terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Janeiro de 2015 está entre os mais secos de BH

Janeiro de 2015 está entre os mais secos de Belo Horizonte

seca que afeta o Sudeste do Brasil se agrava a cada dia em Minas Gerais, que já tem 50 cidades em racionamento oficial. Os problemas começaram há um ano, no verão de 2013/2014 que deveria ser de chuva, mas foi de seca. Na Região Sudeste, o trimestre dezembro-janeiro-fevereiro é o mais chuvoso do ano. Os volumes de chuva históricos mensais são muito elevados, especialmente em janeiro, muitas vezes se aproximando ou até superando os 300 mm.
A região de Belo Horizonte também vive o drama da seca. O ano de 2014 ficou entre os cinco mais secos já observados na capital mineira, em mais de 100 anos de medições do Instituto Nacional de Meteorologia.
O bloqueio atmosférico provocado pela ASAS – alta pressão subtropical do Atlântico Sul – atuou fortemente sobre Minas Gerais até o dia 21 de janeiro, deixando grande parte do Estado com pouca ou nenhuma chuva. O bloqueio foi quebrado com uma frente fria que chegou ao litoral de São Paulo no dia 21 de janeiro.

Por causa deste bloqueio, até o dia 21 de janeiro não havia chovido em Belo Horizonte. As pancadas de chuva voltaram com o enfraquecimento do bloqueio e já choveu 53,0 mm entre os dias 22 e 26. Mas é muito pouco para uma média de quase 300 mm. Apesar da previsão de mais chuva até o fim do mês, janeiro deve terminar com chuva muito abaixo da média em Belo Horizonte. Não será o janeiro mais seco, mas tem uma grande chance de ficar entre os 10 janeiros mais secos desde 1910.
Reservatórios

Sem a chuva do verão, que é volumosa e recompõe as reservas de água das represas, os reservatórios que abastecem a Grande Belo Horizonte também estão secando. O Sistema Paraobeba tinha apenas 30% de armazenamento, segundo a Copasa, em 26 de janeiro. As pancadas de chuva devem ocorrer nos próximos dias, mas de forma irregular. Além de nem sempre caírem dentro dos reservatórios, o que seria ideal, õ volume de chuva acumulado até o fim do mês ficará muito abaixo da média. A perda por causa do calor é grande.

UMA REFLEXÃO CRITICA:
NA QUESTÃO AMBIENTAL...O HOMEM E SEUS "EFEITOS DESTRUIDORES"...
A ação destrutiva do Homem, ao 'Meio Ambiente'...
Através do desmatamento(Matas e Florestas)...
Vem indubitavelmente afetando( diminuindo os índices de chuvas) do 'Ciclo Hidrológico...Apesar de estarmos entrando numa 'Nova Era Glacial
Entretanto, o que estar se vendo na Região Sudeste...É o aumento exacerbado do "Calor"...

Tudo isto...Só vem ocorrendo ao meu vê...Devido a trocar das Matas e Florestas...Pelas as "Selvas de Pedras"...Através da Edificações...E principalmente, das construções de logradouros de Avenidas e Ruas...Com asfaltamentos...E com 'Meios Fios'...E Calçamentos...Tornando os 'Solos'...Impermeáveis, para das Águas de chuvas...Para os Lençóis Freáticos...Como Também, para 'Evapotranspiração desses já mencionados Lençóis Freáticos...Constituídos de forma...O aumento da 'Semi-Aridez... Não só Na Região Sudeste do Brasil.. Para não dizer em todos os "Quadrantes da Biosfera Terrestre...Afora em suma, no caso especifico do Brasil...
A EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL
No resto, são especulações 'Conjecturadas"...Pelo os "Doutores da Meteorologia.

Entretanto, é meu ponto de vista.

Nenhum comentário: