Árvores ficam avermelhadas depois que o besouro as mata (Foto: Natural Resources Canada/Divulgação)
UM DOS VILÕES DO AQUECIMENTO GLOBAL
Árvores ficam avermelhadas depois que o besouro as mata (Foto: Natural Resources Canada/Divulgação)
VÍDEOS SOBRE...
O Besouro (The Beetle)
http://www.youtube.com/watch?v=a_Z4OjBzPvk
O vôo do Besouro
http://www.youtube.com/watch?v=XYkoY1ZYId8&feature=related
O PEQUENO GRANDE PREDADOR
Difícil acreditar que um inseto, do tamanho de um grão de arroz, possa alterar o clima do planeta. Pois acredite. O besourodo-Pinheiro (Dendroctonus ponderosae) está transformando as florestas da região noroeste do Canadá em grandes emissoras de gás carbônico – O vilão ambiental causador do efeito estufa. É a primeira vez que o impacto dessa praga é calculado e o resultado impressiona: o besouro está causando o lançamento da mesma quantidade de CO2 que o Brasil emite anualmente, ou seja, cerca de 270 milhões de toneladas.
A vida e o “trabalho” desse inseto têm sido favorecidos pelas temperaturas cada vez mais altas na região. É um círculo vicioso no qual o besouro faz a festa: Quanto mais quente, mais ele vive, e quanto mais vive, mais devasta e leva ao aquecimento.
Antes limitado em seu habitat pelas baixas temperaturas, agora ele encontra a situação inversa, o que está potencializando a mudança climática. O inseto deposita seus ovos sob a casca do pinheiro, apodrecendo a árvore. A decomposição libera gás carbônico na atmosfera e transforma cenários inteiros em pura devastação, tirando o verde da floresta e permanecendo o vermelho do tronco de árvores apodrecidas.
Fonte: Terra/Istoé -
Nenhum comentário:
Postar um comentário