domingo, 3 de maio de 2020

ATÉ QUE ENFIM AFINAL, CUREMA/MÃE D ÁGUA.., VÃO SE INTERLIGAREM...,!




ATÉ QUE ENFIM AFINAL, CUREMA/MÃE D ÁGUA..,
VÃO SE INTERLIGAREM...,!
Falta pouco para as águas do Açude de Coremas se nivelarem com as águas da Barragem de Mãe D’água
Por Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com
O secretário de Meio Ambiente, Pesca e Recursos Hídricos de Coremas, José Albertino, informou que do dia de ontem (sexta, 01/05) para este sábado, 02/05, a Barragem de Mãe D’água, em Coremas, pegou 20 centímetros d’água.
O manancial, cuja capacidade de armazenamento é de 545.017.499 m³ d’água, já pegou 13,11 metros de recarga em 2020 e agora está com   285.307.876  m³, segundo tabela da Ana e da AESA
Segundo Albertino, o Açude de Coremas baixou 6 centímetros nas últimas 24 horas, pois está mandando muita água para a Barragem de Mãe D’água nesses últimos dias. Os dois mananciais se encontram em determinada cota, formando o maior complexo hídrico da Paraíba. ”..,
Não falta muito para as águas do Açude de Coremas se nivelarem com as águas da Barragem de Mãe D’água, creio que de hoje para amanhã isso acontece, pois seguem recebendo água. Quando isso acontece a recarga dos dois passa a ser uma só, aumentam juntos”, disse Albertino.
Entretanto, quando o Sistema Curema/Mãe Dágua..., Se separarem de novo, todavia no ser precisar quando ?.., Por  questão de ‘Horas, ou Dias’...Tanto na ‘Ida ou na ‘Volta’... A Barragem de Mãe D’água, vai ‘Verter’ para o Açude de Curema.., Então diante disto, porquê?..., Isso decorre por conta que a Bacia Hidráulica do Açu de Curema, é relativamente, maior((+) do que a Bacia Hidráulica da Barragem de Mãe D água...E sobretudo também, por conta do Açude de Curema...Possuir uma Vazão Regularizada para perenizar a a Bacia do Leito.., Do Piancó-Piranhas-Açu...No sentido do ‘Abastecimento de toda Região das Espinharas, Vale do Sabugi...,E não esquecendo toda  ‘Microrregião de Catolé do Rocha’...E sobretudo a Dessedentação animal!
Resumo da Opera...,
Tudo isto abordado acima, já vinha (grifo Pedro Severino de Sousa), falando, ou seja , afirmando desde do dia: (23 de Abril  de 2020,Quinta Feira ), quando o Açude de Curema...Começou a sangrar para a Barragem de Mãe DÁgua...,
AFINAL, QUANDO O SISTEMA CUREMA/MÃE D ÁGUA...
VAI SE INTERLIGAR?
PARA QUEM NÃO SABIA...O SISTEMA CUREMA/MÃE D ÁGUA.., SÓ INTERLIGAM, QUANDO O AÇUDE DE CUREMA.., DEIXAR DE SANGRAR PARA A BARRAGEM DE MÃE D ÁGUA.., OU SEJA, QUANDO A BARRAGEM DE MÃE DÁGUA...A SUA LÂMINA .., FICAR ESSENCIALMENTE, NO MESMO NÍVEL DA LÂMINA DA DO AÇUDE DE CUREMA, OU SEJA, NA MESMA COTA237...!
RESUMIDAMENTE, A EXPLICAÇÃO MAIS PLAUSÍVEL

DA INTERLIGAÇÃO CUREMA/MÃE DÁGUA..., !
  DIANTE DISTO..., VEJA A DISCREPÂNCIA INADMISSÍVEL DE COTA E VOLUME,
ENTRE O AÇUDE DE CUREMA, COM A BARRAGEM DE MÃE DÁGUA!
Já é de conhecimento de todos (Redes sociais, Portais, Rádios, Televisões, entre outros).., Que o Sistema Curema/Mãe DÁgua..., Interliga na Cota237.., Entretanto, se sabe desde ontem(Domingo26 de abril  de 2020, através de fontes oficiais, todavia por questão de ética, não  vou dizer a fonte.., que o açude de Curema..., Já está na cota 239...,e a Barragem de Mãe DÁgua.., na Cota237,50.
Se a Barragem de Mãe Dágua..., Já chegou na Cota237,50cm, desde de ontem(Domingo26 de abril  de 2020, e ainda o Sistema Curema/Mãe DÁgua...Não está interligado, diante disto, tem alguma ‘Coisa Arreda’.., Decorrente de tudo isto, nos levar a perguntar ?.., Será que foi devido dos ‘Estudos Errôneo das Batimetrias de 2013 e da Batimetria de 2029 ?.., que modificaram os volumes da Barragem de Mãe DÁgua do Volume de 568milhões.., Para 545milhões.., que perfaze uma diferença para menos de 23milhões...E sobretudo, do Açude de Curema..., Que subiu o seu volume de 591milhões.., Para 744 milhões.., Que perfazem uma diferença para mais(+) de 153 milhões..., Diante disto, o que me deixa a estranhar..., O açude de Curema...Com 78 anos de existência, (1942 a 2020)..., E que todos os Açudes e Barragens no mundo...Com decorrer do tempo.., em média..., se ‘Assorear de 0,2% a 0,5%..., E pelo visto, o Açude de Curema.., de ‘Desassoreou em 153 milhões...Pelo visto, segundo meu ponto de vista, esse ‘Imbróglio...,Da falta ainda, de que o Sistema ‘Sistema Curema/Mãe DÁgua.., ainda não se ‘Interligou!
Diante disto.., veja alguns Artigos Pedro Severino e Sousa.., que abordam esa realidade:
1 - CUREMA/MÃE D ÁGUA... DENTRO DO BIÊNIO 2015 A 2016... DE UM STRESS HÍDRICO... A UM PROVÁVEL COLAPSO.
            2 - UMA AVALIAÇÃO DO SISTEMA CUREMA/MÃE D ÁGUA... DEPOIS DE SEPARADOS... COM REFERÊNCIA AS SUAS NOVAS CURVAS COTAS, ÁREAS, E VOLUMES INDIVIDUAIS... (APÓS A BATIMETRIA).
3 - PROPOSTA DE ESTUDO DE "BATIMETRIA"... PARA O AÇUDE DE COREMAS
Do Escritor,
Pedro Severino de Sousa.
João Pessoa(PB),  02  de  Maio de 2020.

Nenhum comentário: