segunda-feira, 24 de março de 2008

2008-ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA




VÍDEOS CORRELACIONADOS:

Torne-se um Oceano
http://br.youtube.com/watch?v=uHco-o79-qQ


Oceanos: Vida Escondida. USP
http://br.youtube.com/watch?v=oyXbfCXXPaQ


Roberto Carlos: "As baleias"
http://br.youtube.com/watch?v=8CbVxswDBio


Como Uma Onda no Mar
http://br.youtube.com/watch?v=KiU6B4rEVhs



Ano Internacional do Planeta Terra
http://br.youtube.com/watch?v=nFA5zIIHvrs


Planeta Terra, não deixe acabar
http://br.youtube.com/watch?v=4HW1mC5yak4&feature=related



Realidade do Planeta Terra
http://br.youtube.com/watch?v=SJT-ge3wms4&feature=related




Destruição da Terra
http://br.youtube.com/watch?v=QIKWHqEuJ7E&feature=related







2008 - ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA





A Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) determinou que 2008 será o Ano Internacional do Planeta Terra. Com isso, a ONU pretende chamar a atenção da população mundial para a necessidade de preservação dos recursos naturais de nosso planeta e busca de um desenvolvimento sustentável. Numa época em que o aquecimento global torna-se uma grande ameaça para o clima, esta decisão da ONU é acertada. Espera-se que o tema não seja apenas discutido em assembléias de organizações e governos, mas também penetrem nas casas, escolas, fábricas, etc. Afinal, todos é um pouco responsáveis pelo perfeito funcionamento de nosso planeta.

Alguns dados importantes sobre o Planeta Terra:

Diâmetro equatorial:
12.756,27249 km


- Inclinação axial:
23,45°

- Composição em massa:
34,6% de Ferro; 29,5% de Oxigênio; 15,2% de Silício; 12,7% de Magnésio; 2,4% de Níquel; 1,9% de Enxofre; 0,05% de Titânio.


- Período de rotação:
23h 56m e 4,09966s (sideral).


- Área total da Terra:
aproximadamente 510 milhões de quilômetros quadrados - 361 milhões de km2 de
água - 149 milhões de km2 de terra.


- Atmosfera:
78 % de Nitrogênio, 21% de Oxigênio e 1% de Argônio. Encontram-se também vestígios de água e
dióxido de carbono (gás carbônico).


- Temperatura no interior do Planeta:
aproximadamente 5000° C.


- Temperatura na superfície:
mínima de –88° C, média de 9° C e máxima de 60° C.


- Satélite natural da Terra:
Lua
Fonte: suapesquisa






ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA:







Divulgar a importância da Ciência da Terra para o bem-estar de todos os seus habitantes e na busca de um mundo sustentável. Esse é o objetivo do Ano Internacional do Planeta Terra (AIPT), que foi lançado em Paris (França), no dia 12/02, num evento patrocinado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Na ocasião, universitários de diversos países - entre eles três brasileiros - debateram as melhores formas de tornar públicos os esforços das pesquisas científicas em favor do Planeta.

"Muitas decisões ficaram restritas à política e à diplomacia, sem que chegassem à população. Queremos agora é divulgar o conhecimento da Ciência da Terra para que a responsabilidade sobre o nosso Planeta seja mais consistente em todos os níveis", afirma Carlos Oití, coordenador-geral das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e conselheiro sênior da AIPT.

O trabalho da Unesco iniciou-se com a realização de um concurso internacional com a participação de estudantes de 191 países, no qual os três brasileiros foram selecionados: Igor Kestenberg Marino, 20 anos, estudante de geofísica da Universidade Federal Fluminense (UFF), Francisco Ferreira de Campos, 18 anos, estudante de geologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Tamirez Nogueira Magalhães, 20 anos, aluna de comunicação social da UFF. O prêmio foi a viagem a Paris. Os critérios, segundo Oití, levaram em conta a criatividade e o conhecimento sobre o tema.

"Fiz um vídeo explicando a vida no oceano", resume o estudante Igor Marino. Segundo ele, a inspiração surgiu de sua consciência ecológica.
"Quero contribuir e ajudar na preservação do Planeta", acrescenta.
O desenho foi a maneira escolhida pelos outros participantes, Francisco e Tamirez. O primeiro representou o problema da água subterrânea, mostrando a realidade de dois países: um pobre e outro rico.

"A ilustração mostra a água como a nova fronteira de disputa entre os países. Quis alertar sobre esse problema", explica Francisco Campos.
Já Tamirez preferiu mostrar, em seu desenho, o problema provocado pela desordem urbana em uma megacidade. De acordo com ela, a solução desse obstáculo está no próprio homem.

"Quis traduzir o caos urbano( http://br.youtube.com/watch?v=_IwWHx4Woog ), mas sempre lembrando que há pontos positivos, e que o homem é responsável por melhorar o local onde mora", resume.

Estiveram com os brasileiros em Paris outros 347 estudantes de todas as partes do Globo.

Carlos Oití esclarece que os temas do concurso foram baseados em estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU), que considerou dez tópicos prioritários: Água Subterrânea; (Mega)cidades; Clima; da Crosta ao Núcleo da Terra; Desastres Naturais; Oceanos, Recursos (Naturais e Energia); Solos; Terra e Saúde; Terra e Vida.
Fonte: Redação TN Sustentável (www.tnsustentavel.com.br)

Nenhum comentário: