domingo, 6 de agosto de 2017

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SEMI-ÁRIDO DO NORDESTE DO BRASIL .



 

HISTÓRIA EM AÇÃO - Profª Tati

"Se queremos progredir, não devemos repetir a história, mas fazer uma história nova. " (Mahatma Gandhi)

AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA GESTÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS NO SEMI-ÁRIDO DO NORDESTE DO BRASIL
Por Pedro Severino de Sousa.


“No Ensejo, dedico este trabalho científico a “Humanidade”, ou seja, a todo ser humano, indistintamente de cor, raça, sexo, nacionalidade, pobre ou rico, até mesmo, ao Presidente dos (EUA) Estados Unidos da América, o Sr. George Bush, o maior poluidor do mundo, e mesmo assim, ainda não aderiu ao tratado de Kioto. Para que conscientizemos todos desta problemática socioambiental mundial, trazida pelo “Aquecimento Global”, decorrentes das nefastas ações antrópicas. Para que num futuro não muito longínquo, a Humanidade, ainda dentro deste terceiro milênio, não se adentre a um possível holocausto ambiental.”


Oportunidade ímpar para nós nordestinos Pós-Graduandos neste Curso “lato-sensu” em Gestão em Recursos Hídricos de sermos ‘Especialistas’ de uma área tão carente desse tipo de profissional. Ao Nordeste, nossa terra, região tão escassa deste recurso hídrico, dedico meu esforço.


AGRADECIMENTOS

No ensejo, agradeço ao excelentíssimo Ilustríssimo senhor Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, por ter criado este Curso de Especialização em Gestão em Recursos Hídricos, voltado para o Nordeste, pela tri-parceria UFSC, UFAL e FUNIBER, com Apoio e financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Ministério de Ciência e Tecnologia e Fundo Setorial de Recursos Hídricos. Agradeço com muita gratidão, a todo seu corpo docente que, indistintamente, sem citar nomes, foram mestres nos vossos ensinamentos.
A Professora Maria Patrício Zuleica, minha incansável orientadora, que considero ser uma Cátedra neste ensinamento de trabalhos científicos. Afora, seu talento, que lhe é peculiar, de uma profícua professora de Pós – Graduação.
Ao Assistente Técnico do INNET (Instituto Nacional de Meteorologia), o Meteorologista, Francisco de Assis Diniz, meu co-orientador, que foi ao mesmo tempo, uma bússola e uma âncora, no momento difícil desta travessia e turbulência. Foi simbolicamente falando, esta travessia monográfica, que me fez chegar ao Porto Seguro.
Não diferentemente digo o mesmo a respeito do meu co-orientador (extra-oficial), o Professor Valdomiro Lucena da Fonseca Junior, além de ser o comandante deste suposto navio, que coadjuvou a minha chegada a Porto Seguro, me guiou em terra firme.

“Nada do que foi será de novo do jeito que já foi um dia; tudo passa, tudo sempre passará. A vida vem em ondas como o mar do infinito ao finito. Tudo o que se vê não é igual ao que a gente viu há um segundo. Tudo muda o tempo todo no mundo. Não adianta fugir, nem mentir a si mesmo...agora, há tanta vida lá, aqui dentro, sempre, como uma onda no mar”.
Como uma onda (Lulu Santos/ Nelson Mota)

Especialista explica o excesso de Chuvas




Lulu Santos - Como uma onda no mar. 

 

 

Do Escritor,
Pedro Severino de Sousa.
João Pessoa(PB), 06 de Agosto 2017.

Nenhum comentário: