terça-feira, 1 de abril de 2008

AÇUDE LAGOA DO ARROZ: RIBEIRINHOS PREOCUPADOS




Ribeirinhos preocupados com o Açude da Lagoa do Arroz


De acordo com Guaray Martins, que esteve no domingo com uma equipe da força-tarefa em Cajazeiras e junto com o prefeito Carlos Antonio verificou a situação de risco de famílias às margens do açude Lagoa do Arroz que, construído há 20 anos, nunca transbordou, mas está quase atingido sua capacidade total de armazenamento.



A preocupação do Governo do Estado e da Prefeitura de Cajazeiras é de que o leito do rio Cacaré, afluente do rio do Peixe está obstruído, a exemplo da comunidade Várzea de Emas. A população ribeirinha pode ser atingida caso a barragem Lagoa do Arroz sangre. O reservatório está nesta segunda-feira com 96,6% de sua capacidade máxima que é de 80,2 milhões de metros cúbicos d'água.




Com relação ao Município de Sousa, residentes as margens do Rio do Peixe, a exemplos dos Bairros: Várzea da Cruz, Vasco da Gama, Guanabara, Boa Vista, Angelim, estão sobre alerta com a sangria do Açude Lagoa do Arroz que falta apenas, 14 cm para atingir sua lâmina máxima.



Ninguém tem conhecimento real como as águas devem chegar aqui na cidade de Sousa, por isso, que Equipe do Corpo de Bombeiros, Policiais Militares, voluntários estão atentos a tudo que possa acontecer. No momento, a atenção voltada para a sangria da Lagoa do Arroz.



No final da tarde desta segunda-feira, as comportas do Boqueirão foram abertas para um metro e meio, e os técnicos do DNOCS avisam que não há preocupação no momento para os Colonos de São Gonçalo, por quer aqueles que estavam em área de risco, todos foram retirados e colocados em logradouros públicos.


Fonte: Folha do Sertão

Nenhum comentário: