domingo, 11 de maio de 2008

TERRA MÃE...









VÍDEOS SOBRE...

Terra Mãe
http://www.youtube.com/watch?v=9tvKHtgYzjY



Clipe: Música & Natureza - Corciolli .:
http://www.youtube.com/watch?v=UdMycdYn3lU&feature=related












VOCÊ AMA SUA MÃE?!...ENTÃO, A PROTEJA...


Pelos milhares de anos de evolução de nossa espécie, vivíamos próximos da natureza e em consonância com seus ritmos. Conhecíamos no nosso sangue o movimento da lua e das estrelas, o nascer e o pôr-do-sol, a mudança das estações. Domíamos quando ficava escuro, levantávamos com o sol, comíamos diretamente da terra, bebíamos dos rios e ordenávamos nossa vida de acordo com as estações do ano.


Éramos nômades, vivíamos em tribos, e em nossas viagens comíamos frutas e raizes. Éramos caçadores, silvícolas e, posteriormente, pastores e fazendeiros. Mas vivíamos em contato direto com a terra e sob o abrigo sagrado dos céus


Mas passamos a querer mais, sempre mais, e o que antes era sagrado passa a ser visto como uma fonte inesgotável de bem a ser explorado. Nos distanciamos cada vez mais de nossa mãe e apesar de depender dela pra tudo; poluimos, devastamos, poluimos, exterminamos...O consumo global de metais, madeiras, minerais e outros materiais aumentam num ritmo insustentável, em breve serão preciso três planetas Terra para suprir todo o mundo!



A água, um bem vital, envenenamos transformando num veículo de doenças responsável por cinco milhões de mortes em todo o mundo principalmente crianças. Nosso país que ostenta uma reserva abundante (12% do total mundial), lança nos rios e mares 92% de todo seu esgoto sem qualquer tratamento, são toneladas de resíduos despejados a cada segundo sem tratamento nos cursos dos rios e lagoas. O ar,nosso segundo bem vital, contaminamos com gases tóxicos acarretando danos irreparáveis as plantas, a vida aquática e logicamente ao próprio homem. O acumulo dos agentes tóxicos acabam formando uma camada impedindo a saida dos gases para o espaço retendo assim o calor tornando o planeta numa autêntica estufa.


O saldo disto tudo é o aquecimento global ocasionando o degelo das calotas polares com o aumento volume dos oceanos e danos irreparáveis a toda forma de vida na terra. As alterações climáticas acarretam na distribuição de doenças tropicais transmitidas por insetos e no aumento de problemas respiratórios. Os arrecifes de corais que estão entre os ecossistemas de maior diversidade biológica da terra têm sofrido processos de descolaração contínuo.


As florestas e bosques são eliminados, brejos e mangues são drenados, aterrados. Rios e lagoas são desviados e grandes áreas são destruidas para dar lugar a lavoura, estradas, instalações industriais e para extração de madeiras. Estima-se que 40% da terra usada para agricultura no mundo está seriamente degradada, o que é um mal sinal para a rodutividade futura. Restam hoje em todo planeta apenas 22% da cobertura primária, as aves estamos exterminando, ao menos 15% das espécies estão ameaçadas de extinção.


Destruimos em 100 anos mais que todos nossos antepassados e nossa mãe não suportando tamanha agressão, começa a enviar sinais embora ainda tímidos diante do que poderá vim se persisitir nossa ingratidão.



A água, um bem vital, que escasseia em uma determinada região trazendo conflitos, mais adiante imunda cidades inteiras causando mortes! Como se fosse uma resposta de nossa mãe. Assistimos recentemenete ondas de calor e incêndios, a europa " cozinhava" enquanto em alguns países como a Finlândia navios permaneciam presos no gelo na maior onda de frio dos últimos 300 anos. Podemos imaginar como reagiria uma mãe vendo seu filho tocar fogo em sua casa, matar os animais e sujar a água?! Certamente um castigo seria esperando e é exatamente isto que os cientistas acreditam que estar acontecendo. Na natureza tudo estra interligados. Nada acontece isoladamente!




A escassez de água potável no mundo é cada vez mais acentuada, no início da década 18 países viviam em " estresse" de água, em 2030 essa situação deve se estender para mais 12 países. A previsão é de que o consumo atinja o limite de disponibilidade atual. Na busca desesperada por água a população de países do Golfo Pérsico e Oriente Médio aprenderam desde cedo a dessalinizar a água do mar. Nos últimos anos grandes centros e pequenos cidades do sul do pais estão aprendendo a conviver com racionamento de água. Poucos nos damos conta que do total de água existente na terra 97,5% é salgada e apenas 2,5% é água doce. Parece pouco? Pois a quantidade de água doce de fácil acesso(rios e lagos) não ultrapassa a 0,01%. Para se ter uma idéia melhor, se comparamos a Terra com uma laranja a quantidade de água seria proporcionalmente a uma gota!

A TERRA DERRAMANDO:

A GOTA DA VIDA



FONTE:
EXTRAÍDO DO BLOG TERRA MÃE
http://terra.mae.zip.net/index.html







Nenhum comentário: