diante disto...Veja esses Artigos:

OS ABALOS SISMICOS DE 2,0 à 3,7GRAUS NA ESCALA RITCHER EM PEDRA PRETA-RN... E AS CHUVAS DE 190MM EM SOUSA-PB...

O PORQUÊ DA MICRORREGIÃO DE CAJAZEIRAS NA PARAÍBA... AINDA SER CHUVOSO?



 
Do Escritor,
Pedro Severino de Sousa.
João Pessoa(PB), 18.01.2017.








Nenhum comentário: