segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

CIENTISTAS DESCOBREM OUTRO MOTIVO PARA O DEGELO NA GROENLÂNDIA...

VEJA VÍDEOS QUE MOSTRA ESTA REALIDADE:

O aquecimento global não está sozinho na Groenlândia. Um grupo de pesquisadores dos Estados Unidos acaba de anunciar o que considera outro motivo para o derretimento na maior ilha do mundo – onde o gelo cobre 80% dos 2,1 milhões de quilômetros quadrados.


Trata-se de um pequeno ponto na crosta terrestre por meio do qual o magma aquece o gelo nas camadas mais superficiais. O “ponto quente” foi encontrado no nordeste da ilha que pertence à Dinamarca, sob um local em que foi descoberta recentemente uma corrente de gelo, como são chamadas as placas que se movem mais rápido do que as outras em seu redor.


Os cientistas ainda não calcularam a temperatura do ponto, mas apontam que se for quente o suficiente para derreter o gelo que o cobre – ainda que apenas um pouco – poderá lubrificar a base das placas e fazer com que elas deslizem mais rapidamente para o mar.


As causas também são desconhecidas. “Pode ser que exista um vulcão lá embaixo, mas achamos que é provavelmente apenas a maneira como o calor está sendo distribuído pela topografia nas rochas na base da camada de gelo”, disse Ralph von Frese, professor de Ciências da Terra da Universidade do Estado de Ohio e coordenador da pesquisa. O estudo foi apresentado em reunião da União Geofísica dos Estados Unidos, realizada no dia 13 de dezembro, em São Francisco.


Os cientistas combinaram medidas gravitacionais da área, feitas por uma aeronave do Laboratório de Pesquisas Navais da Marinha norte-americana, com medidas tomadas por radares aéreos. O mapa resultante revela mudanças na massa sob a crosta terrestre, além da topografia da crosta na área em que ela se encontra com o manto de gelo.

“Onde a crosta é mais espessa, as coisas são mais frias. Onde ela é mais fina, tudo fica mais quente. E, sob um lugar tão grande como a Groenlândia ou a Antártica, variações naturais na crosta fazem com que partes do manto de gelo fiquem mais quente do que em outros locais”, explicou von Frese. A espessura do gelo, a temperatura em sua base e a topologia do local são fatores que contribuem para a formação das correntes de gelo, espécies de rios que correm em meio a um grande manto. Recentemente, essas correntes na Groenlândia têm movido o gelo mais rapidamente para o mar, diminuindo a cobertura na ilha. Uma vez que o gelo atinge o mar, ele derrete e eleva os níveis oceânicos.

“O derretimento completo dessas placas de gelo continentais seria suficiente para colocar a maior parte da Flórida, bem como New Orleans e mesmo New York, debaixo d’água”, disse von Frese.
“O comportamento dos grandes mantos de gelo é um importante medidor das mudanças climáticas globais. Entretanto, para separar e quantificar eficientemente os impactos humanos nas mudanças climáticas, temos que entender também os impactos naturais”, destacou o cientista.
Fonte: Agência FAPESP



UMA REFLEXÃO CRÍTICA

Segundo esta matéria abordada acima...

Fica mais do que evidenciado...
Que, os movimentos magmáticos do o interior da terra... Principalmente, as atividades vulcânicas submersas nos mares e oceanos (não esquecendo também, as atividades vulcânicas continentais ). Ao meu vê, são fatores determinantes do clima da terra.

Partindo desses pressupostos, abordados acima, é oportuno(dentro do meu prisma de visão) de se fazer uma analogia, mais analógica desta questão.

Ou seja, das influências das atividades vulcânicas submersas nos mares e oceanos e continentais no clima da terra... Onde estão enquadrados(grifo meu) os fenômenos climatológicos El Niño e La Niña... Como é sabido por todos, determinantes do clima da terra...Pois, quando se fala de “Seca” no Nordeste , é devido ao El Niño...E quando se fala em estiagens nas regiões Sul e Sudeste, é devido ao La Niña...Entretanto, o mais inadmissível de tudo isto, é que ainda até hoje... A “Ciência Meteorológica” elaborada pelo os “Doutores” desta área meteorológica desconhecem suas “Causas”.

Todavia, penso eu, como se pode fazer “Previsões Meteorologias”, para anos subseqüentes...Se ainda, os “Estudos Meteorológicos” , não sabem as causas dos fenômenos climatológicos com EL Niño e/ou La Niña? Por isso, as “Incertezas” dessas “Previsões Meteorológicas”(grifo meu).

Então, como esclarecedor desta premissa(as causas do El Niño e /ou La Niña).Tão enfocados nos meus artigos, neste interino, posto aqui um deles:

A IMPREVISIBILDASE DAS PREVISÕES METEOROLÓGICAS

(
http://pedroseverinoonline.blogspot.com/2007/12/imprevisibilidade-das-previses.html).
Que, certamente, esclarecerá este meu pensamento...



Diante disto, apesar das previsões meteorologias serem “Otimistas” para o Nordeste, ou melhor, no Semi-árido... Dentro do trimestre(Jan/Fev/ e Mar/2008)... De todos os Institutos Nacionais e Centros de Pesquisas Espaciais, sem exceção. Aonde, ocorrerão incidências de “Chuvas”, dentro da sua normalidade de sua “Média Histórica”. Por decorrência da atuação do La Niña, no período...
Veja vídeo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM757560-7823-METEOROLOGIA+PREVE+VERAO+MAIS+QUENTE,00.html

Entretanto, até hoje(12.01.2008, Sábado)...Apesar previsões de índices de chuvas de até 90mm para o leste de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte no período de 09.01.2008(Quarta Feira) até 12.01.2008(Sábado)...

Segundo Globo Rural

E o que se viu e estar se vendo até agora às 8:00hs do dia: 13.01.2008(Domingo)...No leste destes citados Estados: Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte....Depois de se consultar os principais Jornais/On-line destes citados Estados... Além dos Institutos especializados...Aonde não se encontrou nenhum registro de chuva significativa...Entretanto, vamos esperar as ocorrências pluviométricas daqui para frente....Pois só estamos no começo.

Veja mais previsões de ano/2008 “Bom de Inverno” para os Sertões do Nordeste...Segundo experiência do homem do campo:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM775608-7823-OS+PROFETAS+CEARENSES+DO+CLIMA,00.html


Entretanto, seria salutar...Aonde afirmo no Artigo(A IMPREVISIBILIDADE DAS PREVISÕES METEOROLÓGICAS)... Que os "Estudiosos" desta Ciência Meteorológica, ao invés só de estudar os fenômenos atmosféricos, deveriam estudar também, os fenômenos Magmáticos do interior da terra, como por exemplo, o vulcanismo, principalmente, as atividades dos vulcões submersos nos mares e nos oceanos.

Não será que o aquecimento das águas do Oceano Pacifico, no litoral Peruano, conhecido pelo fenômeno meteorológico de EL NINO, seja decorrentes de cadeias de atividades vulcânicas? E saber também, a mensuração dos gases expelidos, como por exemplos, dos vulcões existentes em toda costa do Oceano Pacifico, que vai deste do extremo sul da patagônia chilena até o estremo norte do Alasca... E vê, se esses gases expelidos por esses inúmeros vulcões referidos anteriormente, não influenciam o clima da terra?


Sabe-se, que o País da Indonésia, sofre o mesmo problema climatológico, como o semi-árido do Nordeste do Brasil, periodicamente e permanentemente, sofre com os seus períodos de estiagens...Não será por que, a Indonésia, é toda circundada por vulcões?



E que no deserto de Atacama no Chile:
Veja diversos vídeos sobre o deserto de atacama:


É o deserto mais seco do mundo... Que na vila Calama, não chove há cinco séculos... Tudo isto decorre, devido o deserto de Atacama, ser circundado por vulcões... E só para ter uma idéia... Dessa gravidade. Só no Chile... Possui mais de 2.800(dois mil e oitocentos)vulcões... Dos quais, mais de 2.000(dois mil) estão “Ativos”.

E que ultimamente(Janeiro/2008), estão ocorrendo erupções vulcânicas nas Cordilheiras do Andes...


Donde dar margem de pensar... Será mesmo, que as atividades vulcânicas... Decorrentes através de milhares de vulcões espalhados nas cordilheiras dos Andes... Que vai deste do extremo sul da patagônia chilena até o estremo norte da Venezuela...São determinantes do clima da América do Sul?


Donde se conclui que o “Viés” de tudo isto...
Sobre “Previsões Meteorológicas”...
Nunca encontrará a “Exatidão” de suas previsões...
Se nunca “Priorizarem” os “Estudos e Pesquisas” ...
Com os movimentos magmáticos do interior da terra...



Vejo assim, por que como explicar?...Aonde todos os parâmetros(imagens de satélites, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, entre outros)... Afora aos modelos “Matemáticos-Estatisticos” de “Séries Históricas”... De “Décadas”... Com dados meteorológicos, refinados por supercomputadores... Que balizam todos os “Indicadores” das previsões meteorológicas... Mesmo Assim, as previsões meteorológicas são “Imprecisas”...

Diante disto, pergunta-se... Onde está o erro? “Eis a Questão!!!?”

Todavia, dentro meu raciocínio lógico de pensar as possíveis “Causas” das questões meteorológicas para o Semi-árido do Nordeste do Brasil... São mais devidos aos compostos dos gases quentes hidrocarbonetos halogenados emitidos(expelidos) pelas atividades e semi-atividades de milhares vulcões continentais existentes em toda Cordilheira dos Andes...


Que dependendo das intensidades dessas “Atividades Vulcânicas”, mencionadas acima...Certamente, as correntes de ventos alísios, entre a Primavera(21.09 à 21.12) e o Verão(22.12 à 21.03) no Hemisfério Sul...Trazem para o Semi-árido do Nordeste do Brasil, esses gases secos e quentes, oriundos desses referidos vulcões Andinos... E os Sertões do Nordeste do Brasil, por serem formados por “Vales e Depressões”, sendo circundados por serras e planaltos... Assim sendo, são regiões de alta pressão atmosférica... Que conseqüentemente, vem aquecer a troposfera(camada da condensação das chuvas) destas regiões sertanejas... Dissipando, em parte, as suas formações de chuvas... Mesmo existindo alta umidade do ar...Tudo isto, em sua essência, são formadores essenciais do conhecido “Polígono das Secas”...





DO ESCRITOR PEDRO SEVERINO DE SOUSA
www.pedroseverino.xpg.com.br
JOÃO PESSOA(PB), 13.01.2008















2 comentários:

Geólogo Gilmar Honorato disse...

Concordo plenamente com suas palavras... Vamos acabar com essa histeria global de culpar o homem pelo aquecimento global. Pra mim essa teoria sempre foi furada. Agora temos a terra mostrando quem manda aqui, através de terremotos, tsunamis e principalmente vulcanismo. Agora é observar os efeitos do vulcanismo nas geleiras, que ao meu ver é o grande responsável pelo derretimento das geleiras. Sou geólogo e trabalho há uns 4 anos com magmatismo na Amazônia durante o pré-cambriando (>600 Ma), certamente o magma que é o motor da terra.... abraços

Geólogo Gilmar Honorato disse...

Concordo plenamente com suas palavras... Vamos acabar com essa histeria global de culpar o homem pelo aquecimento global. Pra mim essa teoria sempre foi furada. Agora temos a terra mostrando quem manda aqui, através de terremotos, tsunamis e principalmente vulcanismo. Agora é observar os efeitos do vulcanismo nas geleiras, que ao meu ver é o grande responsável pelo derretimento das geleiras. Sou geólogo e trabalho há uns 4 anos com magmatismo na Amazônia durante o pré-cambriando (>600 Ma), certamente o magma que é o motor da terra.... abraços