segunda-feira, 2 de março de 2009

PADRE DJACY BRASILEIRO, RECLAMA DE “SILÊNCIO” DE AUTORIDADES SOBRE TRANSPOSIÇÃO.





VÍDEO SOBRE...

Projeto Transposição do Rio São Francisco INPE/SP












PADRE DJACY BRASILEIRO, RECLAMA DE “SILÊNCIO” DE AUTORIDADES SOBRE TRANSPOSIÇÃO.



O projeto de transposição do Rio São Francisco volta a ser tema de discurso do padre Djacy Brasileiro, idealizador do protesto intitulado “cruz de latas”, que cobra atenção das autoridades na conclusão das obras. Segundo ele, está havendo um ‘silêncio’ e o projeto está sendo deixado de lado.

Djacy cobra dos paraibanos empenho na cobrança pela atenção constante para que as obras não sejam paralisadas. Ele também critica o Congresso Nacional por não priorizar o projeto, alegando que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva parece ser o único interessado em Brasília.


Ele sinaliza ainda a possibilidade de levar sua cruz de latas novamente à capital federal, com a intenção de pressionar os governante a acelerar a conclusão das obras e inauguração dos eixos leste e norte, que integra as bacias em quatro estados nordestinos.

Veja a integra do discurso do Padre Djacy Brasileiro:

“Desde há algum tempo, venho, através da imprensa, externando minha grande preocupação no que diz respeito à luta pela transposição. Percebo um silêncio total. De tudo se comenta, se debate, menos sobre esse projeto, tido como nossa grande redenção.

Algo estranho está acontecendo, não tenho dúvida. Todos estão mudos, pois, em Brasília, tenho a impressão que a transposição não é tida como prioridade pelo poder central, a não ser pela pessoa do Presidente Lula, talvez, o único interessado. Aqui na Paraíba, parece que o assunto morreu. Virou coisa do passado. Sinto que não existe mais aquela empolgação, aquele entusiasmo de antes. Sinto falta das mobilizações, a exemplo das que aconteceram em Santa Cruz, Sousa, Monteiro...

E agora, o que vai acontecer daqui para frente? Vamos ou não vamos continuar nesta luta tão humana, tão cristã, tão pertinente? Quanto a mim, nunca vou desistir de lutar, de empolgar-me por essa santa causa. Sabem por quê? Porque quero ver minha querida Paraíba recebendo água do “velho Chico”, para a felicidade dos meus conterrâneos, que tanto sofrem no período de longas estiagens. Ah, quem me dera ver o Lula inaugurar, pelo menos, o eixo leste no ano de 2010, no município de Monteiro. Como ficaria feliz o povo deste querido Estado, vendo as águas benditas do “Chico” entrando na sua terrinha paraibana.Acordemo-nos e demos continuidade à luta. Não nos esqueçamos da extensão e profundidade desta obra. Nosso povo sofredor clama pungentemente por essas águas. Então, vamos dar uma sacudida, mais uma vez, com garra, determinação e ousadia. Quero ver todos os segmentos representativos envolvidos nesta luta renhida. A vitória tem que ser nossa.


Estou disposto, repito contundentemente, a ir a Brasília, mais uma vez, e lá, em frente ao Palácio da redenção, erguer a famosa e histórica cruz de latas, para através desse gesto simbólico, dizer para o governo e o povo brasileiro, que milhões de nordestinos passam sede e esperam que as águas do rio São Francisco sejam sua redenção, não só saciando sua sede, mas também trazendo desenvolvimento sócio-econômico para esta região,o nordeste, tão sofrida,esquecida,marginalizada e muitas vezes, tratada com desdém, pelo poder público.

Só descansarei, quando vir este sonho concretizado. Por essa causa, vou até as últimas conseqüências. Não abandonarei esta bandeira”.


FONTE:
da Redação
WSCOM Online



Um comentário:

PauloAfonso disse...

Gentileza solicitar ao Padre Djacy que entre em contato comigo.
Tenho importantes sugestões a fazer com relação ao Projeto São Francisco.