sábado, 16 de fevereiro de 2019

PROPOSTA DE MINUTA PARA CRIAÇÃO DO PALARMENTO DE SEGURANÇA DE BARRAGEM (ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA).






PROPOSTA DE MINUTA PARA CRIAÇÃO DO PALARMENTO DE SEGURANÇA DE BARRAGEM

(ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DA PARAÍBA).







Neste momento de reflexão sobre o rompimento da Barragem de Brumadinho...Que veio despertar em todo Brasil, aos órgãos competentes deste setor... como por exemplo, a ANA(Agencia Nacional de águas)...E no Caso do Estado da Paraíba, a AESA(Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba)...Para terem um ‘Plano de Segurança de Barragens, com a finalidade de aferir ou melhor, redefinir um novo dimensionamento nos cálculos estruturais dessas barragens...Considerando os seus assoreamentos ou seja, os sedimentos recebidos ao longo do tempo de suas existências...Pois, diante disto, sabe-se as ‘Literaturas Especificas’(teses e outros trabalhos científicos)...Sempre ‘Coadjuvaram’ as elaborações de ‘Projetos’ de Barragens’...Considerando somente só...As Águas recebidas em suas ‘Bacias Hidráulicas’...E nunca essa ‘Engenharia de Barragens’...Considerou os ‘Sedimentos(assoreamentos)...Recebidos pela as ‘Barragens’... Ao longo de suas existenciais!...

Certamente diante disto, é ‘Imperioso’, ou seja, que na ‘Elaboração ou Confecção destes ‘Projetos de Barragens’ ...Seja ‘Imprescindivelmente’ considerado nos ‘Cálculos desses já referidos Projetos de Barragens...As ‘Cargas de Sedimentos’ ...Recebidos ao longo dos anos... ‘Uteis dessas Barragens...Pois certamente, influenciarão nas ‘Vidas Uteis’ ... Dessas Barragens! 

Enfim, certamente, irá também, suscitar a ‘Mensuração Real dos Volumes Atualizados... Desses mananciais...Depois de se realizarem os devidos ‘Estudos Batimétricos’ ...Para se constatar o verdadeiro volume desses mananciais para possuírem um ‘Balanço Hídricos atualizados’ ...E não um ‘Balanço Hídrico’ ...Do ‘Tempo’ que esses Mananciais...Foram ‘Inaugurados’ ...Com a finalidade das próximas ‘Outorgas’, serem concedidas para usos diversos (hidroelétricos, irrigações) ...E sobretudo, para abastecimento humano e dessedentação animal...Dentro de ‘volume Máximo’ ...Atualizados!

Em Suma, que esse proposto...
PALARMENTO DE SEGURANÇA DE BARRAGEM...
Conjuntamente, se ‘Junte’ com já existente PARLAMENTO DAS ÁGUAS...Da Assembleia do Estado da Paraíba...
Para suscitar uma ‘Maior(+) Eficiência’ ...Na Gestão dos Recursos Hídricos do Estado da Paraíba!

Do Escritor,
Pedro Severino de Sousa.
João Pessoa(PB), 08.02.2019

Nenhum comentário: