domingo, 7 de junho de 2020

COMO EXPLICAR QUE SOMENTE 6(SEIS CAPITAIS DO BRASIL (SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, FORTALEZA, BELEM, MANAUS, RECIFE...CONCENTRAM 45% DAS MORTES POR COVID19..., ENQUANTO, AS DEMAIS RESTANTE COM 5.564, FICAM COM 55%?

COMO EXPLICAR QUE SOMENTE 6(SEIS CAPITAIS DO BRASIL (SÃO PAULO, RIO DE JANEIRO, FORTALEZA, BELEM, MANAUS, RECIFE...CONCENTRAM 45% DAS MORTES POR COVID19..., ENQUANTO, AS DEMAIS RESTANTE COM 5.564, FICAM COM 55%?

Seis capitais que concentram 45% das mortes por Covid-19 flexibilizam quarentena; Queda na ocupação de UTIs é o principal argumento para flexibilização.

https://g1.globo.com/bemestar/coronavirus/noticia/2020/06/07/6-capitais-que-concentram-45percent-das-mortes-por-covid-19-flexibilizam-quarentena-especialistas-apontam-negligencia.ghtml

As seis capitais brasileiras que concentram 45% das mais de 35 mil mortes causadas pelo novo coronavírus iniciaram planos de flexibilização da quarentena nesta semana. São Paulo, Rio, Fortaleza, Belém, Manaus e Recife exibem curvas de casos e mortes ascendentes, mas autoridades argumentam queda na ocupação das UTIs.

A última capital a iniciar a flexibilização foi São Paulo, onde concessionárias e escritórios reabriram com atendimento limitado a 4h por dia na última sexta-feira (5).
Na segunda-feira (1°), Belém, Fortaleza, Manaus e Recife começaram a aplicar seus planos de abertura gradual.

E, na terça-feira (2), o Rio tomou as primeiras medidas para sair da quarentena. Entre as medidas de afrouxamento do isolamento social na cidade estão atividades esportivos nos calçadões e no mar, além do funcionamento de lojas de móveis e decoração e de concessionárias de automóveis.
Nessas seis cidades já foram confirmadas mais de mil mortes pela Covid-19, e todas elas ainda apresentam curvas ascendentes de casos e mortes, mas as prefeituras argumentam que o número de mortes diárias está desacelerando e que a lotação dos leitos de UTI está estável ou baixando. Tais fatores justificariam o início de uma “abertura gradual”.

Veja abaixo a situação das capitais que optaram pela flexibilização.

São Paulo

Data da decisão sobre flexibilização/fim da quarentena: 5 de junho.
O que já pode funcionar: Escritórios, atendimento ao público em concessionárias de veículos.

Lotação das UTIs: 65% dos leitos ocupados no estado – não foi informado se são o total de públicos e privados. A prefeitura afirmou que, sem a expansão de leitos, a taxa de ocupação estaria em 334% nas UTIs da capital. A apresentação, feita pelo secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, mostra ainda que, mesmo em um cenário de distanciamento social, o total de pacientes de UTI foi 5 vezes maior no final de maio do que no final de março.
 
Rio de Janeiro.

Data da decisão sobre flexibilização/fim da quarentena: 2 de junho.
O que pode funcionar: Lojas de móveis e concessionárias de automóveis. Calçadão está liberado para práticas esportivas. Também está liberado esporte aquático no mar, mas não serão permitidas atividades na faixa de areia, como o aluguel de barracas de praia ou as escolinhas de esportes. Saunas e piscinas continuam vedadas.
Lotação das UTIs: 90% dos leitos ocupados no SUS na cidade.


Belém

Data da decisão sobre flexibilização/fim da quarentena: 1° de junho.
O que pode funcionar: Concessionárias, escritórios, comércio de rua, construção civil e igrejas. Shoppings centers e salões de beleza vão abrir a partir de sábado (6).
Lotação de UTI: 81,51% até dia 3 de junho na cidade. Não foi informado se eram leitos de hospitais públicos ou privados.

Fortaleza

Data da decisão sobre flexibilização/fim da quarentena: 1° de junho
O que pode funcionar: 17 setores produtivos, como logística, construção civil e comércio.
Lotação das UTIs: 87,34% dos leitos ocupados na cidade. Não foi informado se são leitos em hospitais públicos ou privados.

Manaus

Data da decisão sobre flexibilização/fim da quarentena: 1° de junho.
O que pode funcionar: Igrejas e templos; lojas de artigos esportivos e bicicletas (venda e reparo); lojas de artigos para casa; lojas de vestuário, acessórios e calçados; lojas de móveis e colchões; atendimento presencial, médico e odontológico, sujeito a agendamento prévio; joalherias e relojoarias; comércio de artigos médicos e ortopédicos; serviços de publicidade e afins; petshops; lojas de variedades; agências de turismo; concessionárias de veículos; óticas; floriculturas; bancas de revista.


Lotação das UTIs: em 24 de maio, a taxa de ocupação de leitos de UTI era 65%. Dos 425 leitos de UTI disponíveis nas unidades da rede estadual de saúde que atendem pacientes de Covid-19, 268 estavam ocupados. Desse total, 179 com pacientes Covid e não-Covid (89). Não foi informado se são leitos em hospitais públicos ou privados.
Recife

Data da decisão sobre flexibilização/fim da quarentena: 1° de junho.
O que pode funcionar: Além dos serviços essenciais podem funcionar lojas de material de construção e serviço de delivery do comércio não-essencial.
Lotação das UTIs: 79% no dia 3 de junho. Não foi informado se são leitos em hospitais públicos ou privados.
G1.

Diante disto, ‘Moral da História’,
Não precisa ser nenhuma ‘Autoridade Sanitária, nem tampouco, um ‘Infectologista, entre o Rio de Janeiro, e São Paulo, ao meu ver foi mais decorrente do ‘Carnaval Beleza’ ..., que sempre vem ‘Turistas estrangeiros, sobretudo da China, para ‘Foliarem nos Carnavais do Rio de Janeiro e São Paulo...,
1 – Carnaval /2020 no Rio de Janeiro:
https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/carnaval/2020/index/feed/pagina-18.ghtml

2 – Carnaval /2020 em São Paulo:
https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/carnaval/2020/index/feed/pagina-2.ghtml

Nas demais capitais do Norte-Nordeste, entre Recife-PE, Fortaleza-CE, Belém do Pará, e Manaus capital do Amazonas..., Ao meu ver, foi mais devido a falta de ‘Estrutura Hospital, para tratar do Covid19..., E sobretudo, a ‘Conotação Política, que os Prefeitos e Governadores desses Estados já mencionados acima...Inclusive Rio de Janeiro e São Paulo...,Usaram a Pandemia do Coronavírus...Como Palanque Eleitoral, para as Eleições que se aproximam, ou seja, as ‘Eleições desse corrente ano d 2020..., E ate mesmo as Eleições de 2022(...)!

Pedro Severino de Sousa.
João Pessoa- Capital da Paraíba – Brasil.
07 de Junho de 2020

Nenhum comentário: