quinta-feira, 2 de abril de 2009

TERRA: PLANETA ÁGUA.


Água que nasce na fonte serena do mundo.
E que abre o profundo grotãoÁgua que faz inocente riacho e deságuaNa corrente do ribeirãoÁguas escuras dos rios.
Que levam a fertilidade ao sertãoÁguas que banham aldeias.
E matam a sede da populaçãoÁguas que caem das pedrasNo véu das cascatas ronco de trovão.
E depois dormem tranquilasNo leito dos lagos, no leito dos lagosÁgua dos igarapés onde Iara mãe d'águaÉ misteriosa canção.
Água que o sol evapora pro céu vai emboraVirar nuvens de algodãoGotas de água da chuvaAlegre arco-íris sobre a plantaçãoGotas de água da chuvaTão tristes são lágrimas na inundaçãoÁguas que movem moinhosSão as mesmas águas.
Que encharcam o chãoE sempre voltam humildesPro fundo da terra, pro fundo da terraTerra planeta água... Terra planeta águaTerra planeta água.
(Guilherme Arantes)


VÍDEOS SOBRE ÁGUA:

A MENSAGEM DA ÁGUA



ÁGUA: A FONTE DA VIDA


TERRA: PLANETA ÁGUA.

2/3(dois terço) do planeta terra, é coberto de água, no entanto, dos l00% desta água, só 2,5% está disponível ao homem de uma forma potável, ou melhor, de água doce. E mesmo assim, 2% se encontram congeladas nas calotas polares e geleiras de montanhas, e como se vê, só mesmo 0,5% desta água está diretamente disponível ao homem, através dos rios, lagos, lagoa, represas, açudes, lençóis freáticos, etc.

Este 0,5% de água , aparentemente, parece ser pouco, mas no entanto, é muito... Pois, é um volume de água, consideravelmente colossal, por ser reabastecido, e em parte, renovável ano após ano... Entretanto, o homem, em busca de sua sobrevivência, ou melhor, da “mais valia absoluta”, para não dizer, ganância. Em conseqüência disto, polui imensamente, esta considerada pequeníssima parte de água (resguardada as devidas proporções), sem medir as conseqüências, que serão irreversíveis...

natureza terrestre, ano após ano, desde seu principio, através do seu ciclo hidrológico, alimentou e ainda alimenta os mananciais superficiais (rios, lagos, lagoas , etc) e os mananciais subterrâneos (os lençóis freáticos), que deu origem à flora e fauna terrestre...Desencadeando uma serie fantástica de interações, mutações e evoluções de inúmeras espécies vegetais e animais, desde os primeiros seres primitivos unicelulares ate chegar a espécie animal racional, que a espécie humana...Formando sua biomassa terrestre, que é biosfera terrestre.

Todavia, a biosfera terrestre, já passou pelo seu ápice, hoje se encontra num vertiginoso declínio, tanto da flora e da fauna, por causa do processo de desertificação, que logicamente, é um processo natural, entretanto, brutamente, acelerado pelo o homem, através da devastação do meio ambiente, como: desmatamento, poluição das águas e do ar.

O desmatamento é um crime irreparável ao meio ambiente, pois subtrai imensamente a umidade relativa do ar, deste ambiente que foi desmatado., Como se sabe, toda espécie de vegetação na sua fotossíntese, libera H2O(água) para atmosfera, através da evapotranspiração... Já na poluição das águas, tanto das águas dos mares e dos oceanos, e principalmente, das águas continentais, que afeta tremendamente, seu ciclo hidrológico, pois, diminui sensivelmente a evaporação na formação de chuvas...A respeito da poluição do ar, que provoca chuvas ácidas, que com o decorrer do tempo, vai pouco a pouco, matando as vegetações das regiões industrias e metropolitanas, devido a grande emissão de gases poluentes.

Então, como se vê, todos os fatores abordados anteriormente, ou seja, o desmatamento, a poluição das águas e do ar, se interagem, provocando um processo letal e gradativo de desertificação em todos os ecossistemas da biosfera terrestre.

Com a instalação do processo de desertificação em todos os quadrantes da biosfera terrestre, quebra inevitavelmente, o ciclo hidrológico, ou melhor, o ciclo das chuvas... Que decorrente disto, através do efeito dominó, quebra também, a seqüência natural, da cadeia alimentar, que com decorrer do tempo, vai matando paulatinamente toda espécie de vida na biosfera terrestre...

PEDRO SEVERINO DE SOUSA
João Pessoa(PB), 02.04.2009

Nenhum comentário: