quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

PLANALTO COBRA FIM DE PASSIVIDADE DE GOVERNADORES CONTRA DESIGULADADES SOCIAIS NO NORDESTE.






VÍDEO SOBRE...


A TRISTE PARTIDA









PLANALTO COBRA FIM DE PASSIVIDADE DE GOVERNADORES CONTRA DESIGULADADES SOCIAIS NO NORDESTE.


O governo federal fez uma reunião durante todo o dia ontem com governadores do Norte, Nordeste e de Mato Grosso para cobrar a redução dos índices de analfabetismo e mortalidade infantil. Apesar de o encontro ter sido organizado pela Secretaria de Relações Institucionais, de José Múcio Monteiro, coube à ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) dar o puxão de orelhas nos governadores.

Dilma, candidata de Lula à sucessão, cobrou dos governadores e também dos prefeitos - que não foram convidados para o encontro - que abandonem a passividade, porque esses temas não podem ser solucionados pelo “governo central”. “Daqui de Brasília, nós não superaremos essas desigualdades e diferenças porque é na ponta, onde vocês estão, que as questões se resolvem”. A ministra disse que os modelos de desenvolvimento adotados anteriormente não consideravam o combate às desigualdades, mas concentravam renda. Apesar da cobrança, a ministra se mostrou sorridente e falante. Ao encerrar o discurso, pediu desculpas ao ministro Múcio por ter falado mais tempo do que ele.
O ministro José Múcio Monteiro afirmou que em março será firmado um compromisso entre União, Estados e municípios com o objetivo de diminuir os números negativos relativos aos indicadores sociais. “Em março, vamos firmar um compromisso para acelerar (as alternativas que visam a) redução das desigualdades regionais”, disse Múcio. “(Já conseguimos muito), há muito o que comemorar, mas há muito o que fazer nesses dois anos (até as próximas eleições)”, disse.




A divulgação dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi fundamental para que o governo federal despertasse para a necessidade de desenvolver políticas mais direcionadas ao combate às desigualdades sociais. O presidente Lula não gostou de saber que o Norte e Nordeste lideram o ranking nacional nessas áreas.


Ao sair da reunião no Palácio do Planalto, o governador Cássio Cunha Lima externou seu otimismo pela postura e iniciativa do governo federal, no sentido de estabelecer pactos, com metas, para que os entes federados avancem no combate às desigualdades sociais entre as regiões. “Foi algo de que sempre reclamamos e acho que é uma oportunidade histórica para virarmos o jogo em favor dos que mais precisam, principalmente no Nordeste” , avaliou Cássio.


O objetivo da reunião foi propor aos 17 governadores do Nordeste e Norte, além do Mato Grosso, parceria para reduzir os índices de desigualdade social nestas regiões. Os temas em discussão foram a mortalidade infantil, analfabetismo, agricultura familiar, registro civil, entre outros. Participaram da reunião os governadores do Norte, no caso Amazônia Legal - Amazonas, Amapá, Acre, Mato Grosso, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins - e do Nordeste - Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Sergipe. Nas discussões com os governadores estavam presentes os ministros de Relações Institucionais, José Múcio; da Educação, Fernando Haddad; da Saúde, José Gomes Temporão; do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel; da Secretaria Especial de Direitos Humanos, Paulo Vanucchi; e da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Mangabeira Unger.


FONTE:
FOLHAPRESS







UMA REFLEXÃO CRÍTICA:


Para se combater em princípio a desigualdade social no Nordeste... Seria interessante que o Governo Brasileiro, criasse um "Programa Social de Tarifa Zero"( similar ao "Fome Zero")...Sobre o custeio de "Energia Elétrica"...Só assim, tiraria o Nordeste do Brasil...Do atraso secular sócio-econômico-cultural...




Que sempre o "Sertanejo Nordestino"...Sofreram...Evitando desta forma o "Êxodo Rural"...Para outras "Regiões Brasileira"...Como por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo...Aonde certamente, repito, tirará o Nordeste do Brasil... Do atraso secular sócio-econômico-cultural... "

No ensejo, veja solicitando encaminhada para Ouvidoria da Câmera Federal...Encaminhada e solicitada por mim( Pedro Severino de Sousa).



PEDRO SEVERINO FAUSTINO Sousa
Para Globo Rural
mostrar detalhes 23 jan (6 dias atrás)







OUVIDORIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS
Por PEDRO SEVERINO DE SOUSA
em 21/1/2009

Ouvidoria da Câmara dos Deputados


Sr. PEDRO SEVERINO DE SOUSA



Comunicamos o recebimento de sua mensagem, nesta Ouvidoria Parlamentar, contendo informações do Blog Terra Planeta Água

(http://pedroseverinoonline.blogspot.c ... ordeste-do-brasil_21.html )...



A princípio, gostaríamos de esclarecer a real função da Ouvidoria Parlamentar da Câmara dos Deputados, estabelecida pela Resolução 19, de 2001. Trata-se de um canal de interlocução entre a Câmara dos Deputados e a sociedade, sendo-nos possível repassar aos parlamentares o pensamento da população, particularmente em se tratando de temas de grande recorrência. Dessa forma, a Ouvidoria pode agir como intermediária para fornecer subsídios que permitam aos parlamentares adotar ou rever posicionamentos, conforme a argumentação apresentada pelos cidadãos.

A participação da Ouvidoria Parlamentar foi fundamental em episódios recentes de grande repercussão nacional como o cancelamento do aumento de 91% aos parlamentares; o fim da remuneração no caso de convocação extraordinária e a redução do recesso parlamentar. Como vê, nosso trabalho é bastante específico e relacionado ao processo legislativo e à atuação dos parlamentares. Analisar produções jornalísticas seja elas editoriais (fruto da opinião de profissionais ou colaboradores de jornais, revistas ou outros veículos de comunicação), sejam elas reprodução de acontecimentos em destaque na mídia, foge completamente à nossa competência regimental. É importante encaminhar suas idéias aos deputados de sua confiança e manifestar-se sobre o assunto, basta utilizar a página http://www.camara.gov.br, atalho "Deputados", onde poderá localizar os endereços eletrônicos de todos eles.






Atenciosamente,
Assessoria da Ouvidoria Parlamentar
Ouvidor-Geral Deputado Carlos Sampaio





Ouvidoria da Câmara dos Deputados
Palácio do Congresso Nacional
Praça dos Três Poderes
Brasília - DF
CEP 70160-900
Tel.: 0800 619 619
http://prod5.camara.gov.br/sisouvidor







Seção de Atendimento a População/SECOM para mim
mostrar detalhes 12 jan (9 dias atrás)


Prezado Senhor Pedro Severino,

Recebemos sua mensagem e a encaminhamos à Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados e aos deputados federais eleitos pelo estado da Paraíba.

Colocamo-nos sempre à disposição e agradecemos o seu contato.


Central de Comunicação Interativa/Câmara dos Deputados
Disque-Câmara 0800-619619 e cidadao@camara.gov.br

De: pedrossjp@gmail.com [mailto:pedrossjp@gmail.com]
Enviada em: sexta-feira, 9 de janeiro de 2009 06:28
Para: Seção de Atendimento a População/SECOM
Assunto: FALE CONOSCO - 2253100552006

Fale Conosco - Geral
Ação: Sugerir
Nome: PEDRO SEVERINO DE SOUSA
E-mail: pedrossjp@gmail.com

Telefone: (83) 99873655
Cidade: JOÃO PESSOA/0
Mensagem: ACESSE O BLOG TERRA PLANETA ÁGUA

http://pedroseverinoonline.blogspot.c ... ordeste-do-brasil_21.html

E BLOG RIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL

http://riodaintegracaonacional.blogsp ... m/2008_11_01_archive.html
E LEIA:

Seria interessante que o Governo Brasileiro, criasse um "Programa Social de Tarifa Zero"( similar ao "Fome Zero")...Sobre o custeio de "Energia Elétrica"...Só assim, tiraria o Nordeste do Brasil...Do atraso secular sócio-econômico-cultural...Que sempre o "Sertanejo Nordestino"...Sofreram...Evitando desta forma o "Êxodo Rural"...Para outras "Regiões Brasileira"...Como por exemplo, Rio de Janeiro e São Paulo...Aonde certamente, repito, tirará o Nordeste




Nenhum comentário: